F1: Pirelli divulga pneus diferentes e novidades para Imola
Ao divulgar os compostos para Baku, Miami, e Emilia Romagna, Pirelli revela escolha mais macia de compostos e novo pneu de chuva para Imola
A Pirelli divulgou nesta quarta (05), as escolhas de compostos para os GPs do Azerbaijão (Baku), Miami e Emilia Romagna (Imola). Para os dois primeiros, nenhuma mudança em relação a 2022. Mas para a prova italiana, temos novidades...
Por conta do baixo consumo observado em 2022 (ajudado pelas baixas temperaturas), a fabricante optou por disponibilizar uma gama mais macia para a prova. Ano passado, foram escolhidos os compostos C2/C3/C4. Para este ano, teremos C3/C4/C5.
Além disso, a Pirelli trará para Imola um novo modelo de seus pneus de chuva intensa. Após muitas reclamações dos pilotos e vários testes, a fabricante modificou os tipos e foi projetado para não precisar usar os cobertores de aquecimento.
Um aspecto que tornará Imola mais complexa em relação aos pneus será o formato de uso. Como teste, a prova foi escolhida para se usar menos jogos ao longo do final de semana (11 jogos ao invés dos 13 habituais) e o uso de cada composto em cada fase da qualificação. Ou seja, duros no Q1, médios no Q2 e macios no Q3.
Em relação a paradas, a Pirelli estima que não haverá mudanças em relação ao ano passado em Miami em Baku, devendo ser uma única parada para as duas. Embora a própria fabricante tenha feito a ressalva que Miami pode ser impactada pelos ventos e que Baku será disputada em uma condição de temperatura mais baixa do que no ano passado.
Compostos para Baku, Miami e Imola