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F1: Quem tratar melhor os pneus se dará bem na China

Vento forte, asfalto novo, corrida Sprint e temperaturas altas. Esta combinação faz o entendimento dos pneus ser crítico para o GP da China

22 mar 2025 - 19h25
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Mais uma vez, os pneus podem decidir na F1
Mais uma vez, os pneus podem decidir na F1
Foto: Pirelli Motorsport

Já se esperava que as equipes tivessem problemas este ano para o GP da China em relação aos pneus. Embora se tivesse dados suficientes após a corrida do ano passado, havia a preocupação em relação a como seria o tratamento dos poneus, já que os carros tem um pouco mais de pressão aerodinâmica em relação a 2024.

Para este ano, os organizadores decidiram recapear o traçado. A despeito da sujeira, o novo asfalto aumentou a aderência da pista. Junte isso a uma temperatura mais alta em Xangai, o comportamento se tornou muito crítico para os pilotos. Na prévia da prova, a Pirelli já dava que o dianteiro esquerdo seria o mais atingido por conta do desenho da pista e boa parte do apoio dos carros ficar nesta roda.

Prévia do GP da China feita pela Pirelli
Prévia do GP da China feita pela Pirelli
Foto: Pirelli Motorsport

Com um final de semana mais curto por conta da Sprint Race, as equipes tiveram dificuldade para achar um ponto razoável. Tanto que vimos diversos problemas na Sprint Race, com vários pilotos chegando com os pneus médios (C3 para esta prova) no final de sua vida útil. Mesmo Lewis Hamilton

, vencedor da Sprint e que andou com pista livre, teve problemas sérios de granulação da borracha.

Para a prova principal, os pilotos terão que lidar com uma temperatura ambiente de cerca de 27º C, o que levaria a ser um dos GPs da China mais quentes da história. Isso torna a gestão mais crítica, embora a Pirelli tenha aumentado a pressão dos pneus de sexta para sábado em 1psi para tentar ajudar a aumentar a vida dos pneus, mesmo diminuindo desempenho. 

Como os finais de semana de Sprint Race tem uma alocação diferente, todos os times optaram por não usar os pneus duros ao longo dos trabalhos, focando nos macios (C4) e médios (C3). Como pode ser visto no quadro, basicamente tdos tem 2 jodos de duros (C2) e um jogo novo de médios (C3). Salvo algum problema,a estratégia a ser usada será a de 2 paradas, com a largada de médios e depois usando os pneus duros.

Quem souber tratar melhor os pneus em Xangai, se dará bem neste GP da China. A ver.

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