F1 resgata passado e descarta pódio em prova classificatória
Categoria fará no sábado versão moderna de cerimônia antiga com colares de flores, mas não promoverá celebração como as de domingo após o GP
Após a corrida, os competidores que marcarem as três primeiras posições seguirão direto para o "desfile da vitória" - e, em Silverstone, à frente de mais de 100 mil espectadores. Além disso, será projetado um colar de flores nos pilotos, assim como era feito nas comemorações das vitórias nas décadas de 1960 e 1970, principalmente.
"A corrida de classificação é um formato totalmente novo e emocionante, então sentimos que era importante criar um momento pós-corrida que fosse igualmente especial", disse Alex Molina, diretor de eventos na Fórmula 1.
"O momento reconhece as sete décadas de história do esporte e as combina com um toque moderno, muito parecido com o próprio modelo sprint", acrescentou.
Dentro do primeiro teste do formato, o vencedor da corrida de classificação será o pole-position de domingo. A Fórmula 1 pretende estudar esse novo modelo em mais duas oportunidades na temporada 2021. A ideia é encontrar um sistema que embaralhe as forças do grid e torne as corridas mais imprevisíveis.
O primeiro treino livre do GP da Inglatera, com duração de uma hora, começa às 10h30 (de Brasília) desta sexta-feira. A corrida de classificação, que terá duração de apenas 30 minutos, está marcada para ser iniciada às 12h30 de sábado. Já a prova de domingo terá largada às 11h.