Script = https://s1.trrsf.com/update-1723493285/fe/zaz-ui-t360/_js/transition.min.js
PUBLICIDADE

F1: Russell é desclassificado do GP da Bélgica e perde vitória

Após as verificações normais pós-corrida, a FIA constatou que a Mercedes de George Russell estava abaixo do peso, levando à desclassificação

28 jul 2024 - 14h27
(atualizado às 14h37)
Compartilhar
Exibir comentários
Ganhou, mas não levou: por 1,5kg a menos, George Russell foi desclassificado do GP da Bélgica
Ganhou, mas não levou: por 1,5kg a menos, George Russell foi desclassificado do GP da Bélgica
Foto: Mercedes AMG F1

Volta e meia se diz que corrida não termina após a bandeirada e a entrega de troféus. O GP da Bélgica da F1 2024 se enquadra numa dessas. Horas após o término da prova, os Comissários da FIA desclassificaram George Russell da corrida ao constatar que o carro estava abaixo do peso regulamentar (798 kg).

Cabe ressaltar que este tipo de verificação é usual, principalmente  em relação ao carro vencedor, que foi o caso de Russell. Durante o final de semana, os carros são pesados de forma aleatória e após a prova, o vencedor também o é.

Pelo Regulamento Técnico da F1, em seu artigo 4.1, o carro deve ter, no minimo, 798 kg, contando com o piloto e os pneus e sem os fluidos. Por este motivo que os pilotos volta e meia são pesados e vemos isso tão logo a corrida termina. Tanto que hoje o peso base estipulado é de 80kg para o piloto.

No caso de George Russell, inicialmente o carro foi pesado com 798 kg. Porém, o combustível existente (2,8 litros) foi drenado do carro, conforme estipulado pelos procedimentos técnicos. Até porque cada carro tem que ter pelo menos 1 litro após a prova para verificação (Item 6.5 do Regulamento Técnico). Nisso, o peso caiu para 796,5 kg, 1,5 kg abaixo do que diz o Regulamento Técnico.

Documento emitido pelo Comissário Técnico reportando o fato do carro de Russell estar abaixo do peso
Documento emitido pelo Comissário Técnico reportando o fato do carro de Russell estar abaixo do peso
Foto: FIA

Um dos pontos que acabaram por ajudar a não alcançar a marca minima foi o fato da entrada dos boxes pós-corrida ser logo após a linha de chegada. Normalmente, os pilotos aproveitam a volta de desaceleração para recolher residuos de borracha para poder aumentar o peso e garantir o cumprimento do regulamento.

A alegação dada pela Mercedes para o descumprimento foi que, pelo fato de Russell ter feito somente uma parada para troca de pneus, o desgaste de borracha foi maior e justificaria este tipo de diferença. Entretanto, os Comissários não aceitaram esta explicação e desclassificaram sumariamente George Russell da prova.

Decisão dos Comissários sobre a desclassificação de Russell
Decisão dos Comissários sobre a desclassificação de Russell
Foto: F1

Tão logo saiu a decisão, a Mercedes fez um comunicado oficial em suas redes, reconhecendo o erro e pedindo desculpas a Russell.

Desta forma, a vitória passa para Lewis Hamilton, com Oscar Piastri passando para o segundo posto e Charles Leclerc assume o terceiro lugar.

Parabólica
Compartilhar
Publicidade
Seu Terra












Publicidade