F1: Russell surpreende e lidera dobradinha da Mercedes em Spa
Em uma virada inesperada, a Mercedes faz 1-2 no GP da Bélgica com Russell e Hamilton. Verstappen escala o pelotão mas não como se esperava
No artigo anterior, falamos que o GP da Bélgica havia se transformado em uma loteria. E a previsão se cumpriu: em uma prova extremamente estratégica, onde os pneus jogaram um papel muito decisivo, as Mercedes acabaram fazendo 1-2 de uma forma muito inesperada.
Se alguém visse os resultados de sexta, tiraria Hamilton e Russell da luta pela prova. Mas o time resolveu mudar o carro, retirando as atualizações que havia trazido para a corrida (especialmente o novo assoalho), mexendo no acerto e fez um acerto voltado para pista seca. Hamilton conseguiu uma otima terceira posição e Russell, na sexta posição.
Muito se esperou da escalada da Verstappen, mas ela não veio. Bem como um bom desempenho das Ferrari, que largava na frente com Leclerc. Na largada, a Ferrari #16 seguiu na frente, sendo seguido por Hamilton, que conseguiu superar Perez na freada da La Source e se manteve. Atrás, as McLaren tentavam se reposicionar e Sainz tentava um pulo do gato largando com os pneus duros, enquanto boa parte vinham com os pneus médios.
A questão é que as Mercedes mostraram um ritmo incrivelmente rapido e consistente. Hamilton conseguiu andar na frente e andou boa parte da prova na fremte. Mas o destaque foi para Russell, que conseguiu sobreviver na largada, superou Perez, segurou a McLaren e depois conseguiu andar muito bem com os pneus duros,entrando na volta 10 em substituição aos médios.
Destaque também para Piastri, que andou na frente de Norris o tempo todo e teve chance de vencer a prova. Aqui, mostra que a McLaren tem um bom carro, mas precisa ainda ajustar para poder vencer efetivamente. A Ferrari tentou esticar a sequencia de Sainz, numa situação semelhante a de Russell, mas nao conseguiu. Leclerc mostrou ter velocidade em alguns momentos, mas ainda é preciso mais.
Red Bull fez uma prova de contenção de danos; Verstappen largou bem , mas só conseguiu subir até o P5 e segurou Norris. Perez tentou andar bem no pelotão, mas por conta de acerto, ficou para trás. Teve a consolação do ponto de volta mais rapida além do P8.
Menções honrosas para Esteban Ocon, que conseguiu mais um ponto com o P10 nesta Alpine que não era um bom carro para a pista.
Uma prova quer foi tensa, baseada em estratégia, com os 6 primeiros separados por 10 segundos. Agora, a F1 tira uma folga de 3 semanas e volta em Zandvoort, dia 25 de agosto. As equipes não podem funcionar e os funcionários aproveitam o verão europeu. Sobram 10 etapas e muita coisa pode acontecer...