Script = https://s1.trrsf.com/update-1723493285/fe/zaz-ui-t360/_js/transition.min.js
PUBLICIDADE

F1: Russell surpreende e lidera dobradinha da Mercedes em Spa

Em uma virada inesperada, a Mercedes faz 1-2 no GP da Bélgica com Russell e Hamilton. Verstappen escala o pelotão mas não como se esperava

28 jul 2024 - 11h49
(atualizado às 12h12)
Compartilhar
Exibir comentários
George Russell apostou e vence GP da Bélgica
George Russell apostou e vence GP da Bélgica
Foto: F1 / X

No artigo anterior, falamos que o GP da Bélgica havia se transformado em uma loteria. E a previsão se cumpriu: em uma prova extremamente estratégica, onde os pneus jogaram um papel muito decisivo, as Mercedes acabaram fazendo 1-2 de uma forma muito inesperada.

Se alguém visse os resultados de sexta, tiraria Hamilton e Russell da luta pela prova. Mas o time resolveu mudar o carro, retirando as atualizações que havia trazido para a corrida (especialmente o novo assoalho), mexendo no acerto e fez um acerto voltado para pista seca. Hamilton conseguiu uma otima terceira posição e Russell, na sexta posição.

Muito se esperou da escalada da Verstappen, mas ela não veio. Bem como um bom desempenho das Ferrari, que largava na frente com Leclerc. Na largada, a Ferrari #16 seguiu na frente, sendo seguido por Hamilton, que conseguiu superar Perez na freada da La Source e se manteve. Atrás, as McLaren tentavam se reposicionar e Sainz tentava um pulo do gato largando com os pneus duros, enquanto boa parte vinham com os pneus médios.

A questão é que as Mercedes mostraram um ritmo incrivelmente rapido e consistente. Hamilton conseguiu andar na frente e andou boa parte da prova na fremte. Mas o destaque foi para Russell, que conseguiu sobreviver na largada, superou Perez, segurou a McLaren e depois conseguiu andar muito bem com os pneus duros,entrando na volta 10 em substituição aos médios.

Destaque também para Piastri, que andou na frente de Norris o tempo todo e teve chance de vencer a prova. Aqui, mostra que a McLaren tem um bom carro, mas precisa ainda ajustar para poder vencer efetivamente. A Ferrari tentou esticar a sequencia de Sainz, numa situação semelhante a de Russell, mas nao conseguiu. Leclerc mostrou ter velocidade em alguns momentos, mas ainda é preciso mais.

Piastri chegando no parque fechado após a prova. Um terceiro lugar interessante
Piastri chegando no parque fechado após a prova. Um terceiro lugar interessante
Foto: McLaren F1 / X

Red Bull fez uma prova de contenção de danos; Verstappen largou bem , mas só conseguiu subir até o P5 e segurou Norris. Perez tentou andar bem no pelotão, mas por conta de acerto, ficou para trás. Teve a consolação do ponto de volta mais rapida além do P8.

Verstappen saindo dos boxes.Uma corrida de contenção de danos, com sucesso
Verstappen saindo dos boxes.Uma corrida de contenção de danos, com sucesso
Foto: Oracle Red Bull / X

Menções honrosas para Esteban Ocon, que conseguiu mais um ponto com o P10 nesta Alpine que não era um bom carro para a pista.

Uma prova quer foi tensa, baseada em estratégia, com os 6 primeiros separados por 10 segundos. Agora, a F1 tira uma folga de 3 semanas e volta em Zandvoort, dia 25 de agosto. As equipes não podem funcionar e os funcionários aproveitam o verão europeu. Sobram 10 etapas e muita coisa pode acontecer...

Resultado final GP da Bélgica
Resultado final GP da Bélgica
Foto:
Parabólica
Compartilhar
Publicidade
Seu Terra












Publicidade