Script = https://s1.trrsf.com/update-1732903508/fe/zaz-ui-t360/_js/transition.min.js
PUBLICIDADE

F1: Sauber opta pela segurança e Zhou segue para 2024

Após algumas especulações, Guanyu Zhou foi confirmado por mais um ano na Sauber e a segurança foi a chave para escolha

14 set 2023 - 10h31
Compartilhar
Exibir comentários
Após especulações, Guanyu Zhou segue mais um ano com a Sauber
Após especulações, Guanyu Zhou segue mais um ano com a Sauber
Foto: Alfa Romeo Team / Divulgação

A temporada 2023 da F1 passa por uma situação tão estranha que até a discussão sobre vagas está bem morna. Após a confirmação da dupla da Mercedes, a temperatura caiu e um posto que entrou no radar do público foi a da Sauber/Alfa Romeo.

Bottas está seguro até o fim de 2024 e a dúvida era quanto ao segundo posto. Guanyu Zhou é o atual posto e tem feito um trabalho bem decente até aqui. Chegou à F1 com a marca de “pagante” após campanhas razoáveis na F2 e conseguiu construir uma imagem de um piloto que, pode não ser um fora de série, mas que não compromete.

Porém, as especulações em torno da vaga foram aparecendo. Muita gente quer observar como ficará a Sauber em 2024. A Alfa Romeo vai embora no fim deste ano e a Audi assume o comando a partir de 2026. Duas temporadas ficarão em suspenso...

Talvez esteja seja o pior quadro em qualquer tipo de organização: você sabe que tudo vai mudar em uma data e há uma transição em execução. Hoje, a Audi é acionista do time e aos poucos vai tomando conta do processo. Os alemães montam uma estrutura para desenvolver e construir motores para a F1 e reforçar o que a Sauber tem na Suíça.

Bottas e Zhou: não empolga, mas é uma otima escolha para o momento da Sauber
Bottas e Zhou: não empolga, mas é uma otima escolha para o momento da Sauber
Foto: Alfa Romeo Team / Divulgação

Em um instante como esse, é preciso achar o equilíbrio para fazer as mudanças e que não haja problemas na área fim. No caso em questão. A Sauber está sendo incorporada por uma gigante (pela terceira vez) e sabe que uma decisão errada pode atingir o resultado de pista.

A dupla Bottas e Zhou não é uma das mais empolgantes do grid. Porém traz algo que a equipe precisa neste momento: segurança. Os pilotos têm trabalhado bem juntos e podem ajudar neste processo. Sem contar que a Sauber historicamente tem questões de desenvolvimento ao longo do ano, mesmo com boas bases desde o início do ano.

E não se pode ignorar a questão de orçamento. Zhou mostrou competência, mas que traz um apoio financeiro chinês firme. Com um mercado imenso e o virtual retorno da disputa de um GP na China, não se pode ignorar. Sem contar que a Audi ainda não estará totalmente à frente do time e, qualquer dinheiro que entre, é válido. Não está claro se haverá uma substituição de uma marca forte como patrocinadora principal neste momento (existem conversas neste sentido). Assim, qualquer dinheiro é válido.

Zhou terá mais um ano para confirmar que pode ser um nome para seguir na F1 não somente pelo tamanho de sua carteira e por ser chinês. E a Sauber tem um piloto confiável neste momento de transição.

Bottas, Pourchaire e Zhou: o trio deste ano segue mais uma temporada
Bottas, Pourchaire e Zhou: o trio deste ano segue mais uma temporada
Foto: Alfa Romeo Team / Twitter
Parabólica
Compartilhar
Publicidade
Seu Terra












Publicidade