F1: Sergio Perez bateu de propósito ou não no GP de Mônaco?
Após Interlagos e o clima quente, a imprensa holandesa dá conta de que Perez teria batido de propósito no treino de Mônaco. Será verdade?
O pós-GP de São Paulo foi quente para a Red Bull. Após a troca amável de frases entre Sergio Perez e Max Verstappen, o jornalista Erik van Haren do Der Telegraaf levantou a notícia de que Sergio Perez teria batido de propósito no treino do GP de Monaco e isso seria de conhecimento da equipe. Depois de Singapura 2008, o que parecia algo improvável passou a ter que ser considerado.
A partir daí começou uma busca de imagens do GP de Monaco para tentar saber se houve esta batida de propósito. Com a ajuda do amigo F1 Data Analysis, trazemos alguns dados.
Este quadro mostra a telemetria da melhor volta de Perez comparada a da batida na entrada do Túnel. A linha azul mostra a melhor volta e a branca é a da batida. Nota-se que o padrão inicial é igual. Porém, na terceira curva, ele acelera totalmente o carro, depois tira o pé do acelerador e volta a pisar fundo.
É normal que para conseguir ser competitivo, um piloto de F1 quer usar a aceleração de modo mais rápido possível. Mas de acordo com este gráfico, este padrão de aceleração acaba por forçar uma saída de traseira e perder o controle.
Pegando a imagem do cockpit de Perez, nota-se que ao perder o controle, ao invés de ajustar a trajetória para fora da curva (o contra esterço), ele joga para dentro da curva, travando todo o caminho.
Este comportamento não é normal. Perez até poderia estar com um problema no acelerador, porém nada foi reportado para a equipe e nem comentado. Perder o controle de forma proposital neste quadro parece algo a se desconfiar diante do quadro.
Porém, não dá uma razão aparente para que o mexicano tenha feito isso. Naquele momento, Perez estava em negociações para renovar seu contrato e havia acontecido anteriormente aquele pedido da Red Bull para que houvesse uma troca de posições entre Perez e Verstappen na Espanha.
Bater de propósito o carro naquele momento não parece ter sentido aparente. Até porque o treino estava no fim e as Ferrari estavam na primeira fila, com a Red Bull sem chances aparentes de conseguir tirar as posições.
O fato é que agora a dúvida está no ar e acaba por levantar questionamentos sobre a ação de Perez. Após isso, o mexicano acabou vencendo a prova e teve o anúncio de sua renovação de contrato por mais dois anos. Teria sido alguma estratégia de Perez para se “vingar” da Espanha e conseguir a renovação? Agora a teoria da conspiração começa a todo vapor...