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F1: Sim, temos um campeonato! Ficará assim até o fim?

Após um início dominante por parte da Red Bull e Verstappen, a concorrência avança e mistura as cartas. Ficará assim até o fim?

9 jul 2024 - 18h08
(atualizado às 19h06)
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Todos contra Verstappen: aparentemente, a F1 tem disputa encarniçada pela liderança
Todos contra Verstappen: aparentemente, a F1 tem disputa encarniçada pela liderança
Foto: F1 / X

Chegamos ao meio da temporada 2024 e a F1 acaba por deixar o fã surpreso. O início dos trabalhos dava conta que Verstappen e a Red Bull iriam dominar de forma acachapante tudo. Porém, as coisas correram muito diferente...

Alguns falam que a estagnação do desenvolvimento da Red Bull ajudou a criar este molho. Não se pode ignorar isso. Afinal de contas, calhou de aparecer a crise em relação a Christian Horner e a definição do desligamento de Adrian Newey. Por mais que haja uma forte equipe técnica por trás, a concorrência chegou...

Incialmente, se esperava que a McLaren fosse a principal concorrente, dada a forma que o time terminou 2023. Mas a Ferrari veio de uma forma mais estruturada com o SF24 e foi quem fez o primeiro ataque contra o domínio taurino. Só que os italianos acabaram estancando, enquanto a McLaren conseguiu retomar o ponto anterior e veio no calcanhar da Red Bull.

Enquanto isso, a Mercedes veio tentando salvar o W15. Desde o início do ano, Hamilton e Russell disseram que era uma base melhor do que os carros anteriores. Porém, o carro não andou bem desde o início e teve de ir sendo trabalhado ao longo do ano. Chegou até a uma fala de James Allison, Diretor Técnico, se perguntar do porquê foram tão burros.

O fato é que todos estes elementos ajudaram a fazer o campeonato 2024 pegar no breu. Hoje, Verstappen não tem o melhor carro. Talvez esse processo tenha começado em Miami, com a renovada forma da McLaren e Norris se aproveitando disso, além do Carro de Segurança.

O curioso é: nas 6 provas iniciais, Verstappen venceu 4 provas, com Sainz ganhando na Austrália e Norris em Miami. A partir daí, mais duas vitórias de Verstappen no Canadá e Espanha, além de Leclerc em Monaco, Russell na Áustria e Hamilton na Grã-Bretanha. Mas as vitórias da Red Bull foram méritos do time e principalmente de Verstappen. Não se pode descartar as piscadas da McLaren diante de decisões estratégicas, tanto o time como Norris.

Como foi um mérito de Lewis Hamilton ter conseguido a vitória em Silverstone. Foi o caso da Mercedes funcionar bem em temperaturas baixas, com um W15 bem modificado e ter feito uma ótima leitura de prova, tomando ações cirúrgicas para conseguir quebrar o jejum que vinha desde o GP da Arabia Saudita de 2021.

Lewis Hamilton comemorando sua vitória em Silverstone
Lewis Hamilton comemorando sua vitória em Silverstone
Foto: Sebastian Kawka/Mercedes AMG F1

A F1 vem tomando cores inusitadas e animam o público. Algumas pesquisas iniciais dão conta que as postagens positivas vêm crescendo nas redes sociais, um dos principais termômetros nos últimos tempos.

Aqui também acaba vindo a famosa situação da manutenção do regulamento. Lá atrás, este escriba defendia que não houvesse uma mudança drástica para poder parar a Red Bull e que naturalmente as coisas se equilibrariam. Aparentemente, esta linha vem dando certo: cada vez vemos os treinos sendo decididos por milésimos e o grid cada vez mais junto.

Agora, é ver como as forças se comportarão: Red Bull conseguirá destravar o desempenho do RB20? Ferrari recuperará o desempenho após o pacote de Barcelona que não funcionou? McLaren manterá o ritmo de desenvolvimento e acertará nas decisões? Mercedes finalmente acerta o passo?

Os fãs e a Liberty Media agradecem a mudança de ventos e clima. A ver agora a segunda parte da temporada como será. Verstappen ainda é o favorito. Mas a maré vem mudando depressa...

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