F1 terá vencedor de corrida de classificação como pole de GP
Ross Brawn, diretor-esportivo da Fórmula 1, também disse que após a prova de sábado não terá cerimônia tradicional de pódio como no domingo
"Provavelmente terei de corrigir algo que disse antes, porque inicialmente pensamos que pole-position seria decidida na classificação de sexta-feira", disse Brawn, quando questionado sobre a questão da pole. "Então, a pessoa que terminar a corrida em primeiro lugar é a que estará na frente do grid e será o pole-position para a corrida no domingo. E é isso que vamos contar estatisticamente para o número de poles, porque é a classificação do formato das corridas sprints", acrescentou.
O dirigente também confirmou que os procedimentos pré e pós-corridas de classificação não seguirão o formato usual para a prova de domingo e não ocorrerá uma cerimônia de pódio tradicional. "Estamos tentando dar um sabor diferente," disse ele quando questionado pelo site americano Motorsport.com sobre as diferenças no procedimento. "Não haverá a apresentação dos carros, mas haverá oportunidades no grid para entrevistar os pilotos."
"E temos algumas coisas interessantes que queremos experimentar depois da corrida, que é mais curta. Não haverá pódio, será como uma classificação, porque queremos manter o pódio para o grande evento do fim de semana, que é no domingo", completou.
"Teremos uma competição de verdade na sexta-feira, uma nova competição no sábado, e tudo isso deve melhorar o GP no domingo", disse ele. "Portanto, não acredito que possamos esquecer o GP de forma alguma. Isso tudo é aditivo e contribuirá para todo o fim de semana."
Vale lembrar que as corridas de classificação estão agendadas incialmente para as etapas em Silverstone, Monza e São Paulo. A temporada 2021 continua já neste fim de semana, na mesma pista de Spielberg, com o GP da Áustria.