F1: TL2 com chuva na Austrália acaba com Alonso liderando
Com chuva na maior parte do treinamento, a sessão foi uma boa oportunidade de testar os compostos intermediários. Mas atrapalha a corrida...
A segunda sessão de treinos livres da Austrália foi diferente já por causa do clima. Se o TL1 foi ensolarado, o TL2 teve nuvens carregadas e até chuviscos em determinados pontos da pista. Isso com certeza influenciou na coleta de dados das equipes, mas nada acentuado.
O TL2 começou com as equipes bem apressadas, tentando aproveitar o máximo do treinamento, porque a primeira sessão foi bastante acidentada com bandeiras vermelhas e problemas de escapadas. A tática foi a esperada por todos: uma volta rápida e depois simulações de corrida, naqueles long runs.
Por falar nisso, a Ferrari mais uma vez dedicou a maioria dos treinamentos para realizar essas simulações, até porque é um dos pontos fracos do time italiano até aqui na temporada.
Com pneus médios, Fernando Alonso anotou a primeira volta voadora da sessão, fazendo o melhor primeiro setor e desbancando as Red Bulls, que fizeram suas primeiras tomadas de tempo com compostos macios; 1m18s887 foi o tempo do espanhol. Max Verstappen novamente teve dificuldades em alguns pontos e deu umas escapadas.
Quando faltavam 49 minutos para o fim da sessão, Sérgio Pérez vinha voador com seus pneus macios, fazendo os dois melhores primeiros setores da pista e pularia para primeiro, mas foi atrapalhado e reclamou bastante, assim como Carlos Sainz, que teve Verstappen na sua frente.
Na regressiva de 43 minutos para o fim do TL2, a chuva aumentou e isso prejudicou o trabalho das equipes na pista, já que eles ficaram nos boxes e depois foram feitas apenas tomadas de tempo com pneus intermediários, deixando a tabela de tempos inalterada.
Pelo lado bom, foi interessante os pilotos verem as condições do pneu de chuva e também testar algum acerto de chuva, por mais que não exista nenhuma previsão disso para a corrida de domingo. Fernando Alonso liderou a sessão com seu tempo de 1m18s887, Leclerc ficou quatro décimos atrás e Verstappen seis, mas sem muitas condições de melhorar.
O TL3 vai ocorrer nesta sexta-feira, às 22:30, horário de Brasília.