F1: Treinos curtos podem aquecer o GP de Abu Dhabi
As interrupções de sexta deixaram os treinos mais curtos, o que deixou as equipes com pouco tempo para trabalhar. Abu Dhabi promete...
Abu Dhabi já chegou com aquele clima de final de festa e de corrida que nem precisava ter. Afinal de contas, o campeonato está decidido há tempos e agora restaram as brigas para decidir quem será o vice entre os construtores, bem como a briga pelo quarto lugar entre os pilotos. O mais otimista ainda vai lembrar da luta para ver quem se livra da lanterna entre os Construtores...
Mas as características da sexta-feira acabaram por tornar o GP de Abu Dhabi mais imprevisível e dar um animo a uma prova que está marcada por algumas disputas altamente razoáveis (vice-campeonato de Construtores, disputa pelo 4º lugar de pilotos) e pelo cansaço de pilotos e equipes...
O fato dos treinos livres de sexta terem sido muito entrecortados pelas bandeiras amarelas acabou atrapalhando muito a preparação dos times. Afinal de contas, normalmente o TL1 é usado para a validação dos dados obtidos nos simuladores e o TL2 serve para a afinação dos acertos de corrida (especialmente desgaste de pneus) e classificação. Junte isso ao fato de que quase todos os times não usaram seus titulares no TL1...
Resultado: a sexta acabou sendo muito semelhante a um final de semana de Sprint Race, só que com muito menos tempo de pista. O trabalho pesado acabou tendo que ser feito no TL3 de sábado e algum refinamento durante o classificatório...
Abu Dhabi acaba sendo um local manhoso para os times pelas características da prova: a corrida começa com tempo claro e o sol vai se pondo durante a prova, o que impacta no comportamento dos pneus (temperatura da pista cai, o que torna a aderência até um pouco melhor em um certo momento. Mas demora a esquentar em caso de um jogo novo, o que pode deixar tudo a perder).
Desta forma, nós poderemos ver equipes que podem ter achado acertos satisfatórios para a Classificação, mas com problemas para a corrida e vice-versa. Muita gente espera que Verstappen esteja nessa, pois o tricampeão reclamou o tempo todo do comportamento de seu carro, embora tenha feito um segundo setor simplesmente impressionante na Classificação.
Aliás, cabe registrar que esta parte da pista é a mais sinuosa da pista e a que parece mais um kartódromo. Aqui talvez tenha sido a melhor demonstração da simbiose entre Verstappen e a Red Bull.
Sabemos que a Red Bull acaba por ter uma demora para aquecer os pneus, o que pode tornar a corrida interessante no início. A Ferrari se encontrou em uma aposta de um carro menos carregado aerodinamicamente, ganhando em retas. Já a McLaren conseguiu consolidar seus ganhos em média e alta velocidade, mas ainda precisa trabalhar a baixa velocidade. Já a Mercedes espera que a escolha acabe sendo boa para a corrida, porque nos treinos...
Tudo isso dá munição para aqueles que defendem menos treinos para que equipes e pilotos fiquem com menos referências para trabalhar o acerto e tenhamos ação de pista mais imprevisíveis. Aguardemos o que a última prova de 2023 nos aguarda. Tudo indica que teremos uma boa surpresa...