Script = https://s1.trrsf.com/update-1727287672/fe/zaz-ui-t360/_js/transition.min.js
PUBLICIDADE

F1: Verstappen crava pole no fim e faz a festa da torcida holandesa

Max Verstappen supera Charles Leclerc já com o cronômetro zerado e faz a pole em sua corrida em casa. Lewis Hamilton larga em 4º

3 set 2022 - 11h13
Compartilhar
Exibir comentários
Max Verstappen na classificação para o GP da Holanda
Max Verstappen na classificação para o GP da Holanda
Foto: Red Bull / Twitter

A classificação para o GP da Holanda, na pista de Zandvoort, prometia ser bastante equilibrada. Nos treinos livres, Ferrari, Mercedes e Red Bull mostraram ritmo bastante parelho. A expectativa se cumpriu, com diferença mínima entre os pilotos dessas equipes ao longo da sessão.

A pole ficou para os instantes finais. Charles Leclerc vinha dominando o Q3, mas Max Verstappen fez a alegria da torcida local com a melhor volta já com o cronômetro zerado, com 1min10s342. A Ferrari veio logo depois, com Leclerc em 2º e Carlos Sainz em 3º.

A Mercedes estava competitiva, mas Lewis Hamilton e George Russell eram os últimos da fila no Q3, e foram prejudicados por uma bandeira amarela causada por rodada de Sergio Perez. Com isso, Hamilton ficou em 4º e Russell em 6º, atrás do próprio Perez.

A corrida está marcada para o domingo (04), com largada às 10h. Confira abaixo a descrição completa da sessão de classificação na Holanda.

Lewis Hamilton na classificação para o GP da Holanda
Lewis Hamilton na classificação para o GP da Holanda
Foto: Mercedes / Twitter

No Q1, Verstappen e Hamilton à frente e veteranos eliminados

Verstappen foi o primeiro dos favoritos a ir a pista, e foi ele quem fez o tempo de referência na primeira parte do Q1, com 1min11s317, já superando a marca de Leclerc no treino livre da manhã. Depois dele, 2 décimos mais lentos, se colocaram as Mercedes de Russell e Hamilton, respectivamente. Ambos separados por 0s011. Alonso era o 4º ao fim das primeiras voltas.

Leclerc e Perez, que não fizeram grandes voltas em suas primeiras saídas, voltaram à pista e pularam para 2º e 5º. A 4 minutos do fim, com todos de volta aos boxes, os eliminados seriam Vettel, Ricciardo, Albon, Schumacher e Latifi.

Com o cronômetro zerado e todos tendo completado suas voltas, Hamilton pulou para 2º e o surpreendente Tsunoda para 3º. Os eliminados foram Bottas, Magnussen, Ricciardo e Vettel, todos superados por seus colegas mais novos. Vettel chegou a fazer um setor roxo e pularia para as cabeças, mas errou na última curva. Latifi foi o último.

Carlos Sainz na classificação para o GP da Holanda
Carlos Sainz na classificação para o GP da Holanda
Foto: Ferrari / Twitter

Sainz e Russell reagem e lideram Q2

Albon foi o primeiro a ir à pista no Q2. Mas, ainda antes que ele pudesse abrir volta, a bandeira vermelha foi acionada. Um sinalizador laranja, daqueles que lotam as arquibancadas, foi jogado na pista. Ainda, pombos atrapalhavam a tangência na curva 7.

Verstappen, novamente, foi o primeiro a fazer volta rápida. E subiu ainda mais o sarrafo, para 1min10s927. Também como no Q1, Hamilton fez o 2º tempo, 0s148 atrás de Max. Perez ficou em 3º. As Ferraris não fizeram boas voltas, ficando com o 7º e o 9º tempos após a primeira saída. Quando todos voltaram aos boxes, a 5 minutos do fim, os eliminados seriam Gasly, Ocon, Zhou, Tsunoda e Schumacher.

A Ferrari subiu na tabela nos segundos finais, com Sainz indo para a ponta após fazer volta de 1min10s814. Russell ficou apenas 0s010 atrás. Leclerc fechou em 4º, atrás de Verstappen. Os eliminados foram Gasly, Ocon, Alonso, Zhou e Albon.

Charles Leclerc na classificação para o GP da Holanda
Charles Leclerc na classificação para o GP da Holanda
Foto: Ferrari / Twitter

Verstappen crava a pole com cronômetro zerado. Perez roda

Mais uma vez, Verstappen puxou a fila – e rápido. 1min10s515, um temporal. Leclerc não se assustou e desbandou o ídolo local com 1min14s456. Hamilton ficou pouco atrás, 0s192 mais lento que Leclerc, mas ainda na briga. Era o 4º, ainda próximo de Hamilton. Um pouco mais distantes, Perez e Russell fecharam o top 6 após a primeira saída.

Ficou tudo para o final. Leclerc melhorou seu tempo para 1min10s363 e jogou a pressão para o demais. Verstappen não se abalou e fez 1min10s342, pulando para a pole. Sainz ficou em 3º. Antes que os carros da Mercedes pudessem completar suas voltas, Perez rodou e causou uma bandeira amarela, tirando-os da disputa.

Com isso, Verstappen ficou em 1º, seguido por Leclerc, Sainz, Hamilton, Perez, Russell, Norris, Schumacher, Tsunoda e Stroll, que não fez tempo no Q3.

Parabólica
Compartilhar
Publicidade
Seu Terra












Publicidade