Script = https://s1.trrsf.com/update-1732567509/fe/zaz-ui-t360/_js/transition.min.js
PUBLICIDADE

F1: Verstappen voa, mas Leclerc é pole na Bélgica

Verstappen detonou a concorrência mais uma vez, mas com a punição de cinco posições, o monegasco é o pole position para o GP da Bélgica.

28 jul 2023 - 13h28
(atualizado às 13h41)
Compartilhar
Exibir comentários
Nas condições variáveis do Classificatório, Leclerc larga na pole position do GP da Bélgica
Nas condições variáveis do Classificatório, Leclerc larga na pole position do GP da Bélgica
Foto: Scuderia Ferrari

O treino classificatório para o GP da Bélgica foi iniciado já com desconfianças, inclusive por causa da quantidade de chuva que caiu durante o único treino livre do fim de semana e fez com que os carros não tivessem muitas condições de serem testados e melhor acertados para o final de semana.

Desta forma, tudo parece ter ficado uma loteria para a classificação, que define o grid de largada para a corrida de domingo. Verstappen troca a caixa de câmbio e perde cinco posições no grid. 

Confira como foi o qualifying:

O treino começou com pista molhada. Apesar da chuva ter dado uma trégua, os pneus intermediários foram necessários para melhor aderência nas tentativas de voltas dos carros. Mesmo com muito spray e pouca visibilidade, os tempos foram sendo marcados e a pista naturalmente evoluindo após cada passagem dos carros, formando o trilho.

Nos dez minutos finais, o cenário era de Sainz com a volta mais rápida, seguido por Verstappen e Alonso. A Ferrari espera um desempenho melhor em Spa, por ser uma pista de característica que combina com o estilo do carro, como por exemplo a velocidade de reta e a alta média horária.

Com tudo embaralhado e a pista melhorando gradativamente, era esperado que tudo ficasse apertado para os carros se classificarem para o Q2, então as equipes tiveram que calcular muito bem o momento de liberar os seus pilotos para a pista.

Com muitas trocas de voltas rápidas, Leclerc se safou de cair no Q1 - estava com a corda no pescoço e se errasse a volta poderia ser fatal - e fez um temporal de 1min58s.300, fazendo a melhor volta do final de semana a essa altura. Erro de Daniel Ricciardo, que extrapolou os limites de pista e teve a sua volta deletada. Assim, Albon, Zhou, Sargeant, Ricciardo e Hulkenberg ficaram fora do Q2, com Leclerc, Verstappen e Hamilton entre os três primeiros.

No Q2, os carros voltaram a usar os pneus intermediários na parte inicial e a pista foi evoluindo de vez: cada volta marcada foi estabelecendo um tempo ainda mais baixo. Depois de troca de tempos, Verstappen fez a volta mais rápida do Q2 a essa altura com 1min55s535. Com trilho formado e piso secando, já era hora de colocar os pneus slicks.

Com isso, os tempos finais do treino foram marcados de pneu macios. O composto slick demorou para se mostrar rápido, mas nos segundos finais entrou na janela de funcionamento e deu aquela emoção. No fim, o destaque ficou com Verstappen, que demorou para achar a volta e passou para o Q3 na décima posição. O melhor tempo da sessão ficou com Piastri, com 1min51s534, com Sainz e Leclerc logo atrás. Os eliminados no Q2 foram Tsunoda, Gasly, Magnussen, Bottas e Ocon.

O Q3 ocorreu normalmente, a primeira tentativa terminou com Leclerc tendo a volta mais rápida, com 1min47s931, depois de colocar novos pneus macios, foi a hora da decisão. Leclerc veio voador e melhorou muito a sua volta, fazendo o melhor segundo setor, mas todos estavam evoluindo, inclusive Piastri. O monegasco fez 1min46s988, mas Verstappen acabou com a brincadeira, fazendo os três melhores primeiros setores e um tempo de 1min46s168 e fez o melhor tempo, colocando oito décimos no Leclerc, que herdou a pole position por conta da punição de Verstappen. Assim, Leclerc larga na P1, Pérez na P2 e Hamilton na P3.

Resultado Classificação GP da Bélgica. Verstappen foi o mais rápido, mas tem punição de 5 posições por trocar o câmbio além do limite previsto no regulamento
Resultado Classificação GP da Bélgica. Verstappen foi o mais rápido, mas tem punição de 5 posições por trocar o câmbio além do limite previsto no regulamento
Foto: F1
Parabólica
Compartilhar
Publicidade
Seu Terra












Publicidade