F1: Verstappen voa, mas Leclerc é pole na Bélgica
Verstappen detonou a concorrência mais uma vez, mas com a punição de cinco posições, o monegasco é o pole position para o GP da Bélgica.
O treino classificatório para o GP da Bélgica foi iniciado já com desconfianças, inclusive por causa da quantidade de chuva que caiu durante o único treino livre do fim de semana e fez com que os carros não tivessem muitas condições de serem testados e melhor acertados para o final de semana.
Desta forma, tudo parece ter ficado uma loteria para a classificação, que define o grid de largada para a corrida de domingo. Verstappen troca a caixa de câmbio e perde cinco posições no grid.
Confira como foi o qualifying:
O treino começou com pista molhada. Apesar da chuva ter dado uma trégua, os pneus intermediários foram necessários para melhor aderência nas tentativas de voltas dos carros. Mesmo com muito spray e pouca visibilidade, os tempos foram sendo marcados e a pista naturalmente evoluindo após cada passagem dos carros, formando o trilho.
Nos dez minutos finais, o cenário era de Sainz com a volta mais rápida, seguido por Verstappen e Alonso. A Ferrari espera um desempenho melhor em Spa, por ser uma pista de característica que combina com o estilo do carro, como por exemplo a velocidade de reta e a alta média horária.
Com tudo embaralhado e a pista melhorando gradativamente, era esperado que tudo ficasse apertado para os carros se classificarem para o Q2, então as equipes tiveram que calcular muito bem o momento de liberar os seus pilotos para a pista.
Com muitas trocas de voltas rápidas, Leclerc se safou de cair no Q1 - estava com a corda no pescoço e se errasse a volta poderia ser fatal - e fez um temporal de 1min58s.300, fazendo a melhor volta do final de semana a essa altura. Erro de Daniel Ricciardo, que extrapolou os limites de pista e teve a sua volta deletada. Assim, Albon, Zhou, Sargeant, Ricciardo e Hulkenberg ficaram fora do Q2, com Leclerc, Verstappen e Hamilton entre os três primeiros.
No Q2, os carros voltaram a usar os pneus intermediários na parte inicial e a pista foi evoluindo de vez: cada volta marcada foi estabelecendo um tempo ainda mais baixo. Depois de troca de tempos, Verstappen fez a volta mais rápida do Q2 a essa altura com 1min55s535. Com trilho formado e piso secando, já era hora de colocar os pneus slicks.
Com isso, os tempos finais do treino foram marcados de pneu macios. O composto slick demorou para se mostrar rápido, mas nos segundos finais entrou na janela de funcionamento e deu aquela emoção. No fim, o destaque ficou com Verstappen, que demorou para achar a volta e passou para o Q3 na décima posição. O melhor tempo da sessão ficou com Piastri, com 1min51s534, com Sainz e Leclerc logo atrás. Os eliminados no Q2 foram Tsunoda, Gasly, Magnussen, Bottas e Ocon.
O Q3 ocorreu normalmente, a primeira tentativa terminou com Leclerc tendo a volta mais rápida, com 1min47s931, depois de colocar novos pneus macios, foi a hora da decisão. Leclerc veio voador e melhorou muito a sua volta, fazendo o melhor segundo setor, mas todos estavam evoluindo, inclusive Piastri. O monegasco fez 1min46s988, mas Verstappen acabou com a brincadeira, fazendo os três melhores primeiros setores e um tempo de 1min46s168 e fez o melhor tempo, colocando oito décimos no Leclerc, que herdou a pole position por conta da punição de Verstappen. Assim, Leclerc larga na P1, Pérez na P2 e Hamilton na P3.