Falhas de comunicação entre times e pilotos custam caro na F1
A cada temporada que passa é mais perceptível a falha de comunicação dentro da F1 e na última prova em Jeddah isso esteve bem presente
A comunicação é a base de qualquer relação humana e no automobilismo isso não seria diferente. Em um esporte de alta velocidade, riscos e pouca visão geral por parte do atleta os rádios são a melhor forma de orientar o piloto e quem entra no ar em 90% do tempo é o engenheiro.
No Grande Prêmio da Arábia Saudita, os rádios acabaram sendo a atração principal. Sergio Perez, que ganhou a corrida, chegou a questionar as informações que a equipe lhe mandava em comparação a seu companheiro de Red Bull Racing, Max Verstappen. Enquanto isso, Yuki Tsunoda era um que xingava alto por ter sido ultrapassado.
O papel de comunicador também é orientar. Em um momento em que as regras que tratam de comunicação equipe/pilotos foram suavizadas, a falha aqui se torna um problema, principalmente quando esse ruído resulta em perda de posições e falha de estratégia.
Este foi o caso de Charles Leclerc, que foi avisado tarde demais por seu engenheiro que ele deveria acelerar para não perder a posição para Lewis Hamilton que havia entrado no pit lane para trocar o composto. O monegasco, que fazia uma prova de recuperação, perdeu a posição para o inglês e ainda terminou atrás de Carlos Sainz.
Contudo, os erros não são exclusivos de piloto/equipe. A FIA (Federação Internacional de Automobilismo) também está deixando a desejar. Na última corrida, Fernando Alonso ficou sabendo da possibilidade de uma punição nas voltas finais. Consequentemente, George Russell, que vinha na posição logo atrás, também ficou ciente dessa possibilidade e o desejado era que o bicampeão abrisse 5s do piloto da Mercedes e esse não deveria deixar essa margem acontecer.
Alonso concluiu a meta, subiu ao pódio e pegou seu troféu. Tempos depois, a FIA anunciou uma punição de 10s por não cumprimento da punição anterior. Troféu foi para Russell, o espanhol ainda teve sorte da Mercedes falhar em comunicar ao Hamilton sobre a provável punição o deixando a 0s2 do quarto lugar.
Existem vários erros neste processo. A começar que a Direção de Prova não ter avisado durante as 32 voltas restantes da prova que Alonso estava sendo investigado, para que ele e a equipe tomassem uma atitude. Ambas as equipes também não pararam para pensar na possibilidade de uma punição de 10 segundos, como foi o caso da corrida anterior com Esteban Ocon. Ou seja, falharam em entregar a informação correta a seus atletas.
No final das contas, a FIA voltou atrás (mais uma vez) e devolveu a posição a Fernando Alonso, após a Aston Martin rebater com documentos a punição . Mas isso não tira a imagem ruim de decisões e falhas na comunicação entre FIA-equipe-pilotos e o desconhecimento do regulamento esportivo por parte de todos.
Embora o que valha é o resultado de pistas, certas ações acabam por impactar diretamente os resultados. E aqui entra a parte da comunicação. Sempre se busca melhorar, mas quando passa a ser um item determinante para todo o processo....