Felipe Massa: confira tudo sobre a história do piloto
Felipe Massa é um dos maiores pilotos brasileiros do século 2000. Paulistano natural da capital, o competidor nascido em 22 de abril de 1981 estreou na Fórmula 1 no ano de 2002, mas voltou a competir na principal categoria do automobilismo mundial a partir de 2004 para não mais sair. Já correu pelas equipes da Sauber, Ferrari e Williams, mas o máximo que conseguiu foi um vice-campeonato mundial em 2008.
Nascido em São Paulo, mas com desenvolvimento em Botucatu, interior de São Paulo, Massa começou a carreira no kart, em 1990, aos oito anos. Quem inspirou o paulista a correr foi Ayrton Senna: Massa chegou a encontrar com o ídolo e pediu um autógrafo, que foi negado - o fato fez o garoto passar a torcer por Nelson Piquet. Antes de se tornar famoso mundialmente, chegou a trabalhar como ajudante de cozinheiro no refeitório em Interlagos, aos 16 anos.
Antes da chegada à Formula 1, Massa, que é são-paulino, passou por outras categorias do automobilismo nacional e mundial. Ganhou os títulos da Fórmula Chevrolet Brasileiro, em 1999, da Fórmula Renault Italiana, em 2000, da Fórmula Renault Europeia, em 2000, e da Fórmula 3000 Euro-Series, em 2001.
Sauber
A estreia na Fórmula 1 foi pela Sauber. Ainda em 2002, estreou na principal competição automobilística no GP da Austrália. Em 2003, acumulou experiência como piloto de testes da Ferrari. Voltou para a Sauber em 2004 e ficou na equipe até o fim de 2005. A saída de Rubens Barrichello da Ferrari, no entanto, mudaria o rumo de sua carreira.
Ferrari
Para a vaga de Rubinho, a escuderia italiana escolheu Massa. A estreia na gigante do automobilismo rendeu a primeira vitória no Mundial, em 27 de agosto de 2006, na Turquia. No mesmo ano, ainda houve a primeira vitória em casa, no GP do Brasil de 22 de outubro de 2006. Foi o primeiro brasileiro a vencer em Interlagos desde Ayrton Senna em 1993.
Dois anos depois, em 2008, Massa ficou muito perto de conquistar o título do Mundial da Fórmula 1. O brasileiro viu Lewis Hamilton vencer por apenas um ponto de diferença. A decisão foi no GP do Brasil, ganho por Massa. O piloto nacional passou em primeiro e familiares e torcida chegaram a comemorar o título. No entanto, na penúltima curva da última volta, Hamilton ultrapassou o alemão Timo Glock e garantiu o título pela diferença mínima com a troca de posições.
Acidente em 2009
O pior momento da vida de Felipe Massa ocorreu em 2009. Durante treino classificatório para o GP da Hungria, o brasileiro foi atingido na cabeça por uma mola que se soltou do carro de Rubens Barrichello. O impacto foi tão grande que afundou o capacete do piloto. Massa imediatamente ficou inconsciente e atingiu a proteção de pneus. Resgatado de helicóptero, foi levado a um hospital local, em que foi diagnosticadas fraturas no crânio e uma pequena lesão cerebral.
O brasileiro teve que passar por cirurgias e ficou em coma induzido respirando com a ajuda de aparelhos. O impacto da mola, que media 12 cm de diâmetro e pesava 600 gramas, foi equivalente a 152 kg. O piloto ficou por nove dias no hospital e voltou ao Brasil na sequência. No Hospital Albert Einstein, fez diversos exames e constatou-se a necessidade de uma nova cirurgia.
Durante o período fora das pistas, Massa foi substituído por Lucas Badoer em dois GPs (ficou em último em ambos) e por Giancarlo Fisichella até o fim da temporada. A volta do brasileiro às pistas foi aos poucos: participou de corridas de kart e fez testes em um simulador da Ferrari. Foi confirmado para o ano de 2010, mas não conseguiu recuperar o rendimento anterior pela escuderia - muitos "culpam" o acidente pela queda do desempenho.
Polêmicas com Fernando Alonso
Após voltar a correr, Massa envolveu-se em polêmicas com Fernando Alonso. Primeiro, no GP da China, foi ultrpassado na entrada dos boxes após a presença do safety car na pista pelo espanhol, que levou vantagem e criou um clima tenso na equipe. Depois, no GP da Alemanha, acatou ordens da Ferrari para deixar o companheiro de equipe ultrapassá-lo.
O brasileiro foi ofuscado pelo rival na própria equipe e só voltou ao pódio no GP do Japão em 2012, dois anos após a última vezes que ficou entre os três primeiros. Voltou a deixar Alonso ultrapassá-lo em pleno GP do Brasil, mas renovou seu contrato na Ferrari em 2013. Ao fim da temporada seguinte, acertou a saída para a Williams.
Williams
O começo de temporada na Williams não foi bom. Ao lado do finlandês Valtten Bottas, considerado um dos pilotos mais promissores, só conseguiu render bem na reta final da temporada 2014. Terminou o ano na sétima colocação geral. Bottas, seu companheiro, ficou em quarto.