Ferrari admite que "não havia como" Sainz dar espaço para Leclerc em Silverstone
Mattia Binotto, chefe da Ferrari, afirmou que tem confiança total em Carlos Sainz e admitiu que pedido para dar espaço para Charles Leclerc na relargada era impossível de ser realizado
FÓRMULA 1 2022: FERRARI VENCE COM SAINZ, MAS COMPLICA LECLERC | Paddock GP #294
A Ferrari esteve longe de acertar a estratégia para Charles Leclerc em Silverstone. Depois de não parar o monegasco após a entrada do safety-car já na reta final do GP da Inglaterra, a equipe italiana ainda tentou uma última jogada para salvar a prova do monegasco, pedindo para Carlos Sainz abrir uma distância e defender o companheiro na relargada.
Mas Sainz bateu o pé e pediu para seus engenheiros "pararem de inventar" no rádio, relembrando que tinha atrás de si Lewis Hamilton e Sergio Pérez. Depois da corrida, Mattia Binotto, chefe da Ferrari, admitiu que não havia como o espanhol cumprir a ordem, e ressaltou a confiança que tem no mais recente vencedor da Fórmula 1.
"Temos total confiança, sabemos que ele está fazendo o melhor que pode pela equipe, por si mesmo também, certamente, mas pela equipe. Ele provou isso algumas voltas antes, trocando de posição sem discussão, e, mesmo quando fez a primeira parada mais cedo em comparação com Charles, não tivemos discussão, porque ele tem total confiança na equipe e na maneira que agimos, e é assim que ele está se comportando", afirmou Binotto.
▶️ Inscreva-se nos dois canais do GRANDE PRÊMIO no YouTube: GP | GP2
Charles Leclerc teve um dia para lamentar e esquecer em Silverstone (Foto: Ferrari)
"Então, novamente, [estou] muito feliz. Eu sei que ele fez o seu melhor. Provavelmente não havia como ele dar espaço para Charles. Acho que ele fez o melhor que podia em busca de uma vitória da Ferrari aqui em Silverstone", elogiou o dirigente italiano.
Carlos também deu sua versão sobre o ocorrido. O piloto ressaltou que confia plenamente na equipe, mas que às vezes o piloto precisa tomar suas próprias decisões na pista. Naquele momento, o espanhol estava preocupado com Hamilton, que vinha logo atrás com um ótimo ritmo com sua Mercedes, e garantiu para a Ferrari que faria a manobra em Leclerc da forma mais limpa possível.
"Tentei explicar a eles que eu tinha atrás de mim provavelmente o homem mais rápido na pista hoje. Se eu me distanciasse 10 metros, podia perder um pouco do vácuo. E, se ele me passasse, então o Charles também seria presa fácil. Então decidi chegar à liderança o mais rápido possível, porque eu sabia que ia ficar na frente antes da curva 6, com a aderência que eu tinha nos pneus macios", contou Sainz.
Carlos Sainz venceu o GP da Inglaterra (Foto: AFP)
"Perguntei à equipe: 'olha, deixa comigo que vou lidar com isso da maneira mais limpa possível'. E, na verdade, Charles fez um ótimo trabalho para quase ficar em segundo. Às vezes o piloto tem uma intuição e às vezes a equipe pode te dizer algo que você não concorda, e você apenas segue sua ideia porque você realmente acredita nisso. Mas confio muito na equipe, hoje realizamos uma corrida muito boa e confiamos uns nos outros neste tipo de cenário, como vocês viram", ressaltou o vencedor do GP da Inglaterra.
Com o primeira vitória na carreira, Sainz ocupa a quarta colocação no Mundial de Pilotos com 127 pontos, 54 a menos do que o líder Max Verstappen, da Red Bull. A Fórmula 1 retorna já no próximo domingo (10), para o GP da Áustria, com cobertura completa do GRANDE PRÊMIO.
FERRARI TIROU ÚLTIMAS CHANCES DE LECLERC SER CAMPEÃO DA FÓRMULA 1 2022?
Acesse as versões em espanhol e português-PT do GRANDE PRÊMIO, além dos parceiros Nosso Palestra e Teleguiado.