Ferrari afirma que especulação de motor com 30 cavalos a mais em 2023 "é uma piada"
Novo chefe da Ferrari, Frédéric Vasseur disse que os rumores de que o time italiano conseguiu 30 cavalos extra em sua unidade de potência são uma piada e ressaltou que equipe trabalha para consertar os problemas de confiabilidade
A Ferrari e a Alpine optaram por caminhos diferentes do resto do grid da Fórmula 1 no desenvolvimento de seus motores em 2022. Com o congelamento das unidades de potência, as duas equipes decidiram deixar a confiabilidade de lado para focar na performance, já que mudanças para aumentar a durabilidade dos motores ainda serão permitidas.
Por conta dos problemas de confiabilidade, a Ferrari teria diminuído a potência do motor no final da temporada. Uma melhoria em Abu Dhabi supostamente teria reconquistado 15 cavalos a mais, e começaram a surgir rumores de que mais atualizações de durabilidade poderiam desbloquear mais 15 cavalos.
Relacionadas
Mas o novo chefe da equipe italiana, Frédéric Vasseur, rebateu com contundência as especulações. O francês disse que a ideia de que o motor de 2023 terá 30 cavalos a mais "é uma piada", e ressaltou que o foco do time está em consertar os problemas de confiabilidade.
▶️ Inscreva-se nos dois canais do GRANDE PRÊMIO no YouTube: GP | GP2
"Não sei de onde estão vindo esses números, mas é uma piada. Demos um passo a frente, mas é apenas uma questão de confiabilidade. Acho que o desempenho do motor no ano passado não foi um problema. O problema era a confiabilidade e o primeiro objetivo é consertá-lo. Até agora parece que está indo bem. Mas a realidade da pista é um aspecto diferente", explicou o chefe da Ferrari.
"Acho que as equipes sofreram que sofreram alguns problemas, e que não aconteceram só com a Ferrari. São questões da operação da pista, dos quiques e de vibração, e todos terão uma noção muito melhor no Bahrein em pouco mais de duas semanas", concluiu Vasseur.
As equipes começarão os trabalhos da temporada de 2023 entre os dias 23 e 25 de fevereiro, quando a Fórmula 1 realiza os testes coletivos de pré-temporada no circuito de Sakhir. A abertura da temporada está marcada para o dia 5 de março, justamente com o GP do Bahrein.
Acesse as versões em espanhol e português-PT do GRANDE PRÊMIO, além dos parceiros Nosso Palestra e Teleguiado.