Ferrari confirma Shwartzman em duas sessões de treinos livres da F1 em 2022
Decisão obedece nova regra para o ano de 2022 na Fórmula 1, que obriga a escalação de um piloto novato na categoria em pelo menos duas sessões de treinos
FERRARI APRESENTA F1-75, CARRO PARA A TEMPORADA 2022 DA F1 | React
Representando a Ferrari, o russo Robert Shwartzman irá participar de duas sessões de treinos livres ao decorrer da temporada de 2022 da Fórmula 1. A decisão veio a público nesta quinta-feira (17), dia do lançamento da F1-75, carro com o qual o time italiano tenta voltar a disputar títulos na categoria.
A resolução vai de acordo com o regulamento esportivo para a nova temporada, onde há uma regra em que as equipes da principal categoria automobilística do mundo são obrigadas a escalar um piloto novato, "que não pode ter participado de mais de dois GPs de F1", em pelo menos duas sessões de treinos.
O russo de 22 anos é membro da academia de pilotos da escuderia italiana desde 2017. Callum Ilott, que também poderia ser um candidato, se licenciou como júnior da Ferrari neste ano para poder competir na Indy.
Shwartzman já representou o time vermelho em outras ocasiões. No final de janeiro passado, por exemplo, o piloto conduziu o SF21 por dois dias de testes no Circuito de Fiorano, em Maranello.
Robert Shwartzman (à direita) é piloto júnior da escuderia italiana (Foto: Ferrari Media)
Além disso, o russo pilotou pela escuderia italiana em 2020, nos testes de pós-temporada em Abu Dhabi. No ano seguinte, o piloto representou a Ferrari no primeiro dia de testes e a Haas no segundo, também nos Emirados Árabes Unidos.
▶️ Inscreva-se nos dois canais do GRANDE PRÊMIO no YouTube: GP | GP2
Shwartzman ainda não revelou onde irá correr neste ano. Ele foi vice-campeão da F2 em 2021, competindo pela Prema, atrás somente de Oscar Piastri. No ano, o russo somou duas vitórias e oito pódios.
A temporada da Fórmula 1 começa para valer no fim de semana do dia 20 de março, no Bahrein. Antes, as equipes vão às pistas para testes em Barcelona, ainda neste mês, e no próprio Bahrein, já em março.