Ferrari lamenta pole-position perdida por 0s01 no Japão: "Não é nada"
Mattia Binotto, chefe da Ferrari, lamentou a pole de Max Verstappen com uma distância de apenas dez segundos para Charles Leclerc e acredita que a chuva pode ser uma vantagem para a equipe
Ziguezague de Verstappen quase causa acidente com Norris em Suzuka (Vídeo: Reprodução/F1 TV)
Charles Leclerc esteve muito próximo de conquistar a 12ª pole-position da Ferrari na temporada de 2022 da Fórmula 1 neste sábado (8) no Japão. Foram apenas dez milésimos o separando de Max Verstappen, que larga na frente após receber apenas uma advertência por bloquear Lando Norris. O espanhol Carlos Sainz também ficou muito próximo na terceira posição, apenas meio décimo atrás do holandês.
Mattia Binotto, chefe da Ferrari, lamentou a margem pequena para a pole. O dirigente italiano se disse feliz em ver seus dois pilotos brigando pela posição de honra no grid e afirmou que a largada pode ser decisiva. Com previsão de chuva para a corrida, Binotto acredita que a pista molhada pode favorecer a Ferrari, que guardou um jogo de pneus a mais em relação a Verstappen.
"Dez milésimos não é nada, é uma pena para a pole. Mas estamos felizes em ver os dois pilotos perto de brigar pela pole. Economizamos um jogo de pneu em relação ao Max, amanhã isso pode fazer a diferença. As condições variáveis da pista podem nos dar uma vantagem", disse Mattia, diretamente de Maranello, em entrevista ao canal de televisão Sky Sports da Itália.
▶️ Inscreva-se nos dois canais do GRANDE PRÊMIO no YouTube: GP | GP2
"A largada será importante, vamos analisá-la como sempre e não só na primeira curva. Faremos na véspera, amanhã a primeira volta será importante. Durante a classificação os pilotos ganharam confiança, havíamos rodado pouco no seco na sexta-feira. Vi que a Mercedes não estava perto já no Q1", contou o chefe da Ferrari.
Binotto também deu sua opinião sobre o incidente envolvendo Max e Norris, que poderia acarretar em uma punição e uma primeira fila da Ferrari, e concordou com a decisão dos comissários: "A manobra do Verstappen foi arriscada, o regulamento prevê uma advertência ou a perda três posições no grid", concluiu.
O GRANDE PRÊMIO acompanha AO VIVO e EM TEMPO REAL todas as atividades do GP do Japão de Fórmula 1. No domingo, a largada está marcada para as 2h [de Brasília, GMT-3].
TUDO SOBRE A CLASSIFICAÇÃO DO GP DO JAPÃO DE FÓRMULA 1 | Briefing
Acesse as versões em espanhol e português-PT do GRANDE PRÊMIO, além dos parceiros Nosso Palestra e Teleguiado.