Ferrari: novidades em Barcelona para tentar salvar 2023
Barcelona é um lugar onde os times da F1 trazem novidades e a Ferrari também traz peças novas para tentar se aproximar da Red Bull
Nos últimos anos, Barcelona tem sido a pista onde os times trazem grandes mudanças para seus carros. Como a pista era muito utilizada nos testes de pré-temporada, a comparação direta ajudava e muito. Este ano, pelas circunstâncias, se perdeu um pouco a importância. Mas como todos querem bater a Red Bull...
Um dos times que traz mais novidades aparentes é a Ferrari. A intenção era começar a trazer peças novas para Imola, mas a introdução acabou vindo aos poucos. Com isso, o pacote maior ficou para o GP da Espanha. Até porque é um final de semana “normal”, com 2 treinos de 1 hora na sexta, que podem ajudar a fazer comparações com mais calma.
A SF-23 esperava ser um passo à frente da F1-75, que começou em ótima forma e foi se perdendo ao longo da temporada, especialmente após os ajustes da famosa Diretriz Tecnica 39, que limitou os saltos (porpoising). O carro mostrou força com tração e curvas de média e, se a base era boa, foi devidamente utilizada.
A questão é que, mesmo com um trabalho mais acurado na aerodinâmica, um problema que já era sério ficou pior: a gestão de pneus. Em 2022, a Ferrari apresentou uma questão séria na gestão de pneus, o que fazia perder terreno em relação à Red Bull e até a Mercedes. Para este ano, muito do fluxo de ar foi revisto e a geometria de suspensão, embora o conceito prosseguisse o mesmo.
Mesmo assim, a situação seguiu a mesma: em qualificação, a Ferrari consegue brigar pelas primeiras posições. Porém, o que funciona para os treinos, é ruim para a corrida. Os pneus conseguem entrar rapidamente na janela de temperatura de uso, porém se acabam mais rápido, o que obrigam Leclerc e Sainz a andar mais devagar para que seus calçados funcionem com alguma decência.
Para tentar melhorar isso, a Ferrari trouxe algumas pequenas mudanças na asa dianteira e no assoalho. Para Barcelona, os italianos experimentarão mais novidades no assoalho e principalmente um novo capô do motor e laterais ao estilo Red Bull. Aparentemente, Sainz será o escolhido para usar este novo pacote no primeiro Treino Livre.
As laterais estilo Red Bull seria uma espécie de ruptura com o cenirto trazido desde o ano passado e inspirou alguns concorrentes. Já este ano, a equipe tinha deixado a “banheira” menos profunda e o capô mais enxuto para melhorar a chegada do ar para a parte de trás do carro, aumentando a eficiência da parte traseira. Melhorou, mas não o esperado.
É uma tentativa de deixar o carro mais previsível (uma reclamação dos pilotos, especialmente Sainz) e ganhar velocidade. Estas mudanças acabam por gerar menos arrasto e um fluxo melhor. Melhor fluxo pode ajudar a Ferrari a trabalhar também com os pneus (uma nova geometria está prevista).
Como Barcelona é uma pista que pede um bom desempenho aerodinâmico com um carro de boa aderência mecânica, é um ótimo indicativo se a Ferrari ainda deve investir suas fichas no SF-23 ou dedicar suas atenções ao carro de 2024, que já está em desenvolvimento. Se funcionar, pode ser uma bela forma de retirar a pressão sobre o time...