Ferrari revela preocupação com papel de ex-Mercedes na FIA após GP do Canadá
A Mercedes voltou a ser alvo de polêmicas após instalar rapidamente uma nova corda no assoalho, e Mattia Binotto, chefe da Ferrari, suspeita da integridade de Shaila-Ann Rao, ex-funcionária da equipe e atual Secretária Geral de Esporte da FIA
MERCEDES NÃO PULA MAIS + TEATRO PARA CÂMERAS NA FÓRMULA 1 2022 | WGP
A Mercedes voltou a ser centro de uma polêmica na Fórmula 1. Depois das discussões envolvendo o pedido por uma intervenção da Federação Internacional de Automobilismo no porpoising, agora a bola da vez é uma segunda corda que a equipe alemã colocou no assoalho da noite para o dia. E a Ferrari suspeita que Shaila-Ann Rao, ex-funcionária da equipe alemã e atual Secretária Geral de Esporte da FIA, possa estar passando informações para seus antigos companheiros.
"Essa é uma pergunta que também me fizeram em Baku na coletiva de imprensa, e só posso repetir o que disse na época: é uma preocupação, sem dúvida. Mas também tenho total confiança na FIA de que eles vão provar que obviamente ela é uma profissional, uma advogada e tem integridade. Tenho confiança para o futuro de que eles provarão que eu não deveria me preocupar", afirmou Mattia Binotto, chefe da Ferrari, durante o GP do Canadá.
Advogada, Rao chegou a FIA para substituir Peter Bayer interinamente no início deste mês, o que já deixou em alerta Ferrari e Red Bull, principais rivais da Mercedes. O fato de o time alemão ter instalado uma novidade do dia para a noite em Montreal logo após a publicação de uma nova diretriz técnica aumentou as suspeitas de que a equipe já sabia da regulamentação antes desta se tornar pública.
▶️ Inscreva-se nos dois canais do GRANDE PRÊMIO no YouTube: GP | GP2
Ex-conselheira de Wolff na Mercedes, Shaila-Ann Rao assumiu como interina na FIA (Foto: Reprodução/Twitter)
"Toto [Wolff] disse que eles fizeram isso durante a noite. O que posso dizer é que a Ferrari não seria capaz de fazer isso. E, sem dúvida, estou surpreso que uma equipe seja capaz de fazer isso da noite para o dia. Nós só podemos confiar no que ele está dizendo…", disse Binotto.
Quem também se mostrou surpreso com a agilidade da Mercedes para instalar o componente que ajuda a evitar os quiques do carro foi Helmut Marko, consultor da Red Bull. O austríaco foi direto ao dizer que não havia tempo para produzir uma peça nova e que acreditava na influência de Shaila-Ann. "Do contrário, você não tem como explicar o que aconteceu", criticou Marko.
A Fórmula 1 retorna no dia 3 de julho, para o GP da Inglaterra, em Silverstone, com cobertura completa do GRANDE PRÊMIO.
MERCEDES PODE BRIGAR COM FERRARI NA FÓRMULA 1 2022?
Acesse as versões em espanhol e português-PT do GRANDE PRÊMIO, além dos parceiros Nosso Palestra e Teleguiado.