Ferrari revela que abandono de Leclerc foi provocado por acidente na classificação
Depois de muitas especulações a respeito do problema no eixo de transmissão no carro de Charles Leclerc, as dúvidas foram sanadas nesta segunda-feira (24): a falha foi ocasionada, de fato, pela batida do monegasco na classificação do último sábado
Depois de ter afirmado que o problema no eixo de transmissão da SF21 de Charles Leclerc não havia sido danificado pela batida na classificação do último sábado (22), a Ferrari conduziu uma nova investigação nesta segunda-feira (24) e voltou atrás: segundo um porta-voz da equipe italiana, o problema de Leclerc foi ocasionado devido ao impacto que o monegasco sofreu ao colidir com o muro após o 'S' da Piscina na parte final do Q3.
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As regras sobre o Parque Fechado restringem a quantidade de tempo em que uma equipe tem para inspecionar seu carro após a classificação, com apenas uma hora no sábado antes que o carro seja lacrado. Eles o recebem de volta na manhã de domingo, apenas cinco horas antes do GP
Essa segunda janela permitiu que a Ferrari fizesse verificações mais detalhadas, mas não inspecionaram o eixo de transmissão pelo fato de não fazer parte das verificações feitas para esse tipo de impacto - que foi do lado oposto de onde se deu a batida no carro.
Este foi um caso que a equipe nunca viu antes, de acordo com o porta-voz. Quando eles ligaram o carro na manhã de domingo, o eixo motor estava funcionando, mas quando Leclerc saiu para a pista o eixo de transmissão falhou no meio da volta, o que foi o suficiente para acabar com suas esperanças de participar da prova e aproveitar a pole-position. Vale lembrar que o carro e a caixa de câmbio - onde a equipe acreditava estar o problema - foram liberados horas antes da largada.
A Ferrari disse que revisará seus processos de verificação de componentes associados ao eixo de transmissão para garantir que esses problemas possam ser detectados no futuro.