Ferrari vê suspensão da Mercedes dentro das regras e McLaren promete observar situação
Mattia Binotto, chefe da Ferrari, disse que o chamado rake dinâmico da Mercedes não é ilegal ou errado. A McLaren também não está preocupada
MCLAREN OU FERRARI: QUEM LEVA O 3º LUGAR DA F1 2021? | GP às 10
Em mais um episódio da batalha tecnológica na Fórmula 1, a suspensão traseira da Mercedes levantou algumas questões após o GP dos EUA. Em vídeos da disputa em Austin, é possível perceber que a parte de trás do carro se abaixa em direção ao chão quando está em alta velocidade, como forma de ganhar ainda mais velocidade nas retas. E apesar da repercussão em torno da atualização, a Red Bull não acredita que a rival esteja descumprindo o regulamento. E a Ferrari concorda.
Fora da briga pelo título, mas de olho no 3º lugar do Mundial deConstrutores, a escuderia de Maranello seguiu na mesma linha de Christian Horner. De acordo com o chefe da equipe, Mattia Binotto, a melhoria não o surpreende o suficiente para causar interesse. Além disso, o italiano também destacou não ter visto nada fora das regras no carro alemão.
"Honestamente, não estou tão interessado nessa discussão", avaliou o dirigente, que já se divide entre as corridas de 2021 e o desenvolvimento do carro de 2022 na fábrica. "Não estou acompanhando. Ouvi sobre isso. Mas não vejo nada de errado ou ilegal. Quero dizer, nem estou surpreso com a forma que o carro se comporta", ressaltou.
▶️ Inscreva-se nos dois canais do GRANDE PRÊMIO no YouTube: GP | GP2
Mattia Binotto prefere focar em objetivos da Ferrari no campeonato (Foto: Scuderia Ferrari)
Conheça o canal do Grande Prêmio no YouTube! .
Siga o Grande Prêmio no Twitter e no Instagram!
Concorrente direta da Ferrari e atualmente no top-3 da tabela,, a McLaren concordou com a visão das outras escuderias e prefere focar em sua própria batalha.
No entanto, o chefe da equipe de Woking, Andreas Seidl, deixou no ar a possibilidade de observar com mais atenção o movimento, até mesmo como forma de garantir que a suspensão realmente não esteja desrespeitando as regras do campeonato.
"Para ser honesto, eu só vi isso ontem, acho que em um vídeo da Sky [Sports] quando a análise foi feita", explicou.
"Mas ainda não gastamos energia com o assunto. Temos o suficiente pra fazer focando em nós mesmos e em fazer um bom final de semana. Podemos falar de novo sobre o assunto em uma semana, quando tivermos observado a situação como time. E se realmente tem algo por trás disso ou se é apenas um rumor que está rolando no paddock", encerrou.
O que é o rake dinâmico?
A expressão rake, em termos simples, consiste na diferença de altura entre a parte traseira e a dianteira de um carro. Quanto maior a inclinação da traseira em relação à dianteira, mais alto é o rake. Carros como a Red Bull têm o chamado rake mais alto, enquanto Mercedes e Aston Martin, por exemplo, usam o rake mais baixo.
A Red Bull mostrou preocupação sobretudo depois que a Mercedes providenciou a troca de componente do motor, mais precisamente o motor de combustão interna — ICE — dos carros de Valtteri Bottas e Lewis Hamilton nas últimas corridas, GPs da Rússia e da Turquia. Desde então, os W12 apresentaram um ganho de performance em termos de velocidade de reta.
Entretanto, câmeras de imagens da traseira dos carros da Mercedes mostraram o chamado rake dinâmico. A equipe chefiada por Toto Wolff conseguiu trabalhar o recurso aerodinâmico de modo a baixar a traseira do carro para ganhar mais velocidade. Trata-se de um movimento que lembra, a grosso modo, o funcionamento da suspensão ativa, consagrada pela Williams com o FW14B, o 'carro de outro planeta', em 1992.
Toto Wolff minimizou a influência do chamado rake dinâmico da Mercedes em um desempenho global. O dirigente austríaco falou em ganhos marginais e deixou claro que não liga para a gritaria das rivais.
"Admito, absolutamente, que este é um esporte em que os competidores sempre vão tentar descobrir se existe algum tipo de bala de prata. Minha experiência diz que não existe esse tipo de coisa. Sempre são pequenos ganhos, marginais, que foram adicionados e que trazem performance. Estamos tentando entender, melhorar nosso carro e adicionar tempo de volta sem ouvir muito o burburinho", finalizou.