FIA adota escâneres a laser para melhorar fiscalização na Fórmula 1 em 2022
A Federação Internacional de Automobilismo vai utilizar um novo sistema para avaliar se os carros estão cumprindo as regras na nova temporada
GUIA DA FÓRMULA 1 2022: 5 RAZÕES PARA PRESTAR ATENÇÃO NA TEMPORADA DA F1
A Federação Internacional de Automobilismo (FIA) optou por implantar um novo sistema para a fiscalização dos carros da Fórmula 1 em 2022. Depois da mudança de regulamento, com o retorno do efeito-solo e drásticas mudanças aerodinâmicas, a entidade sentiu a necessidade de melhorar seus processos de inspeção, e agora irá adotar um escâner a laser para avaliar os carros.
"O regulamento aerodinâmico se tornou muito mais complexo, agora não é mais uma questão de ver se o carro se enquadra em uma caixa, há muito mais regulamentos determinando a geometria possível. Por isso, precisamos elevar nosso nível na fiscalização, então optamos por um sistema de escâner por laser totalmente eletrônico", afirmou Nikolas Tombazis, chefe de monopostos da FIA.
"Nós checamos o carro em um computador para ter certeza que eles satisfazem todas as restrições geométricas. Fizemos isso com todas as equipes, e aí checamos o carro físico com o modelo de computador através do scanner, que é o nosso modelo atual", explicou Tombazis. Em 2022, as equipes serão obrigadas a compartilhar modelos virtuais de seus carros.
A ferramenta já foi testada durante a pré-temporada da Fórmula 1 no Bahrein. O sistema antigo ficou obsoleto, já que as peças de metal utilizadas para checar se as partes aerodinâmicas estavam dentro do regulamento não servem mais nos novos carros.
▶️ Inscreva-se nos dois canais do GRANDE PRÊMIO no YouTube: GP | GP2
Nikolas Tombazis foi engenheiro de Ferrari e McLaren na F1 (Foto: Ferrari)
"O sistema consiste em uma pista que detecta a posição de um dispositivo mantido por um de nossos examinadores. Nós digitalizamos a superfície segurando um sensor sobre a superfície, ou verificamos pontos específicos no carro que são verificados nas coordenadas, e com base nessas medições podemos tirar as conclusões finais", prosseguiu o dirigente grego.
"Nós temos dois exames: um rápido, onde olhamos para parâmetros básicos, largura, altura, ter certeza de que o carro não está muito baixo, e temos uma examinação mais detalhada onde podemos escanear toda a superfície do carro, o que toma um pouco mais de tempo", revelou Tombazis.
A FIA quer realizar os exames completos de forma aleatória, para pegar as equipes de surpresa. A entidade também vai seguir realizando testes físicos para avaliar elementos como a flexibilidade das asas e a abertura da asa móvel traseira.
"As examinações mais detalhadas vão acontecer de forma mais aleatória, provavelmente alguns carros por corrida. Isso siginifica que as equipes selecionadas não vão saber que serão escaneadas, promovendo confiança. Caso um carro seja protestado, ou se tivermos preocupações sérias sobre a legalidade de um carro, então obviamente vamos escolher o carro para avaliá-lo e obter a informação necessária para aplicar as regras", concluiu o chefe de monopostos da FIA.
A temporada de 2022 da Fórmula 1 se inicia neste final de semana, com o GP do Bahrein, no dia 20 de março. O GRANDE PRÊMIO acompanha todas as atividades AO VIVO e EM TEMPO REAL.
GUIA FÓRMULA 1 2022
# Fórmula 1 vive temporada de revolução e torce por reedição de batalha épica
# Caçador experiente, campeão Verstappen passa a ser maior das caças da F1
# Desafiante e mordido, Hamilton vai atrás de melhor versão em revanche na F1
# Novo regulamento vira prato cheio para chance de ouro de veteranos do grid da F1
# Fórmula 1 volta ao passado para acertar futuro e equilibrar forças do grid
# Ferrari atropela McLaren e entra na temporada com top-3 como meta mínima
# Alpine e Aston Martin investem alto por escalada improvável no pelotão
# De Sainz a Norris: a turma de jovens que pode fazer estrago na F1
# Mercedes e Red Bull contam com protagonistas e fiéis escudeiros para duelo 2.0
# Williams, Alfa Romeo e Haas miram subida no grid em ano de renovação
# Magnussen e Albon retornam, e Zhou é único estreante da Fórmula 1
# Fórmula 1 mira calendário recorde em ano de guerra, pandemia e Copa do Mundo
GASLY ABRE 2022 COMO PEÇA CENTRAL NO MERCADO DE PILOTOS DA FÓRMULA 1
Acesse as versões em espanhol e português-PT do GRANDE PRÊMIO, além dos parceiros Nosso Palestra e Teleguiado.