FIA adverte Verstappen, mas evita punição e mantém pole para GP do Japão de F1
Comissários da FIA definem que incidente entre Max Verstappen e Lando Norris valeu somente uma advertência contra o pole
Ziguezague de Verstappen quase causa acidente com Norris em Suzuka (Vídeo: Reprodução/F1 TV)
O grid de largada do GP do Japão de Fórmula 1 da temporada 2022 não será modificado por uma punição tardia a Max Verstappen. Os comissários da FIA avaliaram o incidente entre o líder do campeonato e Lando Norris, durante o Q3 da classificação deste sábado (8). Verstappen se safou apenas com uma advertência.
▶️ Inscreva-se nos dois canais do GRANDE PRÊMIO no YouTube: GP | GP2
Havia a expectativa para saber o que aconteceria com a avaliação do incidente, uma vez que Norris pediu punição. O que aconteceu foi que o inglês se preparava para abrir uma volta rápida quando cruzou, na última chicane, com Verstappen, mais lento. O holandês ziguezagueou pela pista meio de lado e obrigou Lando e tirar o carro rapidamente do traçado para evirar batida.
No rádio do carro, logo em seguida, Max chegou a pedir desculpas a Lando em áudio tornado público na transmissão oficial de TV. Em entrevista após a classificação em Suzuka, o piloto da Red Bull se explicou.
"Vinha bem devagar e me preparava para acelerar, enquanto isso, ele tentou me passar mas teve de me evitar. Felizmente nada aconteceu", disse.
Com o resultado da pista mantido, Verstappen precisa apenas segurar a primeira colocação, vencer a corrida e conquistar a volta mais rápida no domingo para confirmar o título de 2022 mesmo que o vice-líder do Mundial, Charles Leclerc, termine na segunda colocação.
O GRANDE PRÊMIO acompanha AO VIVO e EM TEMPO REAL todas as atividades do GP do Japão de Fórmula 1. No domingo, a largada está marcada para as 2h [de Brasília, GMT-3].
TUDO SOBRE A CLASSIFICAÇÃO DO GP DO JAPÃO DE FÓRMULA 1 | Briefing
Acesse as versões em espanhol e português-PT do GRANDE PRÊMIO, além dos parceiros Nosso Palestra e Teleguiado.