Script = https://s1.trrsf.com/update-1732567509/fe/zaz-ui-t360/_js/transition.min.js
PUBLICIDADE

FIA aumenta limite de advertências antes de punição no grid da Fórmula 1

Junto das novas regras técnicas, a Fórmula 1 vai mudar de duas para quatro advertências antes de uma punição de dez posições no grid

2 fev 2022 - 15h13
Compartilhar
Exibir comentários
FIA ajustou limite de advertências
FIA ajustou limite de advertências
Foto: Beto Issa / Grande Prêmio

F1 2022: FIA FALA EM TROCA DE MASI, MAS QUEM ASSUME?

Perto do começo da temporada 2022 do Mundial de Fórmula 1, as atualizações no livro de regras seguem sendo efetuadas. Do ponto de vista técnico, as coisas estavam confirmadas há dois anos e houve tempo para preparação; na questão esportiva, as mudanças ainda aparecem como efeito da confusão da decisão do campeonato de 2021, em Abu Dhabi. Nesta quarta-feira (2), a FIA divulgou algumas mudanças no código esportivo como, por exemplo, o aumento no limite de advertências antes de uma punição.

▶️ Inscreva-se nos dois canais do GRANDE PRÊMIO no YouTube: GP | GP2

Red Bull passa em teste de impacto da FIA após informação de fracasso inicial

Até a temporada 2021, os pilotos sofriam uma punição de dez posições no grid de largada quando somassem três advertências. Para a temporada atual, há um ar mais permissivo. Os pilotos serão punidos somente se chegarem a cinco advertências, sendo que ao menos quatro delas precisam ter sido pelo motivo de 'infrações na pilotagem'. Quem adiantou a informação foi a revista alemã Auto Motor und Sport.

A mudança leva em conta também o número de corridas da temporada. O calendário de 2022 é o maior de todos os tempos, com 23 GPs. A regra anterior fora estabelecida quando o campeonato tinha 17 corridas. O temor da FIA e da Fórmula 1 é que algum piloto ultrapassasse o limite e fosse atrapalhado no meio de uma briga por título, por exemplo.

Fórmula 1 passou as inspeções oficiais que abrem o fim de semana para a sexta de manhã (Foto: Beto Issa)

Na temporada passada, Lewis Hamilton ficou com duas advertências - uma terceira nas últimas corridas teria ares de definição do título nas páginas do código esportivo. Esteban Ocon e Kimi Räikkönen também bateram na trave de uma punição.

Com relação aos pontos na carteira, a regra não muda: qualquer piloto que acumular 12 pontos na carteira num espaço de 12 meses, será banido por uma corrida. O ano começa com Yuki Tsunoda liderando a tabela: oito pontos de punição. A dupla da Red Bull tem sete, tanto Max Verstappen quanto Sergio Pérez.

Além das advertências, a outra mudança digna de registro é o aumento de tempo de toque de recolher: a vistoria oficial da FIA foi mudada da tarde das quintas-feiras para a manhã das sextas. Desta maneira, a expectativa é que os mecânicos possam chegar um dia mais tarde e, assim, passem mais tempo em suas respectivas cidades de origem.

A pré-temporada da F1 começa no dia 23 de fevereiro, com uma sessão de três dias de testes em Barcelona. Depois, entre 10 e 12 de março, nova sessão, agora no Bahrein. A temporada começa na mesma pista do Bahrein no fim de semana de 20 de março.

FIA EXPÕE PILOTOS NA FÓRMULA E: PROBLEMAS VÃO ALÉM DE MICHAEL MASI NA F1

Acesse as versões em espanhol e português-PT do GRANDE PRÊMIO, além dos parceiros Nosso Palestra e Teleguiado.
Grande Prêmio
Compartilhar
Publicidade
Seu Terra












Publicidade