FIA cria distribuição de medalhas para vencedores na F1 a partir do GP de Abu Dhabi
A lembrança já fazia parte das cerimônias de pódio desde a implementação das corridas sprint e não é nova na F1. Em 2009, o então chefão Bernie Ecclestone tentou adotar o sistema de medalhas, mas sem sucesso
A FIA (Federação Internacional de Automobilismo) vai tornar permanente a entrega de medalhas aos vencedores de cada Grande Prêmio e a medida já valerá a partir deste domingo (20), em Abu Dhabi. O presente será entregue durante a cerimônia do pódio e a iniciativa é para marcar a conquista do piloto, garantindo que eles possam mantê-la como um registro pessoal.
As medalhas voltaram à Fórmula 1 para premiar os três primeiros da corrida sprint, junto a uma coroa de flores, relembrando cerimônias antigas de pódio na categoria. A justificativa da FIA para entregar o regalo é a de marcar uma "lembrança pessoal única, que comemore sua conquista notável" ao vencer uma corrida, além de marcar a história do Grande Prêmio em que fará parte.
Embora os pilotos recebam troféus no pódio, muitos deles são mantidos por suas equipes, dependendo dos acordos contratuais. Os pilotos, geralmente, fazem réplicas caso queiram guardar em seu acervo pessoal. A corrida deste domingo marcará será a de número 1.079 da história da Fórmula 1 e terá uma lembrança especial no brinde oferecido ao piloto.
A iniciativa de entregar medalhas não é novidade na F1. Em 2009, o então chefão Bernie Ecclestone queria introduzir um sistema de medalhas de ouro, prata e bronze para decidir o campeonato mundial daquele ano.
▶️ Inscreva-se nos dois canais do GRANDE PRÊMIO no YouTube: GP | GP2
O título daquela temporada seria dado a quem tivesse mais medalhas de ouro ao invés de um sistema de pontuação, sob a justificativa de que quem perdesse "teria que se esforçar mais no ano seguinte". Ecclestone tentou recuperá-lo em 2010 mas ambas as tentativas foram sumariamente descartadas.
O GRANDE PRÊMIO acompanha AO VIVO E EM TEMPO REAL todas as atividades do fim de semana do GP de Abu Dhabi de Fórmula 1. No domingo, a largada está marcada para as 10h [de Brasília, GMT-3].
Acesse as versões em espanhol e português-PT do GRANDE PRÊMIO, além dos parceiros Nosso Palestra e Teleguiado.