FIA define regras para o acionamento do safety car virtual na F-1
Após a aprovação para a utilização do safety car vitual na Fórmula 1, a Federação Internacional de Automobilismo definiu os procedimentos e regras para a utilização do sistema. Nesta quinta-feira, a entidade anunciou que implantará no regulamento um artigo sobre o novo aparato.
No livro de regras da categoria mais tradicional do automobilismo, o safety car ganhou o artigo 41. Nele, está esclarecido que o sistema será colocado em ação quando "as duas bandeiras amarelas forem necessárias em algum setor da pista e competidores ou fiscais estiverem em perigo, mas as circunstâncias não implicarem o uso do safety car real".
O acionamento do safety car virtual será indicado em uma placa eletrônica dos fiscais com a sigla VSC. Com isso, os competidores só terão autorização para entrar nos boxes para a troca de pneus. O não cumprimento dessa regra implicará em uma penalização imposta pela FIA.
Uma mensagem oficial será enviada para as escuderias quando o safety car virtual for desligado, indicando que a pista está segura para o recomeço da corrida.