FIA desclassifica Albon por falta de combustível após definição do grid na Austrália
Alexander Albon foi desclassificado da sessão que definiu o grid de largada do GP da Austrália. O tailandês sairia de 16º, mas agora será último por não ter tido combustível para o teste da FIA após a classificação
Alexander Albon perdeu a 16ª colocação no grid de largada do GP da Austrália. Neste sábado (9), o tailandês da Williams foi desclassificado pela direção de prova por não ter como apresentar 1 litro de combustível após a classificação para teste.
Segundo os comissários, não há como negar que Albon acabou tendo vantagem por andar com o tanque mais vazio. Sem a amostra para teste, a entidade não pode verificar elementos do combustível. Alexander, inclusive, parou o carro na pista antes de chegar aos boxes após o Q1, instruído pela Williams.
Alexander Albon foi desclassificado na Austrália (Foto: Williams)
"Após a classificação, o carro #23 não tinha combustível suficiente para fornecer a amostra de 1 litro. Dada a situação, o carro #23 não está de acordo com o artigo 6.5 do regulamento técnico da Fórmula 1. Os comissários determinaram a aplicação da punição padrão para infrações técnicos. Os comissários levaram em conta que o argumento de que não houve vantagem de performance não se sustenta. Os comissários receberam um pedido da Williams para que o carro #23 tenha permissão para correr. Os comissários permitem que o carro #23 de Alexander Albon participe da corrida", divulgou a FIA em comunicado da punição.
Com a desclassificação de Albon e a permissão para que ao menos possa largar, o tailandês sai do fim da fila. Kevin Magnussen, Sebastian Vettel e Nicholas Latifi acabam promovidos no grid. Resta saber como fica Albon em relação a Lance Stroll, que não fez tempo e ainda tem três posições de punição por acidente com Latifi a cumprir.
O GRANDE PRÊMIO acompanha todas as atividades do fim de semana do GP da Austrália AO VIVO e EM TEMPO REAL. A largada está marcada para as 2h do domingo.
▶️ Inscreva-se nos dois canais do GRANDE PRÊMIO no YouTube: GP | GP2
Acesse as versões em espanhol e português-PT do GRANDE PRÊMIO, além dos parceiros Nosso Palestra e Teleguiado.