FIA e Pirelli decidem: no maximo 18 voltas com mesmo pneu no Catar
Após observar problemas nos treinos de sexta e os dados dos dois dias, a Pirelli e a FIA recomendaram sequência máxima de 18 voltas
Após a confusão criada por conta do aparecimento de fissuras entre a lateral e a banda de rodagem no primeiro dia de treinos no Catar, FIA e Pirelli decidiram ter uma observação bem cuidadosa do problema. Afinal, está ligado direto à segurança dos pilotos.
Tal problema foi agravado pelas zebras e falamos bastante disso aqui. Nem era tanto o formato, mas segundo Mario Isola, responsável da Pirelli, era o tempo e o modo com que os pilotos e os carros abordavam as zebras. Tanto que as curvas 12 e 13 tiveram seu traçado ligeiramente alterado.
Inicialmente, FIA e Pirelli tinham decidido pelo estabelecimento de 3 paradas obrigatórias, sem a cessão de pneus novos para as equipes. Mas depois dos estudos feitos pela Pirelli, uma reunião foi feita neste domingo, às 14:00h locais, envolvendo a fabricante de pneus, FIA e as equipes.
Fico estabelecido que, por uma questão de segurança, a sequência de voltas que cada jogo de pneu pode dar é de 18 voltas. A Spint Race ontem mostrou que, mesmo com a pista mais emborrachada e alguns limites revistos, os pneus ainda são bem exigidos e a Pirelli descartou mexer na pressão.
Como a corrida tem 57 voltas previstas, todo mundo terá que fazer, no minimo, as 3 paradas que haviam sido conversadas no sábado. Aí, a corrida passa ser bem interessante, pois terá pelo menos 4 estágios ou até porque não dizer 4 Sprints dentro da mesma prova.
O fato é que boa parte das equipes tem pelo menos 1 jogo novo de pneus duros e médios (que se mostrou o mais efetivo até aqui). Mas e depois?
A seguir, vemos o quadro total dos pneus usados até aqui. Neste caso, em termos de pneu, aqueles que ficaram no Q1 e Q2 tem uma situação de pneus melhor do que aqueles que se classificaram melhor. Vemos aqui os casos de Williams, AlphaTauri (com Tsunoda) e Haas (com Magnussen).
Mas na sequencia, trago o quadro montado pelo perfil @natgracing no Twitter com todos os jogos disponíveis. Aqui, podemos ver que mesmo aqueles com pneus usados ainda tem uma margem: por exemplo: Verstappen tem um jogo médio com 3 voltas e um macio com 1 volta. Piastri, o vencedor da Sprint Race, teria um jogo de médios com 6 voltas e 2 jogos de macios pouco rodados. A gestão fica um pouco apertada, mas dá margem para os times trabalharem dentro do limite das 18 voltas estabelecidas.