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FIA e Pirelli decidem: no maximo 18 voltas com mesmo pneu no Catar

Após observar problemas nos treinos de sexta e os dados dos dois dias, a Pirelli e a FIA recomendaram sequência máxima de 18 voltas

8 out 2023 - 10h13
(atualizado às 10h14)
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Após observar todos os dados, as equipes só poderão usar um máximo de 18 voltas cada jogo de pneu
Após observar todos os dados, as equipes só poderão usar um máximo de 18 voltas cada jogo de pneu
Foto: Pirelli / Divulgação

Após a confusão criada por conta do aparecimento de fissuras entre a lateral e a banda de rodagem no primeiro dia de treinos no Catar, FIA e Pirelli decidiram ter uma observação bem cuidadosa do problema. Afinal, está ligado direto à segurança dos pilotos.

Tal problema foi agravado pelas zebras e falamos bastante disso aqui. Nem era tanto o formato, mas segundo Mario Isola, responsável da Pirelli, era o tempo e o modo com que os pilotos e os carros abordavam as zebras. Tanto que as curvas 12 e 13 tiveram seu traçado ligeiramente alterado.

Inicialmente, FIA e Pirelli tinham decidido pelo estabelecimento de 3 paradas obrigatórias, sem a cessão de pneus novos para as equipes. Mas depois dos estudos feitos pela Pirelli, uma reunião foi feita neste domingo, às 14:00h locais, envolvendo a fabricante de pneus, FIA e as equipes.

Fico estabelecido que, por uma questão de segurança, a sequência de voltas que cada jogo de pneu pode dar é de 18 voltas. A Spint Race ontem mostrou que, mesmo com a pista mais emborrachada e alguns limites revistos, os pneus ainda são bem exigidos e a Pirelli descartou mexer na pressão.

Como a corrida tem 57 voltas previstas, todo mundo terá que fazer, no minimo, as 3 paradas que haviam sido conversadas no sábado. Aí, a corrida passa ser bem interessante, pois terá pelo menos 4 estágios ou até porque não dizer 4 Sprints dentro da mesma prova.

O fato é que boa parte das equipes tem pelo menos 1 jogo novo de pneus duros e médios (que se mostrou o mais efetivo até aqui). Mas e depois?

Quantidade de pneus para o GP do Catar
Quantidade de pneus para o GP do Catar
Foto: Pirelli Motorsport / Divulgação

A seguir, vemos o quadro total dos pneus usados até aqui. Neste caso, em termos de pneu, aqueles que ficaram no Q1 e Q2 tem uma situação de pneus melhor do que aqueles que se classificaram melhor. Vemos aqui os casos de Williams, AlphaTauri (com Tsunoda) e Haas (com Magnussen).

Mas na sequencia, trago o quadro montado pelo perfil @natgracing no Twitter com todos os jogos disponíveis. Aqui, podemos ver que mesmo aqueles com pneus usados ainda tem uma margem: por exemplo: Verstappen tem um jogo médio com 3 voltas e um macio com 1 volta. Piastri, o vencedor da Sprint Race, teria um jogo de médios com 6 voltas e 2 jogos de macios pouco rodados. A gestão fica um pouco apertada, mas dá margem para os times trabalharem dentro do limite das 18 voltas estabelecidas.

Quadro dos jogos usados até aqui e suas respectivas voltas. Ainda há margem de manobra pelas equipes
Quadro dos jogos usados até aqui e suas respectivas voltas. Ainda há margem de manobra pelas equipes
Foto: NatgRacing / Twitter
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