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FIA reage à polêmica de Abu Dhabi 2021 e altera regra de safety-car na Fórmula 1

FIA mudou artigo que foi epicentro de polêmica na decisão da Fórmula 1 em 2021. Agora, todos os retardatários devem descontar volta assim que direção de prova autorizar

15 mar 2022 - 16h19
(atualizado às 18h28)
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A polêmica entrada do safety-car no fim do GP de Abu Dhabi
A polêmica entrada do safety-car no fim do GP de Abu Dhabi
Foto: Divulgação / Grande Prêmio

GUIA DA FÓRMULA 1 2022: F1 VOLTA AO PASSADO PARA ACERTAR FUTURO E EQUILIBRAR GRID

A FIA decidiu mudar a regra que foi o epicentro da polêmica decisão da temporada 2021 da Fórmula 1, entre Max Verstappen e Lewis Hamilton. Agora, o artigo 55.13 do regulamento esportivo deixa claro que todos os carros que estão uma volta atrás poderão ultrapassar o líder e o safety-car assim que a direção de prova autorizar.

No GP de Abu Dhabi de 2021, o diretor de provas Michael Masi autorizou que apenas cinco retardatários, que separavam o líder Lewis Hamilton e o segundo colocado Max Verstappen, pudessem descontar as voltas atrás antes da relargada, que aconteceu na última volta da corrida, ignorando pilotos que separavam Verstappen e Carlos Sainz, por exemplo. Com o confronto direto criado, Max superou Lewis e venceu a corrida, faturando o título mundial.

A Mercedes chegou a protestar, mas a tentativa foi rejeitada pela FIA e Verstappen teve a vitória mantida. No entanto, os comissários admitiram na época que o artigo 48.12 do regulamento não foi aplicado totalmente. O item cita que "se o diretor considerar seguro, a mensagem 'carros que levaram volta podem ultrapassar' for enviada a todos os competidores através do sistema oficial de mensagens, quaisquer carros que estejam voltas atrás serão obrigados a passar o líder e o carro de segurança".

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Polêmico GP de Abu Dhabi motivou mudanças na direção de prova da F1 (Foto: AFP)

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O novo artigo, o 55.13, é idêntico ao anterior, mas trocando o termo "quaisquer" por "todos". Michael Masi, alvo da polêmica no ano passado, foi removido do cargo de diretor de provas e será substituído em revezamento pelo português Eduardo Freitas e o alemão Niels Wittich.

Além da saída de Masi, o presidente da FIA, Mohamed Ben Sulayem, anunciou a criação de um 'VAR' (Video Assistant Referee, ou Árbitro Assistente de Vídeo, em tradução literal), tal como no futebol. A assistência por vídeo será posicionada em um escritório da FIA fora dos circuitos, e em conexão em tempo real com diretor de prova, ajudará a aplicar o regulamento usando ferramentas tecnológicas.

A temporada 2022 da Fórmula 1 tem início no dia 20 de março com o GP do Bahrein, em Sakhir.

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