FIA rejeita protesto da Ferrari e confirma pódio de Verstappen no GP de Mônaco
Os comissários da FIA escutaram o protesto da Ferrari, investigaram e concluíram que não cabia. Assim, tudo fica como antes
FÓRMULA 1 2022: TUDO SOBRE O GP DE MÔNACO | Briefing
Nada vai mudar no resultado final do GP de Mônaco de Fórmula 1, disputado neste domingo (29), em Monte Carlo. Os comissários da FIA escutaram o protesto feito pela Ferrari ao resultado final de Max Verstappen, investigaram, mas concluíram que não procedia. Assim, negaram o protesto e mantiveram o terceiro lugar do atual líder do campeonato.
▶️ Inscreva-se nos dois canais do GRANDE PRÊMIO no YouTube: GP | GP2
A reclamação se dera por conta de uma pisada de Verstappen na linha branca de saída do pit-lane. Aconteceu na 23ª volta, quando Verstappen voltava do segundo pit-stop - a resposta da Red Bull uma volta após a Ferrari colocar pneus slick em seus dois carros. Para se defender da chegada de Charles Leclerc, Verstappen se moveu para dentro da pista antes da hora e cruzou a linha branca.
A transmissão de TV até mostrou o momento ao vivo e, depois, em replay, mas mesmo assim os comissários sequer anunciaram que avaliariam a situação. O momento simplesmente passou e, desta feita, Verstappen manteve o terceiro lugar e Leclerc ficou mesmo em quarto.
Max Verstappen teve o resultado sob protesto (Foto: Red Bull Content Pool)
Depois da prova, a Ferrari resolveu reclamar, uma vez que, oficialmente, os pilotos só podem atravessar a linha branca do pit-lane por questões de segurança.
De acordo com o chefe da Red Bull, Christian Horner, não houve qualquer conversa sobre o lance com os oficiais da FIA durante a corrida. Agora, terão de avaliar de perto.
A FIA chamou tanto Verstappen e também Sergio Pérez, que não constava no protesto original - para conversar com relação à reclamação oficial de que os dois não ficaram à direita da linha branca até quando deveriam. O chefe da Ferrari, Mattia Binotto, falou sobre a situação após a corrida.
A Fórmula 1 volta em duas semanas, entre os dias 10-12 de junho, em Baku, com o GP do Azerbaijão.
Paddockast #149: O esquenta das 500 Milhas de Indianápolis 2022
Acesse as versões em espanhol e português-PT do GRANDE PRÊMIO, além dos parceiros Nosso Palestra e Teleguiado.