Script = https://s1.trrsf.com/update-1727287672/fe/zaz-ui-t360/_js/transition.min.js
PUBLICIDADE

Fittipaldi toma ponta na largada, domina e vira primeiro brasileiro a vencer em Interlagos

Com Lotus dominante, Emerson Fittipaldi tomou ponta de Ronnie Peterson na largada e partiu para vitória tranquila na primeira vez que o GP do Brasil valeu para o calendário oficial da Fórmula 1

8 nov 2022 - 05h01
Compartilhar
Exibir comentários
Fittipaldi tomou a ponta na largada
Fittipaldi tomou a ponta na largada
Foto: Reprodução / Grande Prêmio

Em 11 de fevereiro de 1973, Interlagos viveu seu primeiro grande dia de glória com um piloto da casa. O GP do Brasil oficialmente entrou no calendário oficial da Fórmula 1 após o teste do ano anterior, e agora não teve a frustração de ver um argentino vencendo, como foi com Carlos Reutemann em 1972. Deu o então campeão mundial Emerson Fittipaldi.

Emerson já tinha aberto a temporada em alta, batalhando contra o francês François Cevert, da Tyrrell, para conquistar o triunfo nas voltas finais. O cenário em Interlagos foi completamente diferente, com a Lotus dominando no calor de 40°C

Na sessão de classificação, veio uma surpresa. O sueco Ronnie Peterson, companheiro de Fittipaldi na Lotus, cravou a pole-position com o tempo de 2min30s500, 0s200 mais rápido que o campeão mundial. A vantagem do time preto e dourado era visível, já que Jacky Ickx, da Ferrari, alinhou em terceiro com tempo 2min32s000 mais lento que o pole-position.

Emerson Fittipaldi fez a festa do público local
Emerson Fittipaldi fez a festa do público local
Foto: Reprodução / Grande Prêmio

Na largada, o campeão mundial se impôs, pulando muito bem e tomando a ponta logo na primeira curva. A primeira volta terminou com um 1-2 brasileiro, já que quem vinha atrás era José Carlos Pace, da Surtees, seguido pelo então bicampeão mundial Jackie Stewart, da Tyrrell. Peterson caiu para quarto, seguido por Jack Ickx e Wilson Fittipaldi, que não sustentou a posição após uma falha mecânica que o fez perder toda a água de seu Brabham.

Pace perdeu ritmo e acabou caindo para o quarto lugar. Peterson tentou pressionar Stewart, mas viu qualquer chance de vitória desaparecer após um problema na roda e abandonar. Pace seguiu perdendo ritmo, e abandonou na volta 9 com uma falha na suspensão.

Fittipaldi seguiu voando e abrindo distância para Stewart, que também guiou muito bem para manter o segundo lugar, enquanto a briga real da prova acabou sendo pelo lugar final no pódio, que pertenceu ao neozelandês Denny Hulme, da McLaren. 

Emerson foi o primeiro a cruzar a linha de chegada depois de 40 voltas, levando os 80.000 torcedores em Interlagos ao delírio, que apesar de não terem visto uma corrida clássica, presenciaram o piloto local faturando em casa, em pódio que contou com três campeões mundiais.

Acesse as versões em espanhol e português-PT do GRANDE PRÊMIO, além dos parceiros Nosso Palestra e Teleguiado.

Grande Prêmio
Compartilhar
Publicidade
Seu Terra












Publicidade