Foi votar e perdeu a F1? Veja como foi o GP de Singapura
Vitória de Sergio Perez se deu em meio a festival de bandeiras amarelas e após batalha com Leclerc. Max e Lewis erram e ficam fora do pódio
Para o público brasileiro, o GP de Singapura “concorreu” com as eleições presidenciais. Não ajudou o fato de corrida ter sua largada atrasada em razão da chuva que caia no sudeste asiático. Se você foi um dos muitos que precisou abrir mão de assistir à F1 para ir cumprir seu dever cívico, não se preocupe: o Parabólica preparou uma descrição completa da prova vencida por Sergio Perez.
Confira nosso volta-a-volta e fique inteirado de cada detalhe da 17ª prova da temporada 2022 da Fórmula 1.
PRÉ-CORRIDA - A chuva que fez presente no sábado também deu as caras no domingo. A corrida foi atrasada em mais de hora até as condições de asfalto e de visibilidade melhorassem. A volta de apresentação, marcada originalmente para as 09 horas (de Brasília), foi alterada para às 10h05.
George Russell, que ficou de fora do Q3, aproveitou a posição ruim de largada para trocar sua unidade de potência. Em razão da troca fora do prazo, o britânico foi forçado a largar dos boxes.
LARGADA – Perez partiu melhor que Leclerc e assumiu a ponta. Sainz, também da Ferrari, foi outro a ganhar uma posição ao passar Hamilton. Norris mostrou que largar do lado de dentro era importante, pois também despachou Alonso logo e cara. Verstappen, na confusão de largar no meião do grid, tracionou mal e caiu de 8º para 12º, mas logo começou a recuperar terreno. Albon sobrou na freada da reta mais longa do circuito e caiu para último da fila.
03/61 – Verstappen passa Tsunoda e chega ao 9º lugar. Hamilton, em 4º, reclama com a equipe via rádio dizendo que os pneus estão sem aderência.
04/61 – Perez e Leclerc abrem mais de cinco segundos em relação a Sainz, o 3º. Os dois líderes
05/61 – Verstappen cola em Vettel, mas não consegue encontrar espaço.
06/61 – Magnussen, 12º, que tinha o bico de seu carro estava quebrado desde um toque na primeira volta, recebe bandeira preta e laranja. Isso significa que a Direção de Prova o obrigou a ir aos boxes fazer o reparo por motivos de segurança.
07/61 – Latifi sendo Latifi! O canadense não viu Guanyu Zhou passando em sua esqueda e espremeu o chinês contra o muro. Fim de prova para Zhou, que parou sua Alfa Romeo na pista. Latifi conseguiu ir até os boxes, mas também precisou abandonar por uma quebra de suspensão.
Em outro ponto da pista, Russell tenta mergulhar por dentro de Bottas para ultrapassá-lo. A manobra estabanada faz com que o inglês passe reto, dê um leve toque no bico da Alfa Romeo e vá para a área de escape. Sem maiores consequências, no entanto.
08/61 – SAFETY CAR na pista em razão do toque Latifi-Zhou. A ordem dos pilotos na zona de pontuação era: Perez, Leclerc, Sainz, Hamilton, Norris, Alonso, Gasly, Vettel, Verstappen e Tsunoda.
11/61 – RELARGADA – Posições mantidas entre os líderes. O único que conseguiu um ataque foi Verstappen, que finalmente se livrou de Vettel e assumiu o 8º lugar, sua posição de largada. Ainda na mesma volta, o holandês superou Gasly, virando o 7º.
15/61 – Verstappen se via preso atrás de Alonso. Hamilton diminuía a diferença em relação a Sainz para menos de 1 segundo.
20/61 – Alguns pilotos começam a reportar que as condições para pneus secos estão se aproximando. Um pequeno trilho começa a se formar. Perez vai abrindo mais de 2 segundos em relação a Leclerc. Posições mantidas.
21/61 – Em sua corrida 350, quando se tornava o piloto mais experiente da F1, Alonso sofre uma quebra de motor e abandona. Em paralelo, Tsunoda erra e perde algumas posições. SAFETY CAR VIRTUAL para remoção do Alpine do espanhol.
22/61 – Russell, fora da zona de pontuação, é o primeiro a arriscar os pneus slicks. Ele coloca os médios e sai dos boxes deslizando bastante. As outras equipes passam a observá-lo para saber se essa realmente é a melhor escolha.
23/61 – BANDEIRA VERDE. A ordem era Perez, Leclerc, Sainz, Hamilton, Norris, Verstappen, Gasly, Vettel, Stroll e Ricciardo. O maior foca de atenção era Hamilton, que tentava atacar Sainz. O espanhol tinha quase 14 segundos de defasagem em relação a Leclerc, que ia à sua frente.
26/61 – Albon passa reto na curva 8 e vai de frente para o muro, perdendo o bico. Ele consegue engatar a marcha à ré e sair por meios próprios para retornar aos boxes. SEGUNDO SAFETY CAR VIRTUAL acionado.
27/61 – Albon vai para os boxes, mas precisa abandonar. Fim de prova para a Williams, que já havia perdido Latifi. BANDEIRA VERDE.
28/61 – Pouco depois de Alonso, a Alpine sofre outra quebra. Ocon encosta seu carro azul e rosa e abandona com o câmbio travado após o motor fumar. O TERCEIRO SAFETY CAR VIRTUAL é acionado para retirada do carro.
30/61 – Ainda antes da bandeira verde, Hamilton pressionava Sainz e Verstappen pressionada Norris para tentar um pulo do gato na relargada. Verstappen esteve muito próximo de bater em Norris ainda em amarela. Ao final da volta, a BANDEIRA VERDE foi, finalmente, mostrada.
33/61 – Hamilton erra na curva 7 e vai reto para a proteção de pneus. Ele volta à pista exatamente no meio da briga entre Norris e Verstappen – com a asa dianteira danificada. Apesar disso, ele seguiu na pista. Enquanto isso, logo atrás, Gasly coloca pneus intermediários.
34/61 – Leclerc é o primeiro dos ponteiros a parar. A troca tomou 5s3. Hamilton também entra para trocar pneus e bico. Troca de longos 13s8. Vettel e Mick Schumacher também trocam pneus. Enquanto, Russell faz a melhor volta, mostrando que os lisos eram mesmo a melhor escolha.
35/61 – Perez faz parada de 2s8 e se mantém à frente. Sainz faz a troca em 3s5 e Verstappem, em 2s4
36/61 – Tsunoda, um dos que já estava de slicks, vai de frente na barreira da curva 10. O impacto foi mais forte que os de Hamilton e Albon, e o japonês é obrigado a abandonar. SAFETY CAR NA PISTA, pela segunda vez. Norris, que ainda não havia parado, o faz e volta em 4º lugar. Ricciardo também para e, ao contrário dos demais, calça pneus macios. Ele volta em 6º, ganhando quatro posições graças ao timing perfeito do safety car.
37/61 – A contagem oficial de voltas é substituída pela contagem regressiva tempo. Restavam 37 minutos para a bandeirada final.
34 minutos para o fim – SEGUNDA RELARGADA. Todos os pilotos passam pela reta dos boxes em zigue-zague na tentativa de esquentar os pneus. Verstappen arrisca tudo na tentativa de passar Norris na 7 e vai para a área de escape, voltando em 8º, exatamente à frente de Hamilton. Ele ainda é obrigado a trocar os pneus novamente após travá-los no erro. O holandês volta em último.
32 min – Russell toca em Schumacher ao tentar ultrapassá-lo e sofre um furo no pneu traseira direito. Os dois dão uma volta inteira e baixa velocidade até conseguirem chegar aos boxes. Perez entra em investigação por uma suposta infração no procedimento de safety car.
28 min – Leclerc coloca pressão sobre Perez. O mexicano reclama do motor via rádio.
27 min – DRS liberado. Leclerc faz a melhor volta a cola em Perez.
26 min – Três brigas acontecem ao mesmo tempo: Perez x Leclerc (pelo 1º lugar), Sainz x Norris (pelo 3º) e Stroll x Vettel x Hamilton (pelo 6º).
25 min – Perez aperta o ritmo e faz a melhor volta, mas não consegue sair da área de abertura de asa de Leclerc.
22 min – Leclerc tenta o bote em Perez, mas recolhe. Pouco depois, Perez trava os pneus, mas consegue se segurar na liderança. Boa briga entre os ponteiros.
20 min – Perez trava os pneus no mesmo ponto em que o fez na volta anterior. Leclerc se aproxima mais, mas ainda não consegue a ultrapassagem.
19 min – Verstappen ultrapassa Magnussen e assume o 11º lugar.
16 min – Russell, finalmente, passa Schumacher e sai do último lugar.
14 min – Perez consegue abrir 1s5 em relação à Leclerc e respira na liderança. Enquanto isso, Verstappen passa Bottas e entra na zona de pontuação. Logo depois, o holandês – de pneus macios – passa Gasly e vira 9º.
11 min – A Red Bull avisa Perez que ele será investigado após a corrida por infração no safety car e o instruiu a acelerar para abrir distância segura caso venha uma punição por tempo. Enquantro isso, Russell para mais uma vez nos boxes.
8 min – Verstappen chega em Hamilton.
5 min – Vettel, Hamilton e Verstappen lutam pelo 7º lugar, em luta de pesos pesados.
2 min – Hamilton tenta um bote surpresa em Vettel e espalha, perdendo posição para Verstappen.
1 min – Verstappen passa Vettel e assume o 7º lugar.
0 min – Perez cruza a linha de chegada e vence o GP de Singapura. Sua segunda vitória no ano. A outra havia sido em Mônaco. Leclerc e Sainz fecharam o pódio. Os pontuadores depois deles foram Norris, Ricciardo, Stroll, Verstappen, Vettel, Hamilton e Gasly.