Ford de volta à F1 em 2026? A Red Bull seria a porta de entrada
A conversa vinha aparecendo, mas depois do anuncio do acordo Andretti/Cadillac, a Ford parece decidida a voltar para a F1, onde tem história
Os últimos movimentos da F1 têm dado muito o que falar. Além da briga FIA/F1, a situação de novos times e marcas na categoria vai cada vez se tornando interessante. Tudo bem que o movimento especulativo nesta época é intenso e quem acompanha a categoria está bem acostumado...
Uma das histórias não é necessariamente nova, porém tem ganho mais tração nos últimos tempos. A americana Ford tem olhado com mais atenção para a F1 nos últimos tempos e tem sido cogitada sim como possível parceira da Red Bull (inclusive falamos disso aqui) .
Os americanos começaram a mudar seu pensamento aos poucos em relação à F1. Primeiro, a questão do controle de gastos, que se estende aos fabricantes. Segundo, a ampliação da categoria nos Estados Unidos, sua base e principal mercado, tanto pelo lado esportivo como de publico.
O terceiro e principal foi a entrada da Cadillac na jogada. O anúncio da Andretti que estaria com a marca da General Motors acabou sendo determinante para que a Ford decidisse pelo seu retorno à F1.
O que se fala é que este anuncio seria feito em Nova Iorque, onde a Red Bull fará a apresentação de seu carro para esta temporada, em 03/02. Seria feita a união da Ford como parceira da Red Bull Power Trains para desenvolvimento da unidade de potência para 2026.
Caso seja consumado, não deixaria de ser curioso ver a Ford se unindo com uma equipe que ela ajudou a construir. Não podemos esquecer que a Red Bull veio da Jaguar, que entre 2000 e 2005 esteve sob controle da marca inglesa que era da Ford então.
Naquela época, a Jaguar havia feito boa parte dos investimentos. Agora, a Ford encontraria uma estrutura toda pronta e teria basicamente a função de pagar parte da conta do desenvolvimento, já que a Red Bull Power Trains entraria como uma nova fabricante, tendo direito a gastar mais do que as fabricantes estabelecidas (US$ 10 milhões em 2023 e 2024 e US$ 5 milhões em 2025 além dos US$ 95 milhões).
Sempre lembrando que Red Bull e Ford já estão juntas no Mundial de Rally, onde os americanos apoiam parcialmente a M-Sport, patrocinada pela fabricante de energéticos.
O Presidente da FIA declarou que uma nova fabricante estaria assinando sua concordância com as regras de motores de 2026. Não se espera que seja a Ford, até porque os americanos teriam que bater na porta de alguém em todo caso pois não tem mais um braço neste campo (a Cosworth já foi embora há muito).
A Ford tem tradição esportiva, é um nome determinante da história da F1, quer rejuvenecer sua marca e tem um CEO louco por velocidade. O retorno depois de 20 anos seria algo bom para ambas as partes.
É bom ver as montadoras animadas com a F1. Mas a categoria não pode ficar refém delas. Esse filme já passou e sabemos muito bem como é... aguardemos.