Formato dos treinos da F1 pode começar a mudar já em Baku
Depois das falas de Stefano Domenicali sobre o fim do Treino Livre 3, houve discussão entre todas as partes. Mas Baku pode ser um teste
Na F1, as discussões começam do nada e servem muitas das vezes para poder sentir a receptividade em relação a algumas ideias. Nos últimos dias, o tema em questão é o formato do final de semana e da quantidade de provas.
Não é segredo que a F1 vem buscando formas de tornar o final de semana mais atrativo para os fãs, organizadores e meios de transmissão. Não bastando a simples ampliação do calendário, a Liberty Media quer introduzir mais movimentação e valorizar mais os treinos.
Não por isso causou barulho a fala de Stefano Domenicali ao canal português SporTV que a intenção era tirar o Treino Livre do sábado de manhã ou reduzir a quantidade deles. Segundo ele, estes treinos são bons para os times, mas não acrescentam muito ao espetáculo.
Uma modificação nesta estrutura abriria espaço para que mais Sprint Races fossem inclusas no calendário (este ano teremos 6) e poderia reduzir ainda mais o tempo de pista dos carros. Atualmente, muito do trabalho de acerto é feito nos simuladores e os treinos de sexta acabam sendo validadores do trabalho feito anteriormente. A exclusão do TL3 poderia aumentar a imprevisibilidade e trazer o grid mais próximo.
Quando esta declaração foi circulada, houve uma grande gritaria por parte do público e os pilotos se dividiram. Alguns, como George Russell, defenderam a exclusão do TL3 por entender que ele não acrescenta muito ao processo de preparação.
Em outro extremo, Max Verstappen disse que se a F1 continuar mudando tanto seu formato, ele não “ficaria tanto mais tempo” na categoria, mesmo tendo um contrato válido até 2028. Um exemplo disso foi que a F1 está pensando em fazer uma segunda classificação específica em Baku, onde teríamos uma Sprint Race.
Segundo Gunther Steiner, chefe da Haas, a ideia é fazer a classificação da Sprint no sábado de manhã, reduzindo assim um dos treinos livres. A classificação de domingo passaria para sexta à tarde. Ainda não surgiram detalhes, mas uma decisão deve surgir nos próximos dias. O mais provável é este:
Sexta: Treino Livre (manhã) / Qualificação GP domingo (formato atual)
Sábado: Qualificação Sprint Race (1 volta lançada) / Sprint Race
Domingo: Corrida
O fato é que a F1 quer tornar o fim de semana mais movimentado e valorizar ainda mais outras ações. Isso também vai com o perfil dos novos fãs, que não tem tanta paciência para ver pouca ação na pista e movimentam bastante a chamada “segunda tela”. Sem contar a questão de negociar com os organizadores novas formas de aumentar o público presente nas arquibancadas.
O assunto está na mesa e deveremos ter novidades. O fato é que hoje em dia, com as mudanças nos acordos, tomar este tipo de decisão se torna um pouco mais fácil do que no passado. Porém, é preciso olhar tudo com muito cuidado para não agir na emoção.