Fórmula 1 e FIA anunciam utilização de combustíveis sustentáveis a partir de 2021
A entidade máxima do automobilismo comunicou nesta quinta-feira que a Fórmula 1 vai utilizar combustíveis sustentáveis a partir de 2021 e busca a taxa de emissão zero até 2030, visando mudanças climáticas e sustentáveis
A Federação Internacional de Automobilismo (FIA) anunciou nesta quinta-feira (17) que a Fórmula 1 utilizará combustível sustentável e metas de emissão zero de carbono até 2030. As mudanças comunicadas pelas entidade possuem efeito imediato, iniciando já na próxima temporada. Mais cedo, a Federação já havia confirmado o calendário da categoria com 23 etapas para o ano que vem.
A estratégia ambiental foi aprovada durante a Assembleia Geral anual da FIA. Montadoras de motores vão receber os primeros galões de combustíveis sustentáveis — produzidos com despejos biodegradáveis como folhas, restos de alimentos, papeis e plásticos — ainda nesta semana.
"A FIA aceita a responsabilidade, como líder no esporte a motor e mobilidade, de fazer um futuro com baixas emissões de dióxido de carbono para reduzir impactos ambientais e contribuir para um planeta mais verdade" disse Jean Todt, presidente da entidade.
Siga o GRANDE PRÊMIO nas redes sociais:
Fórmula 1 encerrou a temporada 2020 no último domingo em Abu Dhabi (Foto: Getty Images/Red Bull Content Pool)
"Aprecio o forte comprometimento de pilotos da F1 com o meio-ambiente. Obrigado a todos. Hoje, FIA e toda a família do esporte a motor dá um novo passo adiante para uma ambiciosa estratégia: neutralizar a emissão de carbono a partir de 2021 e chegar a zero até 2030", completou o dirigente.
A decisão da Federação Internacional de Automobilismo chega cinco anos depois do Acordo de Paris, quando diversos líderes mundiais declararam estado de emergência na questão climática em seus respectivos países. A discussão sobre o uso de combustíveis sustentáveis na Fórmula 1 existia há muito tempo, mas nunca saía do papel.
Este, no entanto, não é o primeiro passo da entidade máxima do automobilismo na direção da sustentabilidade. Em 2014, introduziu a Fórmula E, primeira categoria de veículos elétricos e, a Fórmula 1, os motores híbridos. De acordo com a FIA, o anúncio desta semana possui foco em três áreas estratégicas: acelerar a transformação para emissão neutra de carbono, promover inovadoras e sustentáveis soluções e caminhar para a sustentabilidade total no esporte a motor.
Conheça o canal do Grande Prêmio no YouTube! .
Siga o Grande Prêmio no Twitter e no Instagram!
Ouça os programas do GRANDE PRÊMIO no formato de podcast: