Script = https://s1.trrsf.com/update-1731943257/fe/zaz-ui-t360/_js/transition.min.js
PUBLICIDADE

Gasly surpreende favoritas e põe AlphaTauri na frente do TL1 do GP do Bahrein

O primeiro treino livre da temporada da Fórmula 1 contou com uma bandeira vermelha logo de cara e terminou com Pierre Gasly na frente

18 mar 2022 - 10h07
(atualizado às 11h31)
Compartilhar
Exibir comentários
(
(
Foto: Red Bull Content Pool / Grande Prêmio

GUIA DA FÓRMULA 1 2022: 5 RAZÕES PARA PRESTAR ATENÇÃO NA TEMPORADA DA F1

O tão esperado retorno da Fórmula 1 para a era dos novos carros chegou na manhã desta sexta-feira (18) com o primeiro treino livre para o GP do Bahrein. Com bastante movimentação na pista de Sakhir, algo já esperado, uma vez que as equipes ainda começam a entender o novo equipamento, foram Pierre Gasly e a AlphaTauri que saíram na frente de um pelotão bastante apertado.

▶️ Inscreva-se nos dois canais do GRANDE PRÊMIO no YouTube: GP | GP2

O piloto francês cravou 1min34s193 de pneus macios para pontear a sessão. A Ferrari foi a melhor equipe entre as que utilizaram pneus médios, com Charles Leclerc e Carlos Sainz em segundo e terceiro. George Russell, que também andou de macios, foi somente o quarto. Max Verstappen foi o quinto, com volta de médios, e competição direta com a Ferrari.

Lewis Hamilton pintou somente na sétima colocação, atrás ainda de Lance Stroll. A Mercedes ainda tem dificuldade em velocidade em alguns trechos da pista apesar do visual bem mais fino que apresentou para a sexta-feira. Lewis até andou de pneus macios, mas jamais figurou entre os primeiros colocados. Atrás dele, Fernando Alonso, Yuki Tsunoda e Sergio Pérez finalizaram o top-10.

Os destaques negativos do TL1 foram para Esteban Ocon e Valtteri Bottas. Não necessariamente os dois pilotos, que foram apenas passageiros, mas nas equipes. Ocon viu o sidepod da Alpine se desgrudar sozinho do carro rosa e ficar na pista, causando bandeira vermelha e mais de 20 minutos de atraso para o francês. Bottas, por sua vez, teve problema com o motor ainda na volta de instalação e só conseguiu retornar a poucos minutos no fim. Mas o problema persistiu, então o finlandês sequer deu a primeira volta rápida dele pela Alfa Romeo.

A Fórmula 1 segue a programação do GP do Bahrein deste fim de semana com o TL2 logo mais, às 12h (horário de Brasília). O GRANDE PRÊMIO acompanha todas as atividades AO VIVO e EM TEMPO REAL.

Pierre Gasly liderou o TL1 (Foto: Red Bull Content Pool)

Paddockast #139 | A previsão para cada um dos 20 pilotos da F1 2022

Confira como foi o TL1:

A Fórmula 1 voltou! No momento em que a bandeira verde apareceu, uma fila de carros se formou para tomar a pista de Sakhir sem perder tempo. Charles Leclerc foi o primeiro a ganhar o traçado, mas a pista estava movimentada desde a partida: Nico Hülkenberg, Valtteri Bottas, Guanyu Zhou e Kevin Magnussen apareceram nas primeiras imagens.

O primeiro a apresentar algo de significativo foi Bottas, que, ainda na volta de instalação, notou certa instabilidade no motor e retornou aos boxes da Alfa Romeo. A pista continuava enchendo e, com menos de 5min de treino, quase todos já passavam pela pista.

Logo em seguida, entretanto, a imagem mostrou um pedaço enorme de carroceria da Alpine simplesmente se soltar do carro de Esteban Ocon e cair na pista. A bandeira amarela apareceu inicialmente, mas quase que de imediato virou vermelha e parou o treino. Somente Fernando Alonso não havia ao menos entrado na pista até o momento. Entre os 13 que tinham volta anotada, Lando Norris liderava, mas com tempos ainda pouco representativos.

Após 13 minutos de interrupção, bandeira verde e Alonso na pista pela primeira vez na temporada. Os pilotos da AlphaTauri saíam para fazer algum tipo de exercício conjunto, com Yuki Tsunoda abrindo a porta para Pierre Gasly ultrapassar nas curvas. Alexander Albon, na primeira atividade oficial como piloto titular da F1 em mais de um ano, deu uma pequena escapada com a Williams. George Russell, enquanto isso, afirmava no rádio que os carros estavam sendo bastante afetados pelo vento em Sakhir.

Por conta dos minutos perdidos, a tendência, que já era da pista ficar cheia, foi ressaltada. O traçado estava lotado o tempo todo. Na marca de 30 minutos, apenas Bottas e Ocon, os únicos dois a sofrerem algum tipo de problema, não tinham volta rápida. Verstappen liderava com a Red Bull: 1min34s742. De pneus macios, Alonso aparecia em segundo.

Para reforçar a liderança de Verstappen, Sergio Pérez também mostrava força e, de pneus médios, saltava para a segunda colocação. A Mercedes não aparecia entre os carros mais velozes e ainda perdia um pequeno pedaço do carro de George Russell na pista. Sem consequências para a continuidade do treino, desta feita.

Charles Leclerc rodou na segunda metade do TL1 (Foto: F1)

O responsável pela primeira bandeira vermelha, Ocon, enfim conseguia retornar à pista para a segunda metade da atividade. De pneus macios, como o companheiro Alonso, colocava a Alpine na quarta colocação. As duas Red Bull vinham na frente, enquanto as Alpine seguiam.

As escapadas aconteciam. Mick Schumacher saiu da pista antes da curva dez, enquanto Leclerc, que fazia volta com chances de impulsioná-lo para a liderança, rodou sozinho na curva 11. Quem aproveitou para tomar a frente foi Russell. Agora, sim, com a Mercedes surgindo na dianteira e cruzando assim a marca de 45min.

Durou pouco, entretanto, porque Gasly - com os mesmos macios de Russell - partiu para 1min34s193. As duas Ferrari apareceram de médios para entrarem em segundo e terceiro com Leclerc à frente de Carlos Sainz.

O próximo a dar uma escapada foi Albon - a segunda, aliás. Mas a Williams aparentava estar muito confortável na primeira parte da segunda metade da classificação. Bottas, por outro lado, tentou sair para a pista e teve de voltar rapidamente. Seguia sem volta rápida e sofrendo com o motor Ferrari da Alfa Romeo.

O movimento na pista continuou alto nos minutos finais, mas, ao contrário do esperado, sem grandes incursões por voltas mais velozes. No fim das contas, Gasly liderou realmente, fazendo a AlphaTauri superar Ferrari, Red Bull e Mercedes. Leclerc, Sainz, Russell, Verstappen, Lance Stroll, Hamilton, Alonso, Tsunoda e Pérez finalizaram o top-10.

F1 2022, GP do Bahrein, Sakhir, TL1:

1 P GASLY AlphaTauri Honda 1:34.193   23
2 C LECLERC Ferrari 1:34.557 +0.364 22
3 C SAINZ Ferrari 1:34.611 +0.418 23
4 G RUSSELL Mercedes 1:34.629 +0.436 23
5 M VERSTAPPEN Red Bull Honda 1:34.742 +0.549 22
6 L STROLL Aston Martin Mercedes 1:34.814 +0.621 22
7 L HAMILTON Mercedes 1:34.943 +0.750 17
8 F ALONSO Alpine 1:35.000 +0.807 14
9 Y TSUNODA AlphaTauri Honda 1:35.028 +0.835 20
10 S PÉREZ Red Bull Honda 1:35.050 +0.857 23
11 G ZHOU Alfa Romeo Ferrari 1:35.053 +0.860 20
12 E OCON Alpine 1:35.151 +0.958 15
13 N LATIFI Williams Mercedes 1:35.644 +1.451 15
14 N HÜLKENBERG Aston Martin Mercedes 1:35.815 +1.622 23
15 A ALBON Williams Mercedes 1:35.923 +1.730 17
16 L NORRIS McLaren Mercedes 1:36.304 +2.111 22
17 D RICCIARDO McLaren Mercedes 1:36.402 +2.209 20
18 M SCHUMACHER Haas Ferrari 1:36.536 +2.343 23
19 K MAGNUSSEN Haas Ferrari 1:36.804 +2.611 21
20 V BOTTAS Alfa Romeo Ferrari   ###### 2

GUIA FÓRMULA 1 2022

# Fórmula 1 vive temporada de revolução e torce por reedição de batalha épica

# Caçador experiente, campeão Verstappen passa a ser maior das caças da F1

# Desafiante e mordido, Hamilton vai atrás de melhor versão em revanche na F1

# Novo regulamento vira prato cheio para chance de ouro de veteranos do grid da F1

# Fórmula 1 volta ao passado para acertar futuro e equilibrar forças do grid

# Ferrari atropela McLaren e entra na temporada com top-3 como meta mínima

# Mercedes e Red Bull contam com protagonistas e fiéis escudeiros para duelo 2.0

# Williams, Alfa Romeo e Haas miram subida no grid em ano de renovação

# Magnussen e Albon retornam, e Zhou é único estreante da Fórmula 1

# Fórmula 1 mira calendário recorde em ano de guerra, pandemia e Copa do Mundo

# Talentoso Russell enfim recebe carro à altura e vira peça-chave na Mercedes

GUIA DA FÓRMULA 1 2022: TEMPORADA DE REVOLUÇÃO E TORCIDA POR NOVO VERSTAPPEN X HAMILTON

Acesse as versões em espanhol e português-PT do GRANDE PRÊMIO, além dos parceiros Nosso Palestra e Teleguiado.
Grande Prêmio
Compartilhar
Publicidade
Seu Terra












Publicidade