Script = https://s1.trrsf.com/update-1725976688/fe/zaz-ui-t360/_js/transition.min.js
PUBLICIDADE

Goodwood: o festival dos fãs de velocidade completa 30 anos

Se existe um festival pensado para o fã de velocidade, Goodwood é o lugar. Nesta quarta, clássicos, modernos e futuristas desfilam

13 jul 2023 - 08h00
Compartilhar
Exibir comentários
Nigel Mansell e a Williams FW14 no Festival of Speed de 2022
Nigel Mansell e a Williams FW14 no Festival of Speed de 2022
Foto: Goodwood

Para o inglês, a chegada do verão já é um acontecimento. Afinal, a velha ilha sofre boa parte do ano com o tempo chuvoso e carrancudo. O sol e o calor tomam contar do cenário. Para os fãs de automobilismo, é a chegada de um evento sem igual: o Festival da Velocidade (Festival of Speed), em Goodwood.

Um evento que começou despretensioso é simplesmente um dos mais originais eventos de esporte a motor do mundo da atualidade. Os trabalhos começaram em 1993, quando Charles Henry Gordon-Lennox, ou simplesmente o Duque de Richmond e Gordon, após assumir uma das propriedades da família, quis reativar o automobilismo na região.

Foto da mansão de Goodwood com os participantes do primeiro Festival of Speed, em 1993
Foto da mansão de Goodwood com os participantes do primeiro Festival of Speed, em 1993
Foto: James Bareham / Goodwood

Quando falamos em propriedade, estamos falando de uma área de 50km2 (12.000 acres), incluindo uma mansão construída em 1616. Goodwood está localizada em Chichester, encravada no meio das Midlands britânicas (aquele festival de verde que estamos acostumados a ver em filmes).

Além da mansão, a propriedade tem 2 campos de golfe, uma fazenda orgânica, um aeródromo e um hotel com 91 quartos.  E uma pista de corrida, é claro.

O avô do Duque era um entusiasta de velocidade e montou este traçado de 3,6km, inaugurado em 1948 (este ano também se comemoram os 75 anos de inauguração). A pista recebeu diversas modalidades, inclusive corridas não-oficiais de F1 (Giuseppe Farina venceu em 1951). Porém, por motivos de segurança, a pista parou de receber eventos oficiais e ficou disponível para testes. Em um deles, Bruce McLaren perdeu a vida em 1970.

Stirling Moss em Goodwood em 1948
Stirling Moss em Goodwood em 1948
Foto: BARC/Goodwood

Buscando retomar esta tradição, em 1993 começou o Festival da Velocidade. Inicialmente, era um evento pequeno reunindo colecionadores de carros e motos antigos para fazer um traçado de 1,6km pensado para subida de montanha. Mesmo sendo na mesma data da edição das 24 Horas de Le Mans daquele ano, 25.000 pessoas estiveram presentes.

No ano seguinte, o sábado foi acrescentado. Com o sucesso de público, um final de semana não bastava: a sexta-feira também foi adicionada. Desde 2010, o Festival of Speed é um evento de quatro dias que arrasta mais de 150.000 pessoas. Este ano, o evento completa 30 anos.

A diversidade atrai e é o paraíso para os “cabeças de gasolina”. Além dos veículos de competição clássicos, temos exposição de carros atuais, tecnologias, eventos com pilotos, apresentação de novos veículos de competição e de rua (a Lamborghini fará a exposição do seu Hypercar que disputará o FIA WEC e o IMSA ano que vem, por exemplo) e tantas outras coisas.

A Lamborghini apresentará oficialmente o seu Hypercar em Goodwood
A Lamborghini apresentará oficialmente o seu Hypercar em Goodwood
Foto: Scuderia Milani / Twitter

Mas a cereja do bolo é a subida de montanha. Um desfile de carros e motos dos mais diversos tipos toma parte. Este ano, teremos carros do Mundial de Rally (WRC), Le Mans (incluindo a Ferrari 499P vencedora deste ano), NASCAR, F1 (com foco na Lotus e McLaren). Entre as motos, Aprilla, Ducatti, Honda e KTM baterão ponto. Para babar, a lista completa está aqui.

E para quem não tem condições de ir até Goodwood, o evento vem até você através do canal oficial do evento. Para saber sobre o Festival of Speed e as demais atividades, clique aqui .

Parabólica
Compartilhar
Publicidade
Seu Terra












Publicidade