GP da Arábia Saudita: F1 acelera forte perto dos muros
Um circuito de rua veloz? É isso que a Arábia Saudita traz para a F1 e faz os pilotos terem atenção redobrada para não alcançar os muros...
A F1 chega pela terceira vez na Arábia Saudita, em um circuito de rua que foge das características habituais de um. Se você pensa que é uma pista estreita e de baixa velocidade, sinto informar que estas características estão longe da realidade...
Os organizadores montaram um traçado no orla de Jeddah um circuito longo (mais de 6km), largo e surpreendentemente rápido. Para se ter idéia, comparando as voltas de classificação de 2022, o circuito saudita teve a segunda média de velocidade do campeonato, ficando somente atrás de Monza.
Junte à velocidade, um circuito com um asfalto bastante liso e curvas com problemas de visibilidade. No fim, a equação deu um traçado que acaba por ser desafiante aos pilotos justamente pelo fato de exigir muita atenção para evitar os muros andando em um ritmo tão forte e com uma superfície suja.
Em termos de desgaste de pneus, esta não é tanta a preocupação. O asfalto não gera tanto desgaste, embora a pista seja acossada pela sujeira da areia trazida pelos ventos. A Pirelli optou por trazer para Jeddah a mesma gama intermediária do ano passado (C2/C3/C4).
Porém, para 2023, com base na experiência ganha no primeiro ano do uso dos pneus 18”, a Pirelli decidiu tirar a pressão traseira e deixar o pneu traseiro menos inclinado (camber). O que isso permite: os carros vão ter um pouco mais de aderência atrás, sair menos de traseira. Isso em tese permite os pilotos poderem negociar as curvas com mais confiança.
Mesmo com o perfil de alta velocidade, os times deverão trazer o pacote para pistas de média velocidade, mas com um acerto com pouca inclinação para buscar a menor resistência ao ar possível sem prejudicar a geração de pressão aerodinâmica. Junte a isso 3 zonas de DRS para tentar permitir as ultrapassagens...
Sem nenhum tipo de entrada do Carro de Segurança, a previsão é que 1 parada de box seja feita. Porém, com a alta velocidade e os muros em volta, um Carro de Segurança tem chance de aparecer na prova. Em tese, a estratégia deverá ser largar com médio (C3) e terminar a prova com os duros (C2), tal como ano passado.
Em um cenário como esse, a Red Bull chega como favorita. Porém, como a variável de pneus não é tao determinante como no Bahrein, deveremos ver Ferrari e Mercedes chegando um pouco mais próximas para disputar as primeiras posições. E não se pode deixar de fora a Aston Martin. Aliás, os olhos estarão voltados para ver se o AMR23 é realmente bem-nascido ou se o Bahrein foi um ponto fora da curva.
A ver o que a Arabia Saudita nos entrega. Tivemos um 2021 tenso entre Verstappen e Hamilton e uma edição 2022 que quase não aconteceu pelos ataques de misseis vindo do Iêmen. Jeddah é uma pista que veio para ser provisória. Mas como Al-Qiddyah, a mega cidade planejada para o futuro da Arábia Saudita não fica pronta e o cenário a beira mar acaba sendo agradável...vai ficando...