Script = https://s1.trrsf.com/update-1730403943/fe/zaz-ui-t360/_js/transition.min.js
PUBLICIDADE

Grupo Volkswagen confirma entrada de Audi e Porsche na Fórmula 1 a partir de 2026

De acordo com Herbert Diess, diretor-executivo da VW, Audi e Porsche ingressarão na Fórmula 1 daqui quatro anos, quando categoria passará por nova reformulação técnica. Aumento da popularidade da F1 é o principal fator para a decisão

2 mai 2022 - 08h46
(atualizado às 09h07)
Compartilhar
Exibir comentários
CEO do Grupo Volkswagen, Herbert Diess confirmou expectativas de entrada das fornecedoras
CEO do Grupo Volkswagen, Herbert Diess confirmou expectativas de entrada das fornecedoras
Foto: Lulop / Grande Prêmio

'BOMBA VERSTAPPEN' VAI FICAR DESARMADA COM MAIS VITÓRIAS COMO ÍMOLA NA FÓRMULA 1 2022?

O diretor-executivo do grupo Volkswagen, Herbert Diess, confirmou: Audi e Porsche entrarão na Fórmula 1 a partir de 2026, quando a categoria irá passar por uma nova reformulação técnica. O aumento da popularidade do esporte - principalmente no mercado americano e também no asiático - foi o principal motivo para a decisão, segundo o CEO da VW.

"Na Porsche, isso já é relativamente concreto. Na Audi, não tanto", disse Diess em uma entrevista transmitida pela Volkswagen. "Se você está no esporte a motor, deve estar na Fórmula 1", defendeu. "É lá que o efeito é maior", avaliou.

▶️ Inscreva-se nos dois canais do GRANDE PRÊMIO no YouTube: GP | GP2

Audi e Porsche vão entrar na F1 em 2026 (Foto: Reprodução)

"Você não pode entrar na Fórmula 1 a menos que a janela de tecnologia se abra. É preciso uma mudança de regra para chegar lá", completou o diretor-executivo, confirmando que as novas regras da F1 têm papel fundamental na escolha de entrada a partir de 2026.

Em tal ano, a Fórmula 1 vai começar a adotar um caminho mais sustentável. Os motores manterão a tecnologia V6 turbo, mas com a extinção do MGU-H, bateria responsável por gerar energia elétrica nos carros, enquanto o MGU-K passa a compensar neste aspecto. Cerca de 476 cv devem ser entregues pelo motor de combustão e o motor elétrico.

+ Red Bull admite que conversas com Audi e Porsche por parceria na F1 são "lógicas"

O combustível será 100% neutro em CO2, e o teto de gastos deve ser mantido em US$ 140 milhões (R$ 666 milhões na cotação atual).

Ainda segundo Diess, se as fábricas não aproveitarem essa oportunidade de entrarem no campeonato, a próxima será apenas em dez anos. "Você precisa de um novo desenvolvimento de motor e para fazer um novo desenvolvimento de motor, você precisa de três ou quatro anos", analisou.

A tendência é que Audi e Porsche deixem de competir em outras categorias do esporte a motor e que, ao menos a segunda marca, de fato, entre na Fórmula 1 como fornecedora. Conforme indicado por Diess, a Porsche já tem negociações mais encaminhadas para uma parceria - que, ao que tudo indica, seja com a Red Bull. As duas partes já trabalharam juntas no WRC (Mundial de Rali).

A Audi, por sua vez, quer uma equipe própria e um motor autoral para ingressar na F1. O desejo da fábrica de Ingolstadt não é, no entanto, começar com um time do zero - e, sim, comprar alguma das atuais equipes. McLaren, Williams, Sauber (Alfa Romeo) e até mesmo a Aston Martin já foram apontadas como possíveis alvos.

HAMILTON ESTÁ APENAS MAL OU FALTA DE SORTE TAMBÉM TOMOU CONTA NA FÓRMULA 1 2022?

Acesse as versões em espanhol e português-PT do GRANDE PRÊMIO, além dos parceiros Nosso Palestra e Teleguiado.
Grande Prêmio
Compartilhar
Publicidade
Seu Terra












Publicidade