Hamilton responde declarações e cutuca Alonso com foto de pódio na McLaren 2007
Horas depois de Fernando Alonso dizer que via mais valor nos títulos de Max Verstappen do que nos de Lewis Hamilton, o heptacampeão postou uma foto em sua conta no Twitter em que aparece em primeiro no pódio, consolando o segundo colocado, justamente Alonso, no GP dos EUA de 2007, quando ambos eram companheiros de McLaren
Lewis Hamilton decidiu não levar desaforo para casa. Depois de uma entrevista de Fernando Alonso ao jornal holandês De Telegraaf ganhar repercussão após o espanhol afirmar que os títulos de Max Verstappen tinham mais valor do que os de Hamilton, o heptacampeão utilizou as redes sociais para rebater a declaração.
Lewis postou uma foto do pódio GP dos Estados Unidos de 2007. Na ocasião, o então novato bateu Alonso, seu companheiro de equipe, para vencer apenas sua segunda corrida na carreira. A prova ficou justamente marcada por ter sido o início de uma guerra interna entre os dois na McLaren.
Hamilton largou na pole-position e tinha a corrida controlada até a volta 37, quando Fernando se aproximou. O espanhol tentou uma manobra por fora, mas não conseguiu completá-la. Em seguida, o Príncipe das Astúrias passou rente ao muro dos boxes na volta seguinte, reclamando da defesa do companheiro de equipe.
No final das contas, Alonso acabou deixando a McLaren no final daquela temporada. A briga interna com o heptacampeão acabou abrindo caminho para um título surpreendente de Kimi Räikkönen com a Ferrari em 2007.
"Sinto um grande respeito por Lewis, mas é diferente vencer sete campeonatos quando só se precisa lutar contra o seu companheiro de equipe", disse Alonso na entrevista ao De Telegraaf. "Então penso que um título assim tem menos valor do que quando se tem menos campeonatos, mas foi preciso lutar contra adversários com equipamentos iguais ou melhores que o seu", explicou.
▶️ Inscreva-se nos dois canais do GRANDE PRÊMIO no YouTube: GP | GP2
Em seguida, Alonso citou o próprio exemplo nos dois anos em que foi campeão com a Renault. Em sua primeira conquista, em 2005, o atual piloto da Alpine teve uma temporada dominante, liderando desde o início, e ergueu o caneco no GP do Brasil, a duas corridas para o fim da temporada. Já em 2006, a disputa contra a Ferrari de Schumacher foi até a última etapa, coincidentemente também no Brasil.
"Em 2005 e 2006, eu comecei bem a temporada e consegui criar uma vantagem. Talvez os outros tivessem melhores carros, mas eu consegui administrar essa vantagem", declarou Alonso, que na ocasião dividia os boxes da Renault com Giancarlo Fisichella.
"Nunca lutei por esses títulos contra os meus companheiros de equipe, assim como nem vi Max lutar contra [Sergio] Pérez ou [Alexander] Albon para ganhar corridas. Mas Schumacher, em particular, enfrentou seu companheiro para vencer cinco Mundiais seguidos, e Hamilton lutou contra [Nico] Rosberg e [Valtteri] Bottas. É diferente, eu acho", continuou.
Assim que a entrevista repercutiu, Alonso usou as redes sociais para esclarecer que considerava "todos os títulos incomparáveis" e ainda acusou a publicação de sensacionalismo. "E mais uma vez: todos os títulos são incríveis, merecidos e inspiradores. Incomparáveis entre si, vamos aproveitar os campeões e as lendas do nosso tempo atual. Cansado da busca contínua por manchetes. Vamos aproveitá-los", disse o piloto em sua conta oficial no Twitter.
Esta não foi a primeira vez na temporada que os dois se desentendem. No GP da Bélgica, Hamilton causou uma colisão com o espanhol ainda na primeira volta, e viu Alonso chamá-lo de idiota e afirmar que "só sabia ganhar quando largava em primeiro" no rádio. Mesmo após o heptacampeão assumir a culpa, o espanhol voltou a ironizar o incidente, relembrando a batida com Rosberg em 2014.
Os dois até chegaram a fazer as pazes, com o bicampeão colocando a culpa na imprensa pela grande repercussão. Lewis entregou um boné autografado para Alonso para selar a paz, que acabou não durando muito tempo.
Acesse as versões em espanhol e português-PT do GRANDE PRÊMIO, além dos parceiros Nosso Palestra e Teleguiado.