Script = https://s1.trrsf.com/update-1731009289/fe/zaz-ui-t360/_js/transition.min.js
PUBLICIDADE

Hora da saída? Mais uma vez, a Red Bull pode ficar sem Newey

O contrato do projetista termina no final do ano e a possibilidade da saída mais uma vez aparece. Red Bull se prepara para tudo

29 mar 2023 - 11h18
(atualizado em 3/4/2023 às 13h59)
Compartilhar
Exibir comentários
De saída? O contrato de Adrian Newey se encerra este ano. Fica ou nao?
De saída? O contrato de Adrian Newey se encerra este ano. Fica ou nao?
Foto: Red Bull Pool Content

O curioso da F1 é que ela se preenche de várias não-notícias. Alguns temas são tão óbvios, porém acabam ajudando a deixar a roda girando. O mais novo tema do dia é a possibilidade (vejam bem, a possibilidade) de Adrian Newey se aposentar em breve.

O contrato da Red Bull com o seu principal projetista se encerra no fim deste ano. Aos 65 anos, Newey aparenta estar em plena forma, comparece a várias corridas no ano e tem uma série de projetos ainda em curso.

Formalmente, hoje ele ocupa o cargo de Chefe do Departamento Técnico da Red Bull. Seria um grande gerente de tudo que a área de tecnologia da Red Bull estaria desenvolvendo, incluindo a F1. Tempos atrás, Newey havia dito que a categoria não lhe trazia grandes desafios e que considerava outras situações. Esta foi a solução encontrada para mantê-lo no estábulo taurino.

Não é de hoje que Newey não toca o cotidiano da equipe de F1. O trabalho mais pesado fica nas mãos do francês Pierre Wache, que está no time desde 2013. Da prancheta da sua sala em Milton Keynes, saíram projetos como o Aston Martin Valkyrie (que ainda se aventa a possibilidade de ir para o WEC) e está em gestação do RB17, que é outro hipercarro.

Mesmo com toda a tecnologia, Newey usa a prancheta para suas ideias....
Mesmo com toda a tecnologia, Newey usa a prancheta para suas ideias....
Foto: Red Bull Pool Content

Porém, a Red Bull sabe que um dia não poderá mais contar com os serviços de Newey. Por isso que cada vez mais procura fazer um caminho muito semelhante ao que a McLaren fez justamente quando o próprio Newey saiu do time: não ficar dependente de um único nome. Por isso vem fazendo investimentos tanto em pessoal como em equipamentos (um novo túnel de vento está em construção).

Um alerta também para uma possível aposentadoria veio do grave acidente que Newey sofreu andando de bicicleta na Croácia e que lhe deu um breve período de hospitalização em 2021, em um momento crítico de desenvolvimento do carro daquele ano e de 2022.

Um outro aspecto é que, por conta do novo regulamento, um novo animo veio para o veterano projetista. Ao que se falou, Newey trabalhou bastante nas suspensões do RB18, dada a sua experiência com carros de efeito-solo. O resultado foi o que vimos nas pistas e está ainda aparecendo com o RB19.

Mas ciclos terminam. A Red Bull sabe e ele próprio também. Newey é um apaixonado por carros e pela técnica. Seu livro, “How to build a car” (Como construir um carro), é uma declaração de amor às 4 rodas e deixa muito a mostra sua filosofia. Aparentemente, não será daqueles que, mesmo deixando a F1, ficará quieto.

Fará falta caso saia agora? Com certeza. A Red Bull certamente irá usar a carta de que um novo regulamento técnico vem para 2026 e tantos outros projetos podem ser desenvolvidos para que Newey siga. Mas os taurinos sabem que uma estrutura de sucesso não depende só de cérebros. Mas também de método. Aqui reside a esperança e o suor de Christian Horner.

Newey e Horner no GP dos EUA de 2022. A dupla que construiu a Red Bull vencedora
Newey e Horner no GP dos EUA de 2022. A dupla que construiu a Red Bull vencedora
Foto: Red Bull Pool Content

Por enquanto, só nos resta especular. Pelo bem do esporte, queremos que Newey siga mostrando sua inventividade. Mas antes de tudo, vem o ser humano.

Parabólica
Compartilhar
Publicidade
Seu Terra












Publicidade