Leclerc completa 'trinca dos treinos' e lidera TL3 do GP da Espanha de Fórmula 1
A abertura do sábado da classificação do GP da Espanha foi bem quente pelo sol forte em Barcelona e pelas simulações de classificação na pista. Charles Leclerc levou a melhor
FÓRMULA 1 2022: TUDO SOBRE A SEXTA-FEIRA DO GP DA ESPANHA | Briefing
Acabaram os treinos livres no calor de Barcelona. Na manhã deste sábado (21), que terá classificação em algumas horas, os carros foram à pista para a terceira e última sessão livre do GP da Espanha. Nas últimas tentativas de entender as novidades trazidas por todas as equipes com as atualizações em tempo da definição do grid, a pista nem esteve tão movimentada. No fim da hora, Charles Leclerc ficou com a liderança.
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Ferrari e Red Bull se opõem em 'dia de testes' na Espanha. Mercedes reage
Mas não dá para negar que o terceiro treino livre deixou um gostinho de quero mais. O motivo: os seis primeiros colocados - duplas de Ferrari, Red Bull e Mercedes - estiveram separados por somente 0s488. Leclerc fez 1min19s772, enquanto Sergio Pérez, o sexto, fez 1min20s260.
Max Verstappen foi o segundo colocado, somente 0s072 atrás de Leclerc. George Russell foi o terceiro a último na lista dos que baixaram de 1min20s, enquanto Lewis Hamilton e Carlos Sainz, nesta ordem, aparecem em quarto e quinto, antes de Pérez.
Ainda que fora deste pequeno grupo, Lando Norris esteve só 0s6 mais lento que o líder: bom número para quem aparece na sétima colocação. Kevin Magnussen foi o último a ficar no mesmo segundo e, junto a Valtteri Bottas, e Esteban Ocon, fechou o top-10.
O fim de semana está, até aqui, invicto de bandeiras vermelhas. O que não quer dizer que tenha algum tipo de problemas. Os primeiros minutos do TL3 apresentaram dois focos de incêndios nos freios traseiros dos carros. Inicialmente, Pierre Gasly; em seguida, e de maneira mais séria, Mick Schumacher. Os dois tiverem de entregar os carros nas garagens, respectivamente, de AlphaTauri e Haas. Nenhum deles voltou à pista.
O GRANDE PRÊMIO cobre in loco as ações da categoria no Circuito de Barcelona-Catalunha com Eric Calduch e, além disso, acompanha tudo AO VIVO e em TEMPO REAL. Logo mais, a classificação começa às 11h [Brasília, GMT-3].
Max Verstappen ficou no segundo lugar (Foto: Red Bull Content Pool)
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Confira como foi o TL3:
O terceiro treino livre, posicionado na hora do almoço no horário espanhol, entregou temperatura ainda mais quente que aquela das sessões da sexta-feira e cruzava a marca de 30°C. O céu era de almanaque: praticamente sem qualquer nuvem para as últimas preparações antes da classificação.
Quando o relógio apontou para as 13h locais [8h de Brasília], Lando Norris foi o primeiro a tomar a pista. O piloto da McLaren entrou no TL2 de ontem com parafina e pronto para alguns testes, mas o dia acabou cedo, porque Norris passou pela zebra e danificou o assoalho do carro. Com tudo recuperado, foi atrás do tempo perdido e de pneus médios.
Antes que mais gente pudesse ocupar a pista, problemas para Pierre Gasly. O carro apareceu com um foco de incêndio na traseira mesmo ainda dentro do pit-lane e fez com que a AlphaTauri trabalhasse rápido para controlar a situação e mandar o bólido recuar para a garagem.
Pierre Gasly teve problemas logo no começo do TL3 (Foto: Red Bull Content Pool)
O começo do TL3 era mais lento que o esperado. Valtteri Bottas foi mais um a sair, mas depois de dez minutos só os dois, Norris e Bottas, tinham voltas cronometradas. Alguns outros tinham entrado somente para voltas de instalação, mas retornado aos boxes.
Depois disso, um pouco mais de movimentação: os dois pilotos da Haas foram cravar volta veloz, assim como Yuki Tsunoda, que atacou a zebra de maneira dura e perdeu tempo. Mas um novo problema com fogo se manifestaria: Mick Schumacher também começou a ter algumas labaredas na altura do freio traseiro direito e levou o carro de volta ao pit-lane. Já junto a equipe o incêndio piorou e danificou bastante a parte traseira do Haas.
Por sorte, porém, nenhuma das situações causou interrupção na pista: apenas prejuízo para os pilotos. A Red Bull sequer havia colocado os carros na pista, mas passou a fazer isso a partir daí. As voltas rápidas começaram a aparecer: logo de macios, Charles Leclerc andou em 1min20s278 e colocou 0s2 em Carlos Sainz, que teve o chassi trocado para este sábado após o que o chefe Mattia Binotto chamou de "pequeno vazamento".
A situação de Lewis Hamilton também era um tanto quanto complicada. No rádio da Mercedes, o heptacampeão avisou que tinha um problema com a asa móvel e teria de voltar aos boxes para a equipe avaliar. Max Verstappen apareceu de pneus macios e fez boa volta, mas também deu seu aviso à equipe: tinha dificuldades de virar o carro quando em baixa velocidade.
Na marca de metade do treino, Leclerc liderava e tinha a companhia de Verstappen, Sainz, Sergio Pérez, George Russell, Hamilton, Bottas, Esteban Ocon, Guanyu Zhou e Fernando Alonso no top-10.
As duplas de McLaren e Aston Martin pintavam longe disso, fora do top-10, mas ao menos com uma explicação: ainda não tinham colocado os pneus macios para dar voltas lançadas. Quem fazia isso era Kevin Magnussen, que tirava o atraso da ausência de Schumacher para a Haas e pulava para a quinta colocação, na frente de Russell e Hamilton.
Após algum tempo ponteando a sessão, Leclerc apareceu para ser ainda mais rápido. Com 1min19s772 colocou um ponto de exclamação na posição daquele momento, mas trouxe Russell a reboque. O piloto da Mercedes também baixou de 1min20s e fez 1min19s920 para alcançar a segunda colocação. Enquanto isso, Hamilton reclamava: a Mercedes dava informações da volta de Russell, não da melhor volta geral, que era o que Lewis gostaria de ver.
A transmissão da TV foi encontrar Gasly. O piloto francês seguia fora do carro com menos de 20 minutos para o fim, algo que praticamente garantia que ele não voltaria ao cockpit. Assim, essencialmente, Gasly e Schumacher nem participaram do treino, apesar do alemão ter uma volta altíssima cronometrada.
Com todos de pneus macios, Norris enfim saltou para a posição de melhor do resto com a McLaren, mas Ricciardo ficou fora do top-10. Como ficaram, também os dois pilotos da Aston Martin. A última chance de algum dos primeiros colocados melhorar a volta veio com Pérez, mas o mexicano se manteve em sexto e a 0s488 de Leclerc.
Foi isso. Charles liderou mais um treino livre, o terceiro do fim de semana, e se qualificou a ser favorito para a classificação de logo mais.
F1 2022, GP da Espanha, Barcelona, TL3:
1 | C LECLERC | Ferrari | 1:19.772 | 23 | |
2 | M VERSTAPPEN | Red Bull | 1:19.844 | +0.072 | 12 |
3 | G RUSSELL | Mercedes | 1:19.920 | +0.148 | 16 |
4 | L HAMILTON | Mercedes | 1:20.002 | +0.230 | 18 |
5 | C SAINZ | Ferrari | 1:20.129 | +0.357 | 23 |
6 | S PÉREZ | Red Bull | 1:20.260 | +0.488 | 19 |
7 | L NORRIS | McLaren Mercedes | 1:20.403 | +0.631 | 18 |
8 | K MAGNUSSEN | Haas Ferrari | 1:20.646 | +0.874 | 21 |
9 | V BOTTAS | Alfa Romeo Ferrari | 1:20.781 | +1.009 | 24 |
10 | E OCON | Alpine | 1:20.882 | +1.110 | 18 |
11 | D RICCIARDO | McLaren Mercedes | 1:20.910 | +1.138 | 17 |
12 | S VETTEL | Aston Martin Mercedes | 1:20.944 | +1.172 | 24 |
13 | F ALONSO | Alpine | 1:20.981 | +1.209 | 17 |
14 | G ZHOU | Alfa Romeo Ferrari | 1:21.201 | +1.429 | 19 |
15 | Y TSUNODA | AlphaTauri Honda | 1:21.449 | +1.677 | 22 |
16 | L STROLL | Aston Martin Mercedes | 1:21.520 | +1.748 | 23 |
17 | A ALBON | Williams Mercedes | 1:21.572 | +1.800 | 18 |
18 | N LATIFI | Williams Mercedes | 1:22.419 | +2.647 | 18 |
19 | M SCHUMACHER | Haas Ferrari | 1:25.467 | +5.695 | 4 |
20 | P GASLY | AlphaTauri Honda | 1 |
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