Script = https://s1.trrsf.com/update-1730403943/fe/zaz-ui-t360/_js/transition.min.js
PUBLICIDADE

Leclerc confirma força da Ferrari e conquista pole do GP de Singapura. Verstappen é 8º

A briga pela pole-position foi intensa em Singapura. E terminou nas mãos de Charles Leclerc, com Max Verstappen bem distante de confirmar o título neste fim de semana

1 out 2022 - 11h17
(atualizado às 11h29)
Compartilhar
Exibir comentários
Charles Leclerc é pole em Singapura
Charles Leclerc é pole em Singapura
Foto: Ferrari / Grande Prêmio

TUDO SOBRE A CLASSIFICAÇÃO DA FÓRMULA 1 EM SINGAPURA | Briefing

Após o dia começar com chuva e muita água na pista antes do último treino livre, a situação era diferente para a classificação. Neste sábado (1), a Fórmula 1 até pegou um resto de água no traçado na hora de começar a definição do grid de largada para o GP de Singapura, mas já não chovia mais. O começo da classificação aconteceu de pneus intermediários, mas logo a pista secou de vez. Charles Leclerc levou a melhor neste cenário e conquistou a pole-position.

▶️ Inscreva-se nos dois canais do GRANDE PRÊMIO no YouTube: GP | GP2

Foi, sem dúvidas, uma classificação diferente. O Q3, com todo mundo já de pneus macios, ofereceu a possibilidade de que permanecessem por mais tempo na pista, sem aquela longa parada nos boxes para preparar a última volta. Assim, a mudança de mãos da primeira colocação foi intensa. E terminou na mão de Leclerc.

É, assim, a nona pole de Leclerc em 17 fins de semana do ano. Ou seja, larga na frente em mais da metade das oportunidades. Sergio Pérez estará ao lado na primeira fila, enquanto Lewis Hamilton e Carlos Sainz estão logo atrás. Fernando Alonso, Lando Norris e Pierre Gasly ainda aparecem na frente de Max Verstappen. Kevin Magnussen e Yuki Tsunoda concluem o top-10.

A situação de Verstappen foi curiosa. O holandês era o último piloto na pista bem após zerar o cronômetro e tinha pista limpa. O tempo era competitivo: tinha chances de pole, mas era quase certeza que pularia para as duas primeiras filas no grid. Entretanto, pouco antes de chegar, a Red Bull ordenou que voltasse ao pit-lane. "Porra! Mas que porra é essa?", questionou, assim mesmo. "Eu não entendo", falou. Christian Horner, chefe da Red Bull, só respondeu que explicaria na garagem.

O que os fatores postos — situação climática, o fato de ser uma pista travada e onde a F1 não ia desde 2019 — criaram foi abertura para coisas estranhas. Por exemplo, George Russell foi eliminado no Q2 e larga em 11º. Esteban Ocon, que até o momento tirava muito da Alpine no traçado de Marina Bay, será 18º no grid de largada.

GRANDE PRÊMIO acompanha AO VIVO e EM TEMPO REALtodas as atividades do GP de Singapura de Fórmula 1. No domingo, a largada está marcada para 9h [de Brasília, GMT-3].

Charles Leclerc: nove poles em 2022 (Foto: Ferrari)

Confira como foi a classificação:

O sábado da Fórmula 1 em Singapura começou com céu fechado e com pista molhada por conta da muita chuva que aconteceu nas horas anteriores ao terceiro e último treino livre. Portanto, o treino teve somente 30 minutos e variou entre pneus intermediários e de chuva extrema.

A situação estabilizou nas horas seguintes. Não que a pista chegasse ao horário da classificação totalmente seca, mas estava no caminho e, ao longo da hora, caso a água não caísse novamente, provavelmente os pneus slick reinariam. O começo seria de intermediários ainda. O clima se mantinha extremamente úmido, acima dos 80% de umidade, e com temperatura ambiente de 26°C.

Mais cedo, num treino estranha pelas circunstâncias que se impuseram, Charles Leclerc liderou e contou com Max Verstappen na segunda colocação.

Q1 - Hamilton sobra na frente, enquanto Ocon se atrapalha e é eliminado

Os trabalhos da classificação se abriram na hora certa e com os dois pilotos da Mercedes puxando a fila, George Russell na frente de Lewis Hamilton. Era apenas o começo de uma fila ampla, com bastante gente saindo. Lando Norris foi o primeiro a avisar no rádio que os pneus intermediários eram os corretos, uma vez que a pista ainda estava "muito molhada".

Apenas cinco pilotos ainda não haviam saído dos boxes após os primeiros três minutos, mas todos participavam da atividade quando o relógio anotou cinco minutos.

A primeira volta mais competitiva veio com Charles Leclerc, que levou a Ferrari a 1min55s054. Logo depois, o mesmo Leclerc quase tocou o muro da curva cinco e foi parar na área de escape, da qual teve de rodar para sair.

Quando conseguiu dar uma volta normal, Max Verstappen partiu para 1min54s395 e passou a liderar. Hamilton também andou mais forte que Charles, mas ficou cerca de 0s3 atrás do rival pelo caneco de 2021. Com dez minutos de Q1, a dupla da Haas ainda não anotara tempo algum: tanto Mick Schumacher quanto Kevin Magnussen contavam apenas com voltas de instalação.

E as condições da pista? "Ainda para intermediários", afirmou Verstappen após ser questionado para a Red Bull. A equipe dos energéticos, aliás, entrou numa confusão quando Sergio Pérez perguntou o motivo de Verstappen ter ficado lento na frente dele enquanto estava em volta rápida. "Achamos que você tinha abortado a volta", respondeu. Mesmo assim, pulou para o terceiro lugar.

Nicholas Latifi foi eliminado no Q1 (Foto: Williams)

Quando, com três minutos para o fim do Q1, a dupla da Haas finalmente deu volta rápida, ambos entraram no top-10 de momento. A McLaren começava a ver certa preocupação, porque tanto Daniel Ricciardo quanto Lando Norris se aproximavam da zona de perigo.

Enquanto os olhos se voltavam para a briga contra a eliminação, Leclerc fez 1min54s222 e virou líder. Por pouco tempo, porque Hamilton andou em 1min53s161.

A dupla da Williams teve uma tentativa derradeira para sair do Q1, mas não conseguiu. Nicholas Latifi ficou com o pior tempo, enquanto Alexander Albon foi mesmo 19º. Tirando os dois, a correria contra as outras três vagas de eliminação era grande.

Valtteri Bottas e Schumacher tinham se afastado, mas foram puxados de volta pela melhora dos demais. Sebastian Vettel saiu de lá no último momento, bem como o companheiro Lance Stroll, que nem estava dentro, mas se afastou de vez. Esteban Ocon, porém, pegou o tráfego de Lance e não melhorou. Assim, de maneira surpreendente, foi eliminado e larga no 18º lugar. "Eu não tinha freio na volta", lamentou.

Ricciardo foi outro incapaz de fugir e terminou mesmo na 17ª colocação. Bottas, apesar do respiro instantes antes, caiu para 16º e também saiu, enquanto Guanyu Zhou passou com tranquilidade. Lando Norris ficou na beirada, em 15º, mas classificou.

Esteban Ocon foi eliminado no Q1 (Foto: AFP)

Q2 - Russell sofre e acaba eliminado com Mercedes

Assim como no Q1, uma fila grande de carros se formou na saída do pit-lane instantes antes da pista ser liberada. Apesar de nenhum pneu de seco, Leclerc avisou que "a pista está secando rapidamente". Logo depois, anotou 1min52s343 de volta rápida.

Verstappen sequer se aproximou e passou a segundo, 0s380 atrás. Pérez, ainda pior, quase 0s5 na primeira rodada de voltas do Q2. Dessa vez, a Haas não atrasou a entrada dos pilotos na pista e, após menos de dez minutos, todo mundo estava na tabela de tempos cronometrados.

Com menos de seis minutos pela frente, veio o primeiro pedido por pneus de pista seca. "Podemos colocar slicks?", questionou Leclerc para a Ferrari, mas a equipe colocou outro jogo de pneus com faixa verde. Foi a Aston Martin, com Vettel e Stroll, que inaugurou a utilização de slicks: pôs pneus macios.

Hamilton foi para mais uma tentativa de volta rápida no Q2 e, apesar de sobrar no setor intermediário na pista de Marina Bay, ainda terminou 0s348 atrás de Leclerc. A Alfa Romeo também chamou Zhou para colocar os pneus macios.

Valia a pena? Stroll escorregou e quase saiu da pista na volta de aquecimento, mas nada muito grave. Ocupava o nono lugar, enquanto Vettel era 11º. Mas apenas os dois e Zhou, realmente, iriam decidir a vaga com esses pneus. Favoritos a serem eliminados, não tinham nada a perder. E não ganharam nada, porque sequer conseguiram melhorar o tempo. Vettel também passou direto numa das curvas.

Assim, Vettel e Zhou foram, respectivamente, 14º e 15º colocados. Stroll terminou com o 12º tempo, na frente de Schumacher. O outro eliminado? Russell! O piloto da Mercedes não conseguiu entregar uma volta rápida final e vai largar no 11º lugar.

Leclerc, Hamilton, Verstappen, Pérez, Fernando Alonso, Carlos Sainz, Pierre Gasly, Yuki Tsunoda, Norris e Magnussen disputariam a última fase da classificação.

George Russell não foi ao Q3 (Foto: Mercedes)

Q3 - Leclerc leva a melhor e fica com pole que passou nas mãos de Hamilton e Alonso

No que diz respeito à organização de pneus, tudo mudou no começo do Q3. Tsunoda foi o único a sair de pneus intermediários, enquanto todos os outros oito pilotos que resolveram dar o ar da graça apostavam em macios. Magnussen ficou nos boxes, num primeiro momento, ensejando que daria só uma única volta.

Hamilton saiu na frente e foi o melhor na primeira rodada de voltas, mas Alonso resvalou e tomou a dianteira. Por pouco tempo. Lewis dobrou a aposta, partiu para 1min51s019 e voltou a liderar.

Verstappen e Pérez vinham na sequência, respectivamente 0s3 e 0s7 atrás. Diferente da classificação normal, as circunstâncias nesse caso permitiram que os pilotos permanecessem na pista ao longo dos mais de dez minutos.

A Ferrari não tinha rendimento tão forte de macios e, em dado momento, com somente três minutos pela frente, chamou Sainz para colocar pneus macios novos. O espanhol disse que não e continuou na pista.

Valeu a pena, ao menos para Leclerc, porque o monegasco tirou a volta que queria e anotou 1min49s412.

Pérez foi até 1min49s434, meros 0s022 mais lento, enquanto Hamilton ficou a 0s054 do monegasco. Sainz era o quarto, seguido por Alonso, Norris e Gasly.

Verstappen se posicionou para ser o último a tentar e, quando esteve no fim da volta que era competitiva para ao menos colocá-lo nas duas primeiras filas, ouviu da Red Bull que tinha de voltar aos boxes. "Porra, mas que porra é essa?", questionou, assim mesmo. "Eu não entendo", falou. Christian Horner, chefe da Red Bull, só respondeu que explicaria na garagem. O líder do campeonato larga em oitavo. Magnussen e Tsunoda fecham o top-10.

+Red Bull sofre suspeita de quebra do teto orçamentário. FIA vai divulgar resultados

+Red Bull diz desconhecer violação em teto de gastos e rebate: "Dano à reputação"

F1 2022, Singapura, sábado, Marina Bay, Grid de Largada:

1 C LECLERC Ferrari 1:49.412  
2 S PÉREZ Red Bull Honda 1:49.434 +0,022
3 L HAMILTON Mercedes 1:49.466 +0,054
4 C SAINZ Ferrari 1:49.583 +0,171
5 F ALONSO Alpine 1:49.966 +0,554
6 L NORRIS McLaren Mercedes 1:50.584 +1,172
7 P GASLY AlphaTauri Honda 1:51.211 +1,799
8 M VERSTAPPEN Red Bull Honda 1:51.395 +1,983
9 K MAGNUSSEN Haas Ferrari 1:51.573 +2,161
10 Y TSUNODA AlphaTauri Honda 1:51.983 +2,571
11 G RUSSELL Mercedes 1:54.012 +4,600
12 L STROLL Aston Martin Mercedes 1:54.211 +4,799
13 M SCHUMACHER Haas Ferrari 1:54.370 +4,958
14 S VETTEL Aston Martin Mercedes 1:54.380 +4,968
15 G ZHOU Alfa Romeo Ferrari 1:55.518 +6,106
16 V BOTTAS Alfa Romeo Ferrari 1:56.083 +6,671
17 D RICCIARDO McLaren Mercedes 1:56.226 +6,814
18 E OCON Alpine 1:56.337 +6,925
19 A ALBON Williams Mercedes 1:56.985 +7,573
20 N LATIFI Williams Mercedes 1:57.532 +8,120
    Tempo 107% 1:57.071 +7,659
Acesse as versões em espanhol e português-PT do GRANDE PRÊMIO, além dos parceiros Nosso Palestra e Teleguiado.
Grande Prêmio
Compartilhar
Publicidade
Seu Terra












Publicidade