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Leclerc crava pole emocionante em Singapura. Verstappen é 8º

Charles Leclerc termina classificação menos de 1 décimo à frente de Sergio Perez e Lewis Hamilton. Verstappen erra e é 8º

1 out 2022 - 11h18
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Leclerc na classificação para o GP de Singapura
Leclerc na classificação para o GP de Singapura
Foto: Ferrari / Twitter

A classificação para o GP de Singapura teve um final de tirar o fôlego. A pista úmida fez pilotos e equipes viverem um dilema na escolha entre os pneus de pista seca e molhada. Quando finalmente se deram as condições ideias para os slicks, já nos minutos derradeiros, os tempos começaram a despencar vertiginosamente, e o que se viu foi uma troca constante entre o piloto dono do melhor tempo.

Charles Leclerc, Max Verstappen, Lewis Hamilton, Sergio Perez, Carlos Sainz e até Fernando Alonso estiveram, em algum momento, próximos da pole position. No final, quem levou a melhor foi Leclerc. O monegasco da Ferrari fez uma volta de 1min49s412, e superou Perez e Hamilton por ínfimos 0s022 e 0s054, respectivamente, e terminou como o mais rápido do dia.

Max Verstappen, que sonha em vencer em Singapura e torce contra Leclerc e Perez para garantir o título já nesse domingo, vê seu objetivo ficar mais longe. O líder do campeonato cometeu pequenos erros e precisou abortar suas duas últimas voltas, e não passou do 8º tempo. Nada é impossível na F1, mas é muito provável que ele precise esperar pelo menos mais uma semana par estourar o champanhe do bicampeonato mundial.

O GP de Singapura será domingo (02), às 09 horas da manhã. Confira no detalhe como foi a classificação para a etapa noturna realizada na próspera cidade-estado do sudeste asiático:

Verstappen decepcionou na classificação para o GP de Singapura
Verstappen decepcionou na classificação para o GP de Singapura
Foto: Red Bull / Twitter

Verstappen e Hamilton à frente no Q1

A chuva que atrapalhou os trabalhos no TL3 já não se fazia mais presente, mas a pista seguia úmida em vários pontos dos mais de 5.000 metros do traçado. Os pneus intermediários eram uma escolha natural.

Como é típico de condições de pista em processo de secura, os tempos foram caindo gradativamente conforme o asfalto secava. Mercedes, Ferrari e Red Bull chegaram a ocupar o topo da tabela de tempos do Q1 em determinado momento. Quem terminou em 1º o Q1 foi Verstappen, seguido de perto por Hamilton. Leclerc, 1 segundo atrás do líder, Perez, Sainz e Russell fecharam o top 6.

Com o tempo próximo ao fim, os pilotos na “zona de rebaixamento” eram Gasly, Vettel, Laitifi, Tsunoda e Albon. Depois de todos completarem suas voltas, quem ficou de fora da fase seguinte foram Bottas, Ricciardo, Ocon, Albon e Latifi.

Hamilton na classificação para o GP de Singapura
Hamilton na classificação para o GP de Singapura
Foto: Petronas Motorsports / Twitter

No Q2, Leclerc domina e pneus slicks não funcionam

Leclerc veio mais forte para o Q2, ficando no topo da tabela do Q2 desde os minutos iniciais. E, sem se acomodar, ele foi o primeiro a vir ao rádio pedir pneus slicks, a 5 minutos do fim. No entanto, a Ferrari trocou os intermediários por outros intermediários novos. A Aston Martin arriscou os pneus para pista seca em seus dois carros, restando apenas 4 minutos para o zerar do cronômetro.

Para infelicidade da Aston Martin, a aposta não se pagou. Stroll e Vettel sofreram com os pneus lisos e despencaram na tabela de tempos, ficando de fora do top 10. O último foi Guanyu Zhou, que também arriscou os slicks. Além dos três, ficaram de fora da fase seguinte Mick Schumacher e, surpreendentemente, George Russell.

Leclerc não saiu da liderança do Q2 em momento algum. Hamilton foi o 2º novamente, tendo Vertappen, Perez e Alonso fechando os cinco primeiros lugares.

Sainz na classificação para o GP de Singapura
Sainz na classificação para o GP de Singapura
Foto: Ferrari / Twitter

Top 3 tem extremo equilíbrio, e Leclerc é pole

Se no Q2 quase ninguém arriscou os pneus lisos, o Q3 foi o contrário. 8 dos 10 pilotos calçaram compostos macios, enquanto apenas 2 mantiveram os intermediários. Num primeiro momento, os intermediários pareciam ainda corretos, já que o Tsunoda apareceu como o 1º, ligeiramente mais rápido que os carros com pneus para pista molhada.

Mas Hamilton achou o caminho das pedras. A 6 minutos do fim, cravou uma volta mais de 2 segundos mais rápida que todos os demais, comprovando, definitivamente, que os slicks eram a escolha certa. Alonso, Leclerc e Verstappen também se mostraram rápidos, mas Hamilton voltou a desbancar todos em sua segunda volta.

No minuto final, todos voltaram com pneus renovados, e os tempos despencaram ainda mais. Alonso e Leclerc ocuparam a liderança, sempre derrubando por uma margem o tempo de referência anterior. A volta de Leclerc, de 1min49s412, passou a ser a referência.

Verstappen tirou o pé e deixou tudo para os últimos segundos. Perez e Hamilton vinham em voltas boas e chegaram muito perto da pole - muito mesmo! Perez ficou apenas 0s022 atrás do monegasco, e Hamilton, 0s054.

Tudo ficou nas mãos de Verstappen. Ele vinha em volta relativamente boa, talvez não para a pole, mas para subir em relação ao 8º lugar que ocupava. No entanto, o holandês recolheu para os boxes e não completou sua volta. A atitude foi estranha, assim como sua irritação no rádio após ver suas chances de aniquilar o campeonato já nesse GP diminuírem muito.

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