Script = https://s1.trrsf.com/update-1729514441/fe/zaz-ui-t360/_js/transition.min.js
PUBLICIDADE

Leclerc dá troco na McLaren e lidera segundo dia de testes da F1 em Barcelona

Charles Leclerc voltou a terminar uma sessão na dianteira nos testes coletivos da Fórmula 1 em Barcelona. Ferrari impressiona

24 fev 2022 - 14h04
(atualizado às 17h04)
Compartilhar
Exibir comentários
Charles Leclerc foi muito rápido na tarde do segundo dia em Barcelona
Charles Leclerc foi muito rápido na tarde do segundo dia em Barcelona
Foto: Ferrari / Grande Prêmio

COMO FOI O SEGUNDO DIA DA PRÉ-TEMPORADA DA FÓRMULA 1 2022 EM BARCELONA | Briefing

Dos quatro turnos de atividades de pista nos testes coletivos de pré-temporada da Fórmula 1, a tarde desta quinta-feira (24), em Barcelona, foi o menos movimentado de todos. Não que a pista tenha ficado vazia, mas foram quatro horas de muitas longas simulações de corrida. A volta rápida ficou por conta de Charles Leclerc, que cravou 1min19s689 e superou a volta marcada por Daniel Ricciardo pela manhã para pontear para a Ferrari.

▶️ Inscreva-se nos dois canais do GRANDE PRÊMIO no YouTube: GP | GP2

F1 promete "monitorar" conflito na Ucrânia antes de definir sobre GP da Rússia

Leclerc utilizou os pneus C3 para a volta mais rápida, uma diferença para o giro de Lando Norris, que liderou na quarta-feira. Ali, foram os pneus C4, um pouco mais macios. Quem colocou os C4 e foi bem também foi Pierre Gasly, dono da segunda melhor volta do dia e da tarde.

Foi um troco de Leclerc - e da Ferrari - na McLaren. Ontem, o monegasco tinha o melhor tempo do dia até ser batido por Norris quase no fim; na manhã de hoje, Carlos Sainz foi o mais veloz no dia quase inteiro, mas Ricciardo tomou a ponta nos minutos derradeiros.

Atrás de Leclerc e Gasly, Ricciardo, George Russell, Sainz, Sebastian Vettel, Sergio Pérez, Alexander Albon, Guanyu Zhou e Nicholas Latifi fecharam o top-10. Quem sofreu na quinta-feira foi a Red Bull, que teve problemas pela manhã e demorou para engrenar à tarde. No fim das contas, passou pouco dos 70 giros e foi quem menos andou.

O GRANDE PRÊMIO cobre in loco a primeira semana de testes da Fórmula 1 no Circuito de Barcelona-Catalunha com Eric Calduch. Além disso, o GP acompanha tudo AO VIVO e EM TEMPO REAL.

Charles Leclerc voltou ao cockpit na tarde do dia 2 (Foto: Ferrari)

Paddockast #137 | O que aprendemos com os lançamentos dos carros da F1 2022?

Confira como foi a segunda tarde de testes em Barcelona:

Se a parte da manhã desta quinta-feira teve pouco movimento nos primeiros minutos, a tendência se aprofundou ainda mais na sessão vespertina. Demorou 13 minutos até que um carro fizesse o mínimo: deixasse o pit-lane rumo ao traçado catalão. Foi o AMR22 de Sebastian Vettel, que voltou ao cockpit após a manhã de Lance Stroll.

Aos poucos, os carros foram aparecendo, mas o primeiro a anotar um tempo de volta um pouco mais baixo foi Nicholas Latifi, na casa de 1min22s. Quem também apareceu na pista foi o único novato da temporada 2022 da F1: Guanyu Zhou. O chinês levou a Alfa Romeo à pista para tentar uma tarde com mais quilometragem. O time ítalo-suíço teve tempo de pista limitado ontem com problemas de confiabilidade e, apesar de oficialmente não sofrer com nada na manhã da quinta-feira, também andou menos que os demais.

Ao longo da primeira hora dos treinos da tarde, a pista ficou mesmo repleta de carros com tanque de combustível apinhado e simulações de corrida. Charles Leclerc assumiu a Ferrari após Sainz rodar bastante mais cedo, enquanto Daniel Ricciardo seguia no dia todo seu a bordo do carro laranja-papaia da McLaren. George Russell também rendeu Lewis Hamilton na Mercedes.

Nikita Mazepin teve problema na bomba de combustível e o carro voltou ao pit-lane coberto (Foto: Eric Calduch/GRANDE PRÊMIO)

A Haas sofreu uma pequena rodada que não rendeu danos no fim da sessão da manhã, quando Mick Schumacher guiava o carro, mas demorou mais de uma hora para sair à tarde. E quando Nikita Mazepin saiu, apenas alguns minutos depois, causou a segunda bandeira vermelha da tarde. De acordo com a equipe, houve um problema na bomba de combustível.

Haas e Mazepin, aliás, assuntos importantes do dia. Nikita é o único piloto russo da F1 e seu pai, o empresário Dmitry Mazepin, tornou-se um patrocinador com ares de sócio da equipe desde o ano passado - até a pintura recebeu as cores da bandeira russa. Com a invasão russa à Ucrânia e os laços fortes de Mazepin Pai com o governo de Vladimir Putin, as discussões são naturais. Gunther Steiner, chefe da equipe, foi até retirado da escalação para a entrevista coletiva dos chefes de equipe na tarde de Barcelona. As equipes vão discutir a possibilidade de cancelamento do GP da Rússia.

A bandeira vermelha durou 15 minutos. Desta vez, com pista liberada, rapidamente um grupo de carros se atirou para não perder tempo. Enquanto Leclerc e Ricciardo se perseguiam na reta e Vettel partia para um ritmo um pouco mais forte, a virada da segunda para a terceira horas abriu a porta para Esteban Ocon ser o primeiro a chegar à marca centenária de voltas. Poucos minutos depois, o mesmo para Gasly e Ricciardo. A Aston Martin também chegava a 100 na soma entre Vettel e Stroll.

Pierre Gasly andou muito na quinta-feira em Barcelona (Foto: Red Bull Content Pool)

Quem andava pouco era Pérez. Após o problema de câmbio mais cedo, a equipe ficou para trás no quesito quilometragem. Até a Alfa Romeo, apenas com as voltas de Zhou à tarde, já ultrapassava a contagem total dos rubro-taurinos em cerca de 2h30min.

E era uma tarde assim, de muita tranquilidade e sem nenhuma volta que se aproximasse dos primeiros colocados até exatamente 2h45 de treino. Foi quando Leclerc, de pneus C3, acelerou a Ferrari a 1min19s804 e o melhor tempo dos testes até aqui. Em seguida, Gasly também voou e passou a ter o terceiro melhor tempo do dia.

O francês seguiu tirando tempo na última hora e passou a ter a segunda volta mais rápida do dia. Perigo para Leclerc? Talvez, mas o ferrarista foi a 1min19s689 e garantiu a dianteira do dia. É a segunda sessão que Charles participa e segunda que lidera.

Destaque para a Alfa Romeo, que passou três turnos com pouca quilometragem e arrebatou 71 giros com Zhou. Quem menos andou no dia foi a Red Bull, que deu 76 voltas com Pérez.

Os testes continuam com o último dia, nesta sexta-feira, a partir das 5h (de Brasília).

Fórmula 1 2022, Pré-temporada, Barcelona, Dia 2:

1 C LECLERC Ferrari 1:19.689 78
2 P GASLY AlphaTauri 1:19.918 +0.229 146
3 D RICCIARDO McLaren Mercedes 1:20.288 +0.599 126
4 G RUSSELL Mercedes 1:20.537 +0.848 65
5 C SAINZ Ferrari 1:20.546 +0.857 71
6 S VETTEL Aston Martin Mercedes 1:20.784 +1.095 73
7 S PÉREZ Red Bull 1:21.430 +1.741 78
8 N MAZEPIN Haas Ferrari 1:21.512 +1.823 41
9 A ALBON Williams Mercedes 1:21.531 +1.842 47
10 G ZHOU Alfa Romeo Ferrari 1:21.885 +2.196 71
11 N LATIFI Williams Mercedes 1:21.894 +2.205 61
12 L STROLL Aston Martin Mercedes 1:21.920 +2.231 55
13 M SCHUMACHER Haas Ferrari 1:21.949 +2.260 66
14 E OCON Alpine 1:22.164 +2.475 124
15 V BOTTAS Alfa Romeo Ferrari 1:22.288 +2.599 21
16 L HAMILTON Mercedes 1:22.562 +2.873 40

FÓRMULA 1 2022: O QUE O PRIMEIRO DIA DE TESTES REVELOU? E NO QUE FICAR DE OLHO

Acesse as versões em espanhol e português-PT do GRANDE PRÊMIO, além dos parceiros Nosso Palestra e Teleguiado.
Grande Prêmio
Compartilhar
Publicidade
Seu Terra












Publicidade