Leclerc dá troco na McLaren e lidera segundo dia de testes da F1 em Barcelona
Charles Leclerc voltou a terminar uma sessão na dianteira nos testes coletivos da Fórmula 1 em Barcelona. Ferrari impressiona
COMO FOI O SEGUNDO DIA DA PRÉ-TEMPORADA DA FÓRMULA 1 2022 EM BARCELONA | Briefing
Dos quatro turnos de atividades de pista nos testes coletivos de pré-temporada da Fórmula 1, a tarde desta quinta-feira (24), em Barcelona, foi o menos movimentado de todos. Não que a pista tenha ficado vazia, mas foram quatro horas de muitas longas simulações de corrida. A volta rápida ficou por conta de Charles Leclerc, que cravou 1min19s689 e superou a volta marcada por Daniel Ricciardo pela manhã para pontear para a Ferrari.
▶️ Inscreva-se nos dois canais do GRANDE PRÊMIO no YouTube: GP | GP2
F1 promete "monitorar" conflito na Ucrânia antes de definir sobre GP da Rússia
Leclerc utilizou os pneus C3 para a volta mais rápida, uma diferença para o giro de Lando Norris, que liderou na quarta-feira. Ali, foram os pneus C4, um pouco mais macios. Quem colocou os C4 e foi bem também foi Pierre Gasly, dono da segunda melhor volta do dia e da tarde.
Foi um troco de Leclerc - e da Ferrari - na McLaren. Ontem, o monegasco tinha o melhor tempo do dia até ser batido por Norris quase no fim; na manhã de hoje, Carlos Sainz foi o mais veloz no dia quase inteiro, mas Ricciardo tomou a ponta nos minutos derradeiros.
Atrás de Leclerc e Gasly, Ricciardo, George Russell, Sainz, Sebastian Vettel, Sergio Pérez, Alexander Albon, Guanyu Zhou e Nicholas Latifi fecharam o top-10. Quem sofreu na quinta-feira foi a Red Bull, que teve problemas pela manhã e demorou para engrenar à tarde. No fim das contas, passou pouco dos 70 giros e foi quem menos andou.
O GRANDE PRÊMIO cobre in loco a primeira semana de testes da Fórmula 1 no Circuito de Barcelona-Catalunha com Eric Calduch. Além disso, o GP acompanha tudo AO VIVO e EM TEMPO REAL.
Charles Leclerc voltou ao cockpit na tarde do dia 2 (Foto: Ferrari)
Paddockast #137 | O que aprendemos com os lançamentos dos carros da F1 2022?
Confira como foi a segunda tarde de testes em Barcelona:
Se a parte da manhã desta quinta-feira teve pouco movimento nos primeiros minutos, a tendência se aprofundou ainda mais na sessão vespertina. Demorou 13 minutos até que um carro fizesse o mínimo: deixasse o pit-lane rumo ao traçado catalão. Foi o AMR22 de Sebastian Vettel, que voltou ao cockpit após a manhã de Lance Stroll.
Aos poucos, os carros foram aparecendo, mas o primeiro a anotar um tempo de volta um pouco mais baixo foi Nicholas Latifi, na casa de 1min22s. Quem também apareceu na pista foi o único novato da temporada 2022 da F1: Guanyu Zhou. O chinês levou a Alfa Romeo à pista para tentar uma tarde com mais quilometragem. O time ítalo-suíço teve tempo de pista limitado ontem com problemas de confiabilidade e, apesar de oficialmente não sofrer com nada na manhã da quinta-feira, também andou menos que os demais.
Ao longo da primeira hora dos treinos da tarde, a pista ficou mesmo repleta de carros com tanque de combustível apinhado e simulações de corrida. Charles Leclerc assumiu a Ferrari após Sainz rodar bastante mais cedo, enquanto Daniel Ricciardo seguia no dia todo seu a bordo do carro laranja-papaia da McLaren. George Russell também rendeu Lewis Hamilton na Mercedes.
Nikita Mazepin teve problema na bomba de combustível e o carro voltou ao pit-lane coberto (Foto: Eric Calduch/GRANDE PRÊMIO)
A Haas sofreu uma pequena rodada que não rendeu danos no fim da sessão da manhã, quando Mick Schumacher guiava o carro, mas demorou mais de uma hora para sair à tarde. E quando Nikita Mazepin saiu, apenas alguns minutos depois, causou a segunda bandeira vermelha da tarde. De acordo com a equipe, houve um problema na bomba de combustível.
Haas e Mazepin, aliás, assuntos importantes do dia. Nikita é o único piloto russo da F1 e seu pai, o empresário Dmitry Mazepin, tornou-se um patrocinador com ares de sócio da equipe desde o ano passado - até a pintura recebeu as cores da bandeira russa. Com a invasão russa à Ucrânia e os laços fortes de Mazepin Pai com o governo de Vladimir Putin, as discussões são naturais. Gunther Steiner, chefe da equipe, foi até retirado da escalação para a entrevista coletiva dos chefes de equipe na tarde de Barcelona. As equipes vão discutir a possibilidade de cancelamento do GP da Rússia.
A bandeira vermelha durou 15 minutos. Desta vez, com pista liberada, rapidamente um grupo de carros se atirou para não perder tempo. Enquanto Leclerc e Ricciardo se perseguiam na reta e Vettel partia para um ritmo um pouco mais forte, a virada da segunda para a terceira horas abriu a porta para Esteban Ocon ser o primeiro a chegar à marca centenária de voltas. Poucos minutos depois, o mesmo para Gasly e Ricciardo. A Aston Martin também chegava a 100 na soma entre Vettel e Stroll.
Pierre Gasly andou muito na quinta-feira em Barcelona (Foto: Red Bull Content Pool)
Quem andava pouco era Pérez. Após o problema de câmbio mais cedo, a equipe ficou para trás no quesito quilometragem. Até a Alfa Romeo, apenas com as voltas de Zhou à tarde, já ultrapassava a contagem total dos rubro-taurinos em cerca de 2h30min.
E era uma tarde assim, de muita tranquilidade e sem nenhuma volta que se aproximasse dos primeiros colocados até exatamente 2h45 de treino. Foi quando Leclerc, de pneus C3, acelerou a Ferrari a 1min19s804 e o melhor tempo dos testes até aqui. Em seguida, Gasly também voou e passou a ter o terceiro melhor tempo do dia.
O francês seguiu tirando tempo na última hora e passou a ter a segunda volta mais rápida do dia. Perigo para Leclerc? Talvez, mas o ferrarista foi a 1min19s689 e garantiu a dianteira do dia. É a segunda sessão que Charles participa e segunda que lidera.
Destaque para a Alfa Romeo, que passou três turnos com pouca quilometragem e arrebatou 71 giros com Zhou. Quem menos andou no dia foi a Red Bull, que deu 76 voltas com Pérez.
Os testes continuam com o último dia, nesta sexta-feira, a partir das 5h (de Brasília).
Fórmula 1 2022, Pré-temporada, Barcelona, Dia 2:
1 | C LECLERC | Ferrari | 1:19.689 | 78 | |
2 | P GASLY | AlphaTauri | 1:19.918 | +0.229 | 146 |
3 | D RICCIARDO | McLaren Mercedes | 1:20.288 | +0.599 | 126 |
4 | G RUSSELL | Mercedes | 1:20.537 | +0.848 | 65 |
5 | C SAINZ | Ferrari | 1:20.546 | +0.857 | 71 |
6 | S VETTEL | Aston Martin Mercedes | 1:20.784 | +1.095 | 73 |
7 | S PÉREZ | Red Bull | 1:21.430 | +1.741 | 78 |
8 | N MAZEPIN | Haas Ferrari | 1:21.512 | +1.823 | 41 |
9 | A ALBON | Williams Mercedes | 1:21.531 | +1.842 | 47 |
10 | G ZHOU | Alfa Romeo Ferrari | 1:21.885 | +2.196 | 71 |
11 | N LATIFI | Williams Mercedes | 1:21.894 | +2.205 | 61 |
12 | L STROLL | Aston Martin Mercedes | 1:21.920 | +2.231 | 55 |
13 | M SCHUMACHER | Haas Ferrari | 1:21.949 | +2.260 | 66 |
14 | E OCON | Alpine | 1:22.164 | +2.475 | 124 |
15 | V BOTTAS | Alfa Romeo Ferrari | 1:22.288 | +2.599 | 21 |
16 | L HAMILTON | Mercedes | 1:22.562 | +2.873 | 40 |
FÓRMULA 1 2022: O QUE O PRIMEIRO DIA DE TESTES REVELOU? E NO QUE FICAR DE OLHO
Acesse as versões em espanhol e português-PT do GRANDE PRÊMIO, além dos parceiros Nosso Palestra e Teleguiado.