Limitar desenvolvimento como 2021 é a saída da F1 em 2025
As discussões estão em curso, mas a F1 considera repetir em 2025 a mesma fórmula de limitação de desenvolvimento usada em 2021. Entenda
2024 mal começou, os carros do ano nem foram apresentados, mas existe uma grande discussão em marcha nos bastidores da F1 que impacta diretamente 2025 e o novo regulamento técnico de 2026: a questão do desenvolvimento dos carros.
Na última reunião do Conselho Mundial Desportivo, em dezembro passado, foi chancelado que o desenvolvimento dos carros de 2026 só poderia ser iniciado efetivamente pelos times a partir de janeiro de 2025, salvo pequenas simulações na área dos freios (ao menos oficialmente). Essa decisão abriu a possibilidade para algumas situações que impactam diretamente o futuro da categoria.
Mesmo com o regulamento técnico de 2026 ainda não fechado, é uma virada digna do que vimos em 2022. O conceito deverá manter as linhas gerais atuais, porém a redução de peso e tamanho, além da nova concepção da Unidade de Potência, exigirá um trabalho muito grande das equipes técnicas dos times.
Aqui entra o limitador que vem batendo nos últimos tempos na F1: o famigerado teto orçamentário. Os times já colocaram nas reuniões do grupo técnico de que o desenvolvimento deste novo carro exigirá mais gastos. Só que a FIA e a Liberty Media não estão dispostos a aumentar os limites estipulados em regulamento, salvo as atualizações inflacionárias previstas.
Uma das alegações é que já foram abertas exceções no último ano para aumentar os investimentos nas fábricas dos times e não houve nada neste sentido quando o carro atual foi concebido e o teto orçamentário começava a ser implantado em 2021.
Justamente esta limitação que aconteceu em 2021 pode ser a inspiração para a solução para 2025...
Quem acompanha a F1 vai lembrar que a COVID levou a categoria a adiar a introdução do novo regulamento em um ano (de 2021 para 2022) e para restringir custos, foi acordado que o carro de 2020 seria usado em 2021, mas liberando algumas áreas para desenvolvimento.
Basicamente, a ideia mais discutida pelos Diretores Técnicos da F1 seria repetir esta mesma fórmula para 2025. Desta vez, a tarefa ficaria até mais fácil dada a natureza restritiva do regulamento atual e deixaria as áreas de desenvolvimento muito mais claras do que foi anteriormente.
Uma diferença em relação a 2021 seria a possibilidade de adotar a mesma logica da distribuição de tempo de desenvolvimento: equipes com pior desempenho em 2024 teriam a possibilidade de atualizar mais o carro para 2025.
O que importa é que esta solução atenderia a restrição do teto orçamentário, permitiria os times focarem no carro de 2026 e ainda poderia gerar de forma mais forte uma aproximação maior do grid. Isso aconteceu em 2021 e no quadro geral visto nas últimas temporadas, poderia ser mais marcada.
Qualquer decisão neste sentido deverá vir logo no início do campeonato, porque mesmo com as regras praticamente estáveis, o desenvolvimento do projeto de 2025 já começa tão logo os carros deste ano vão para a pista e comecem a gerar os primeiros dados. Mais uma vez, uma resposta para o futuro da F1 pode estar no passado.