Mais uma saída da Red Bull: Jonathan Wheatley vai para Audi
Em movimento inesperado, Red Bull confirma a saída de seu Diretor Esportivo para a Sauber/Audi em 2025. Quem será o próximo a sair?
Enquanto uns ficam, outros se vão. Em mais um movimento que sacode a F1 nas férias de verão, vem o anúncio de que Jonathan Wheatley, Diretor Esportivo da Red Bull está deixando o time. Após ser um dos construtores da aventura taurina na F1, o dirigente vai assumir o posto de chefe de equipe da Sauber/Audi.
A notícia apareceu inicialmente na Holanda e logo depois houve a confirmação por parte da Red Bull. Um texto assinado por Christian Horner agradece o esforço feito ao longo dos últimos 18 anos e confirma que Wheatley fica até o final desta temporada, indo para a Sauber/Audi em 2025, após cumprir um período de “quarentena”.
Este movimento mostra duas faces da F1: A Audi está disposta sim a montar uma equipe muito forte, mesmo com as últimas mudanças de comando e que podem impactar no projeto e o desmonte da Red Bull ao longo deste ano.
A saída de Wheatley é simbólica em diversos aspectos: na estrutura atual, é basicamente o número 2 do time. A posição de Diretor Esportivo em uma equipe de F1 é crítica (a relação com a FIA e a interpretação das regras é através dele) e o seu papel ao longo dos últimos anos, especialmente no final de 2021, foi muito marcante.
Com a crise envolvendo Christian Horner no início do ano, Wheatley foi um nome cogitado para assumir a chefia da equipe. Entretanto, a situação serenou um pouco e as coisas seguiram. Porém, o desmantelamento da Red Bull seguiu. Embora Adrian Newey tenha sido o nome principal da saída, uma série de outros profissionais também tem saído sem muito alarde...
A ida para a Sauber/Audi foi algo que estava fora do radar geral. Soa como a famosa situação da chance que se pedia há muito, mas não havia internamente. Vindo da Renault, Wheatley é da leva que ajudou a montar a Red Bull desde a compra da Jaguar, em 2005. Inclusive quando a equipe comemorou pouco tempo atrás sua 100ª vitória, ele apareceu junto com Helmut Marko e Cristian Horner.
Muitos considerarão como mais uma rachadura na estrutura Red Bull, além de uma demonstração de força da Sauber/Audi. Temos que lembrar que os alemães nunca vem de brincadeira quando chegam na arena de competição...Não deixa de ser tudo verdade. Mas agora é ver como será a reação dos taurinos. Em um momento em que se questiona o desempenho do RB20 e os destemperos de Verstappen, é mais um ponto de atenção. E fica a pergunta de quem será o próximo a abandonar o barco...