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McLaren apresenta MCL36 carregada no preto na pintura laranja e com lateral alongada

A McLaren foi a quarta equipe do grid da Fórmula 1 a apresentar o carro de 2022. Foi assim que nasceu o MCL36

11 fev 2022 - 16h46
(atualizado às 17h25)
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Eis o McLaren MCL36 para temporada 2022 da F1
Eis o McLaren MCL36 para temporada 2022 da F1
Foto: McLaren / Grande Prêmio

O MCL36 é o quarto carro da Fórmula 1 2022 a dar as caras para o mundo. A McLaren realizou o lançamento na tarde desta sexta-feira (11), por meio de evento na sede, em Woking, e transmitido pelas plataformas digitais. Num lançamento conjunto das equipes de F1, Indy, Extreme E e eSports, o grupo fez um pacotão de ano novo. Desta maneira, o quarto dos dez carros da F1 2022 foi mostrado ao mundo.

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A McLaren deu sequência ao trabalho que iniciaram a Haas, ainda na semana passada, e Red Bull e Aston Martin nos últimos dois dias. Enquanto o time dos Estados Unidos mostrou somente imagens computadorizadas e a escuderia dos energéticos apostou num show-car, a Aston Martin foi quem de fato colocou em demonstração o carro que vai à pista neste ano.

O novo MCL36 chega bem mais carregado de preto do que o antecessor. Ainda na pintura, o azul ganha um tom mais claro em uma faixa mais discreta do que havia no MCL35, enquanto o famoso laranja-papaia fica em um tom menos chamativo. Aerodinamicamente falando, é um carro que chama a atenção por uma lateral bem alongada.

Eis o McLaren MCL36 para temporada 2022 da F1 e sua lateral alongada (Foto: McLaren)

Em termos conceituais, é um carro que já parece bem mais adequado ao regulamento de 2022 do que os apresentados por Haas e Red Bull, mas, como a própria McLaren já antecipou, chegará devidamente atualizado na estreia da temporada, no Bahrein. Na asa traseira, um formato de M parecido com o que a Red Bull mostrou, com um bico bem mais baixo do que o da Aston Martin, menos alongado em comprimento e afinado na ponta.

Em geral, é um carro bastante robusto e que já deixou ao menos pontos como o assoalho bem à mostra, tem uma suspensão dianteira bastante peculiar, estilo pull-rod, ou seja, posicionada de forma contrária às mais tradicionais. Ainda, uma cobertura de motor mais estreita que as rivais e que o próprio modelo de 2021. No entanto, de acordo com James Key, diretor de engenharia da equipe, o MCL36 apresentado esconde diversos "pontos sensíveis" que só serão realmente revelados na pista.

Mesmo derrotada pela Ferrari na disputa pelo terceiro lugar do Mundial de Construtores da temporada passada, dá para afirmar que o crescimento dos últimos anos segue tendência para a McLaren. O time chega para 2022 com o contrato de Lando Norris renovado até o fim do campeonato de 2025 e com Daniel Ricciardo, esse sem um futuro muito claro e no último ano do acordo com Woking.

De acordo com o diretor-executivo Zak Brown, apesar de ficar atrás da Ferrari e cair um lugar no Mundial de Construtores, a McLaren ainda foi melhor em 2021 que eu 2020. "Marcamos mais pontos por corrida que no ano passado, tivemos mais pódios que ano passado, uma dobradinha em Monza e pole na Rússia. Infelizmente, caímos para o quarto lugar", disse.

A McLaren foi a quarta equipe a apresentar seu carro (Foto: McLaren)

Além disso, há uma recuperação financeira importante na equação. Apenas no último ano, com a venda do terreno onde está a fábrica do Centro de Tecnologia da McLaren, em Woking - que foi alugado de volta para a marca - e com a compra de 15% das ações do grupo pelo grupo de investimento estadunidense MSP Sport Capital, a McLaren arrecadou £550m - mais de R$ 4 bilhões, na última conversão. Brown garante que esse tempo passou.

O plano para voltar a brigar por título chega até 2024. "Na pista, queremos continuar [próximo a esse nível atual] a cada ano até que nossa nova infraestrutura esteja totalmente instalada, o que infelizmente só vai acontecer para a temporada 2024, porque vai demorar mais 18 meses para o túnel de vento. Faremos o melhor possível com o que temos até 2024, quando dá para dizer que teremos tudo que precisamos", falou.

O MCL36 vai à pista pela primeira vez na sessão de abertura dos testes coletivos de pré-temporada, entre 23 e 25 de fevereiro, em Barcelona. Depois, os testes terminam com uma sessão posterior, entre 10 e 12 de março, no Bahrein. Na mesma pista de Sakhir, o Mundial começa no fim de semana do dia 20 de março.

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